Assim como o piso de caquinhos, os ladrilhos hidráulicos também nos despertam uma forte nostalgia por ter sido bem presente na casa de nossas avós. Além disso, tal qual muita coisa na decoração vintage, este também era algo que deixava a casa mais personalizada, trazendo uma grande variedade de desenhos, cores e combinações.
E, para a alegria de todo amante do design vintage e retrô, esse revestimento voltou a ser tendência recentemente, desta vez misturando com elementos mais contemporâneos ou revestindo uma pequena parte da parede e até mesmo de móveis. Hoje em dia é muito fácil encontrar em comércios, principalmente em restaurantes, mas nada impede de colocarmos em nossas residências também.
História
Embora associamos com as casas dos anos 40 e 50, os ladrilhos hidráulicos têm uma história muito mais antiga, que remonta o século XIX. Sua apresentação ao mundo foi em 1867 na Exposição Universal de Arte e Indústria, em Paris, como uma peça econômica para servir de alternativa ao mármore, que era muito mais caro. Ainda, esses ladrilhos imitavam os tapetes das casas da alta sociedade com ilustrações de arabescos e florais, tornando assim as casas populares mais parecidas com as da elite.
Sucesso por ser algo não só decorativo, como também muito resistente, essas peças chegaram aqui no Brasil em pouco tempo, tendo suas primeiras unidades importadas de Portugal, França e Bélgica. Já mais para o final do século, as primeiras fábricas do país foram instaladas por imigrantes e, quando surgiu o movimento modernista no século seguinte, os ladrilhos passaram a ganhar outros desenhos, como as formas geométricas.
Nos anos 60, com a chegada do porcelanato e outros revestimentos mais rentáveis e menos elaborados, os ladrilhos hidráulicos caíram no desuso, sendo considerado um “item de casa velha” pelo público. Foi só nos anos 90 que, com a valorização do patrimônio histórico, algumas fábricas retomaram suas atividades para atender aqueles que queriam restaurar o aspecto original de seus imóveis antigos.
Hoje, com a tendência de volta, essas empresas estão atendendo até os prédios que estão sendo construídos do zero. Mas, ao contrário de antigamente, as peças estão sendo vendidas a um custo alto devido à sua fabricação. Assim como no século XIX, os ladrilhos hidráulicos ainda são fabricados artesanalmente, peça por peça e com moldes de ferro, diferente dos outros revestimentos que são feitos em massa por maquinaria.
Vantagens e desvantagens dos ladrilhos hidráulicos
Há mais vantagens do que desvantagens, começando pela primeira, esse revestimento deixa o ambiente bem personalizado por conta de seus desenhos, formas, cores e, agora, tamanhos, o mercado ainda vende as peças 20cmx20cm, mas também vende placas maiores. Além disso, esse revestimento combina com qualquer estilo, desde o rústico até o contemporâneo, exige pouca manutenção, apenas encerar e lixar quando a estampa estiver gasta, e é sustentável, pois sua produção não gasta energia e nem emite gases com a queima em fornos.
O fato de deixar o ambiente personalizado, além de ser uma vantagem, pode ser algo desvantajoso também. Isso porque tanto o revestimento em si quanto a mão-de-obra para aplicar as peças são custosos, quanto mais personalizado mais caro. Além disso, aplicar esses ladrilhos não é para qualquer profissional, esse trabalho exige todo um cuidado, pois envolve a formação de desenhos e combinações, como em um quebra-cabeça.
Dicas retrô de como usar
Retrô ou não, os ladrilhos hidráulicos sempre foram tendência nas áreas molhadas da casa (banheiro, cozinha e lavanderia), no caso de salas e ambientes externos, a aplicação é sempre no piso. No estilo contemporâneo, a tendência é aplicar em apenas uma parede, normalmente onde estão fixados a pia, os armários e as prateleiras, em combinação patchwork, que é aquela toda formada com peças aleatórias. Também é tendência colocar algumas peças no centro de mesas.
Mas quem quer ter a casa completamente voltada para o retrô, o ideal (apesar de caro) é revestir todas as paredes do banheiro ou da cozinha com esses ladrilhos em uma combinação tradicional, sem patchwork. Tem quem aplique as mesmas peças da parede no piso também, fazendo uma emenda, mas combinar estampas com cores lisas também tem seu charme.
Apesar dos ladrilhos hidráulicos serem mais famosos nas casas dos anos 40 e 50, criar um ambiente estilo anos 60 e 70 com essas peças também é uma boa escolha por conta das estampas geométricas e cores vibrantes. Neste caso, economizar nestes ladrilhos é mais fácil, pois era tendência nessas duas décadas intercalar ladrilho estampado com liso, ou deixar as paredes com todas as peças lisas e algumas fileiras com peças estampadas.
Tem mais alguma ideia de decoração usando os ladrilhos hidráulicos? Comente.