Nos dias 9 e 10 de dezembro, acontece o 2º Militaria Fest Brasil, no salão da União Fraterna, em São Paulo. Idealizado pelo publicitário Ricardo Della Rosa (Tudo Por São Paulo 1932) e o historiador Cesar Campiani (Centro Histórico Overlord e Battle Patrol), o evento vai novamente reunir expositores ligados à história militar e cultura vintage, especialmente ao período que marcou o auge dos conflitos armados: as décadas de 1920 a 1960.
Com apoio do Museu de Polícia Militar, que vai expor seu acervo durante o evento, ao lado de diversos outros colecionadores, o Militaria foi pensado para combinar as características de uma feira de antiguidades tradicional e um evento de cunho militar vintage, com direito a ambientação e objetos de época, como viaturas e carros antigos, uniformes clássicos, entre outros artigos.
Até o momento foram confirmados aproximadamente 30 expositores de antiguidades militares, objetos colecionáveis, souvenirs, moda vintage, plastimodelismo, decoração, literatura, discos, raia de airsoft e muito mais. Além disso, o festival terá apresentação reencenadores caracterizados, modelos pin-ups, barbearia dos anos 40, tatuagem e um espaço de alimentação especial com foodtrucks.
Segundo Cesar Campiani, “objetos militares são itens comuns em nossa cultura material, já que não é difícil encontrar algum familiar que tenha participado de algum conflito e, ao voltar para casa, tenha trazido algum objeto que usou ou que capturou como troféu de guerra. Mas, infelizmente, os museus com temática militar são negligenciados no Brasil e as raridades se mantém com colecionadores privados; muitos, inclusive, ajudam a manter a história viva em exposições e eventos”.
“O Militaria Fest é uma importante ocasião para reunir todos esses amantes do vintage e colecionadores de história militar no Brasil, já que os museus existentes passam por dificuldades. No entanto, o desprezo que esses artigos sofrem nos museus é inversamente proporcional ao fascínio que exercem sobre as pessoas que se interessam por história, em particular os conflitos do século XX. É por isso que o evento é um verdadeiro sucesso e já está na segunda edição”, completa o historiador.
A ideia dos organizadores foi inspirada nos eventos militares vintage realizados fora do Brasil. A escolha do espaço também veio a calhar com a proposta. A União Fraterna é um salão histórico localizado no bairro Lapa e fundado em 1925, onde acontece geralmente bailes da saudade.
A seguir, um vídeo sobre a primeira edição do evento, que aconteceu em maio deste ano:
SERVIÇO
2° Militaria Fest Brasil
9 e 10 de dezembro – sábado, das 11h às 19h, e dom, das 9h às 17h
União Fraterna – Rua Guaicurus, 27 – Lapa – São Paulo SP
Ingresso: R$ 15 (na hora)
Evento Facebook, aqui
.