Home > Destaque > Jimmy Bowen, o responsável pela música tema do Globo Repórter

Jimmy Bowen, o responsável pela música tema do Globo Repórter

17 de março de 2016, por Skinny Jim
Música

Em 1972, quando foi posto no ar pela primeira vez o programa Globo Repórter, se sonhava com um programa de notícias e reportagens sérias que pudesse cativar interesse tanto da população mais simples, quanto das pessoas mais elitizadas. O que não se imaginava era o sucesso que seu tema principal faria, sendo uma música encontrada em uma trilha sonora de um filme B americano.

Durante os primeiros anos do programa, o tema era a versão original do instrumental “Freedom of Expression”, executado pelo desconhecido conjunto chamado The J.B. Pickers. Quem poderia adivinhar que um tema tão pouco conhecido no seu país de origem, pudesse cativar quase toda uma nação que imediatamente associa aquele baixo e guitarra pulsantes com as urgentes reportagens a serem exploradas pelo programa?

E de 1972 para cá, criou-se a grande curiosidade em saber, que banda é essa? Chutavam alguns é Pink Floyd, em algum trabalho raro que nunca chegou a ser lançado em um de seus discos oficiais. Continuava a dúvida, quem são esses J. B. Pickers? Não constam em catálogo algum de discos, tampouco nenhuma enciclopédia de rock faz qualquer menção a essa banda. Passaram alguns a especular se J. B. não seria Jeff Beck?

Bem o The J. B. Pickers não existe. É um nome fictício utilizado então exclusivamente na gravação de duas faixas do filme The Vanishing Point”. Seus músicos são contratados de estúdio e não há disponível no momento a relação de seus nomes. Podemos comentar apenas sobre a autoria do tema, seu idealizador, J. B., ou seja, Jimmy Bowen.

Jimmy Bowen

Jimmy Bowen (Foto: Reprodução)

Jimmy mal sabia tocar seu baixo, quando em 1957, sua banda de rockabilly, The Orchids, chamou a atenção de Roy Orbison. Este por sua vez, facilitou o contato com o produtor Norman Petty, que organizou uma sessão de gravação em Clovis, Novo Mexico. Inesperadamente, o compacto se torna um sucesso entre as rádios da região.

Se tratando de uma banda de rapazes jovens, caipiras do interior, podem imaginar o choque cultural que não deve ter sido estar em Nova York dividindo as atenções com gente como Little Richard, cuja homossexualidade chocou a todos. Igualmente difícil imaginar os rapazes tentando tratar das negociações de contratos com executivos de gravadoras da ‘cidade grande’. A banda foi amarrada em um contrato desfavorável e foi obrigada a cumpri-lo.

Jimmy Bowen apesar de lançar onze compactos até janeiro de 1960 e o fim de seu contrato de artista com a Roulette Records, jamais conseguiu colocar outra canção entre os vinte mais, contudo, Bowen se interessa cada vez mais por produção de discos e embora ocasionalmente lançando seu próprio material conforme exigia seu contrato, passou também a produzir para outros artistas dentro da Roulette.

Com competência, Jimmy Bowen produziu uma sucessão de bons discos que venderam bem, de artistas como Sammy Davis Jr., Dean Martin, Nancy Sinatra e Bert Kaempfert. Depois da passagem pela Reprise, trabalhou para a Capitol, MGM, Elektra/Asylum, e MCA.

Freeman, J.I. Allison, Eddie Cochran e Jimmy Bowen

Freeman, J.I. Allison, Eddie Cochran e Jimmy Bowen (Foto: Reprodução)

Na década de setenta, foi responsável pela supervisão de sua primeira trilha sonora, o filme The Vanishing Point. Na trilha, além de artistas consagrados como Mountain e Big Mama Thorton, há três faixas compostas por Jimmy Bowen. Um tema incidental chamado “Love Theme” que é creditado ao Jimmy Bowen Orchestra & Chorus, e dois temas, o funk “Super Soul Theme” e o rock, “Freedom of Expression” creditados ao The J.B. Pickers. Outras participações em trilhas sonoras incluem os filmes “Smokey & the Bandit 2″ de 1980, “Slugger’s Wife” de 1985, e a trilha sonora da peça teatral “Big River” em 1988.

Na década de 90 ele trabalhou mais no country, desde seu desentendimento com Garth Brooks, Jimmy Bowen acabou nutrindo um câncer e deixou a gravadora, inicialmente pensando em se aposentar. Hoje, ele volta a tocar como músico em sua banda de bluegrass, Jimmy Bowen & the Santa Fe, formados por Jimmy Bowen no mandolin, Gary Reece no banjo, John Pennell no Baixo e Ron Lanena na guitarra.

Matérias Relacionadas
O Último dos Moicanos - Asteroides Trio
O Último dos Moicanos, da Asteroides Trio, ganha videoclipe animado contemplado pela lei Paulo Gustavo
Los_Clandestinos_Trio_Lonely_Dog
Com capa produzida pelo Universo Retrô, banda Los Clandestinos lança single “Lonely Dog”
2º Rockabilly Session Day, do Murdock
2º Rockabilly Session Day, da Murdock, é cancelado devido ao possível temporal em SP
Pin-up Julie Van Wilpe conta tudo sobre sua experiência na cobertura do Viva Las Vegas 26

2 Responses

Deixe um comentário