Home > Cinema & TV > Miles Ahead, nova cinebiografia conta a história do trompetista Miles Davis

Miles Ahead, nova cinebiografia conta a história do trompetista Miles Davis

18 de outubro de 2015, por Daise Alves
Cinema & TV
Miles Davis Filme

Exibida no último dia 10, no 53º Festival de Cinema de Nova Iorque, Miles Ahead é a nova cinebiografia, não cronológica, que conta a história de uma das maiores lendas da música, o trompetista Miles Davis.

Além do roteiro, o filme é dirigido e protagonizado por Don Cheadle (ator de Homem de Ferro 3 e Hotel Ruanda), que para lançar o seu projeto promoveu uma campanha de financiamento coletivo no site IndieGogo com o objetivo de reunir US$ 325 mil. A meta não chegou a ser atingida, mas o filme saiu do papel graças a parceria com a produtora Crescendo Productions.

O ator não considera o filme exatamente uma cinebiografia, ele afirma que não está interessado em fazer as coisas que as cinebiografias tradicionais fazem. Ele quer contar uma história boa, que seja impressionante e incorpore todos os estilos, influências e ideias musicas de Miles.

 

O filme foca principalmente nos anos de 1970, época da transição na carreira do músico, que estava afastado no início da década devido a luta contra o vício em drogas. Seu retorno contou com a ajuda de um jornalista (interpretado por Ewan McGregor). No elenco também está Zoe Saldana, que atua como a primeira esposa de Davis.

A trilha sonora do filme ficou por conta do músico Herbie Hancock, um dos principais nomes do jazz da atualidade e que já ganhou um Oscar de Melhor Banda Sonora original com Round Midnight, em 1986

No trailler abaixo, o cantor aparece ensaiando com a banda e deixa perceptível que além da semelhante física, o ator e diretor conseguiu traduzir muito bem a personalidade do personagem, não só nas atitudes, mas inclusive na fala.

Miles Davis ficou conhecido por ter um registro baixo e minimalista de tocar é um dos mais influentes músicos do século XX. Faleceu em 1991 de AVC, pneumonia e insuficiência respiratória, em Santa Mônica, Califórnia, aos 65 anos.

Matérias Relacionadas
Music in The Park
Jazz Festival esse domingo no Parque do Povo em São Paulo
Jazz
Jazz a La Calle: Festival de Jazz para ver no Uruguai em janeiro
Amelinha grava álbum dedicado à obra de Belchior, com clássicos como “A Palo Seco” e “Paralelas”
Joe Louis
Festival BB Seguridade de Blues e Jazz chega a São Paulo no dia 1 de julho em evento gratuito

Deixe um comentário

3 × 4 =