Home > Destaque > “Lojão dos Shortinhos”: loja esportiva viraliza por vender calções dos anos 80 no carnaval do CE

“Lojão dos Shortinhos”: loja esportiva viraliza por vender calções dos anos 80 no carnaval do CE

9 de fevereiro de 2024, por Leila Benedetti
Moda
Lojão dos Shortinhos

O carnaval, aquele calorão típico do Ceará, assim como a alta tendência da memória afetiva estão sendo bem favoráveis para os negócios de Sérgio Vasconcelos, proprietário da Lojão dos Esportes – O Garotão, localizada no estado nordestino brasileiro. Isso porque ele colocou uma coleção de calções de futebol originais dos anos 80 à venda.

Essa não é uma iniciativa recente, segundo o empresário, a coleção já estava exposta na loja há algum tempo, mas um de seus clientes postou os itens nas redes sociais e viralizou. Hoje a demanda pelas peças é enorme, pessoas de diversos perfis aparecem na loja em busca da peça, que, aliás, nunca vai esgotar ou, se esgotar, vai demorar muito para tal.

Lojão dos Shortinhos
(Sérgio Vasconcelos e a “Loja dos Shortinhos”. | Foto: Kid Júnior/Diário do Nordeste)

São milhares de shortinhos de várias cores, tamanhos e marcas amontoados em grandes caixas de papelão posicionadas no chão, ao estilo “escolha você mesmo”, e indicadas por uma plaquinha com a escrita “Preços – Calções Anos 80”. Grande e recuada na Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, a “Lojão dos Shortinhos”, como é agora popularmente apelidada, segue aquele estilo de comércio informal, de raiz, onde a clientela vai passeando pelo estabelecimento e acumulando a mercadoria nas mãos. 

Ainda segundo Sérgio, entre os perfis variados de clientes que procuram por esses shortinhos, o público jovem, o que ele chama de “alternativos”, é maioria. O motivo deste comprar seus calções é que eles são considerados “carnavalescos” pelos jovens, por serem curtos, leves e dar aquele ar retrô nos looks. “Teve uma pessoa que nos marcou nas redes pois estava saindo com o calção da Adidas vendido aqui”, conta o proprietário. 

Além disso, a clientela também procura os calções para usá-los em outras ocasiões, desde idas à academia até passeios de fins de semana. Outros motivos também aparecem na procura pelos calções dos anos 80, seja para servir como item de colecionador, seja para presentear pessoas de outras cidades. “Uma senhora, por exemplo, veio e comprou para a filha, na Bahia. Outros para pessoas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro”, conclui. Os preços variam entre R$35 e R$70 e a loja também envia pelos Correios. 

Calções dos anos 80
(Os calções vendidos na Lojão dos Esportes. | Foto: Divulgação/Lojão dos Esportes – O Garotão/Instagram)

De onde veio esses calções?

Segundo Sérgio, a origem desses calções tem ligação com a inauguração da Lojão dos Esportes pelos seus pais, Cabral Vasconcelos e Maria Chagas, em 1965. Seu Cabral era gerente de uma unidade das Lojas Pernambucanas em Fortaleza e havia aberto um comércio nos moldes de um armarinho. 

Duas décadas depois, a loja vizinha, voltada para artigos esportivos, fechou e um de seus sócios, o ex-presidente do Fortaleza Sílvio Carlos Vieira Lima, foi até o pai de Sérgio para vender o que havia sobrado no estoque à ele, incluindo os famosos calções. “Foi assim que meu pai migrou para o ramo de venda de materiais esportivos”, conclui o herdeiro. 

Além de vender os shortinhos, Sérgio também trabalha na loja usando todo o look esportivo retrô. Surge dos fundos da loja com camisas originais de times importantes, calções, tênis esportivos e meiões de épocas passadas. Ainda, ele diz que os calções ainda estarão disponíveis depois do carnaval, mantendo a tradição da loja, mas mudará um pouco a dinâmica focando mais em vendas pelas redes sociais, já que foi por lá que sua loja e, principalmente, os seus shortinhos viralizaram.    

Matérias Relacionadas
Exposição Estrela: Cantareira Norte Shopping
Exposição Estrela: Cantareira Norte Shopping exibe brinquedos clássicos da marca
Ritaleena
8 blocos de carnaval em São Paulo que homenageiam nomes da música brasileira
Linha Eva
Eva, a linha de utensílios que modernizou a cozinha brasileira nos anos 70
Design Kitsch
Design Kitsch: para uns é cafona, para outros uma tendência nostálgica

Deixe um comentário