Home > Destaque > 8 blocos de carnaval em São Paulo que homenageiam nomes da música brasileira

8 blocos de carnaval em São Paulo que homenageiam nomes da música brasileira

8 de fevereiro de 2024, por Daise Alves
Eventos
Ritaleena

Por muitos anos, a celebração de carnaval em São Paulo era limitada aos desfiles no sambódromo, clubes tradicionais e casas noturnas espalhadas pela cidade. Assim, a cultura dos bloquinhos acabou sendo esquecida e pouco valorizada na capital paulista. Mas, nos últimos anos, esse cenário mudou. Eles se espalharam e têm tomado conta da cidade, mega blocos ficam cada vez maiores e os pequenos crescem cada vez mais.

Embora mais de 129 blocos tenham cancelado a participação neste carnaval, devido a falta de investimento ou patrocínio, ainda assim, segundo a prefeitura de São Paulo, são mais de 570 blocos espalhados pela cidade e regiões de subprefeituras com uma programação que vai desde blocos mais tradicionais a outros mais segmentados.

Se você é daqueles que ama música brasileira e gostaria de vivenciar a experiência de participar de algum bloco de carnaval, selecionamos alguns que homenageiam nomes da música brasileira e proporcionam um carnaval com mais nostalgia. 

1 – Eduardo e Mônica

O bloco Eduardo e Mônica nasceu com a proposta de transformar as clássicas músicas de Renato Russo em ritmo carnavalesco! Outras bandas que também fazem parte da história do rock nacional também são homenageadas pela banda do bloco, que foi eleito o melhor de Brasília pelo júri popular em 2018. Essa é a primeira vez que “Eduardo e Mônica” estará em São Paulo e já promete fazer história.

(Sábado – 10/02 – 11h – Ibirapuera)

(Bloco Eduardo e Mônica)

2 – Samby e Junior

Para os nostálgicos da música pop dos anos de 1990, o bloco Samby e Junior dá vida aos hits da clássica dupla Sandy e Junior, além de trazer outras músicas memoráveis das boybands e girlbands que fizeram muito sucesso na época. 

(Sábado – 10/02 – 11h – Centro)

(Bloco Samby e Junior)

3 – Bloco 77 – Originais do Punk

Quem acha que roqueiro não curte carnaval vai se identificar com o “Bloco 77 – Os Originais do Punk”. Criado por Leandro Carbonato, o bloco é influenciado pelo punk rock e traz clássicos do hardcore nacional e internacional em ritmo de marchinha. Essa fusão nasceu em 2013 e mesmo direcionada a um público específico, o bloco vem crescendo e já é presença garantida no carnaval de São Paulo.

(Sábado – 10/02 – 12h – Barra Funda)

(Bloco 77 – Originais do Punk)

4 – Chama o Síndico

Diretamente de Belo Horizonte (MG), o bloco “Chama o Síndico”, que homenageia os gigantes da MPB Tim Maia e Jorge Ben Jor, e que já tem mais de 10 anos de história na cidade, estará pela segunda vez participando do carnaval de rua de São Paulo.

(Sábado – 10/02 –  às 14h – Butantã)

Bloco Chama o Síndico - Foto: Tamas Bodolay
(Bloco Chama o Síndico – Foto: Tamas Bodolay)

5 – Ritaleena

Como o próprio nome já diz, o Bloco Ritaleena é uma homenagem à Rita Lee. Criado em 2015 por Yumi Sakate e Alessandra Camarinha, o bloco faz uma celebração ao feminino com irreverência e humor homenageando a maior artista paulistana, tocando hits da cantora em forma de marchinhas.

(Domingo – 11/02 – às 11h – Lapa)

(Bloco Ritaleena / Foto: Julia Chequer)

6 – BenJores

Criado por um grupo de amigos, que claro, ama Jorge Ben Jor, o bloco “BenJores” surgiu com a proposta de homenagear o artista carioca, que é a cara do Brasil e que sempre transitou entre rock, samba, funk, maracatu, entre outros gêneros musicais. O bloco traz a energia alegre, radiante e divertida do artista para as ruas de São Paulo.

(Domingo – 11/02 – às 11h – Pinheiros)

Bloco Benjores no carnaval de São Paulo
(Bloco Benjores)

7 – Bloco Explode Coração

O bloco nasceu em 2017 para homenagear a cantora Maria Bethânia e hoje é um dos principais blocos do Carnaval de Rua em São Paulo. O bloco Explode Coração celebra a cultura baiana, o tropicalismo e a diversidade brasileira. Além de tocar canções próprias, o bloco também inclui músicas presentes na discografia da intérprete baiana.

(Domingo – 11/02 – às 13h – Centro)

Bloco Explore Coração
(Bloco Explore Coração)

8 – Bloco Filhos de Gil

Criado em 2017, Filhos de Gil é o bloco de Carnaval que celebra a música do artista baiano Gilberto Gil e proporciona uma imersão na obra do artista com todo aquele toque carnavalesco, animando as ruas de São Paulo.

(Segunda – 12/02 – às 12h30 – Vila Mariana)

(Bloco Filhos de Gil)

Matérias Relacionadas
Lojão dos Shortinhos
“Lojão dos Shortinhos”: loja esportiva viraliza por vender calções dos anos 80 no carnaval do CE
Entrudo
Entrudo: conheça a antiga tradição carnavalesca que foi proibida no país
Black Divine
Black Divine: Miss Pool Party é a Pin-Up do Mês do Universo Retrô em editorial carnavalesco
Demônios da Garoa
Conhecidos como o mais antigo grupo em atividade no mundo ‘Demônios da Garoa’ faz show nesse carnaval

Deixe um comentário