Home > Cinema & TV > Milli Vanilli: o maior escândalo da música ganha cinebiografia, relembre o caso

Milli Vanilli: o maior escândalo da música ganha cinebiografia, relembre o caso

18 de julho de 2024, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Milli Vanilli

Em 1988 surgia um fenômeno pop chamado Milli Vanilli. Ainda naquele ano, a dupla franco-alemã formada por Frank Farian, mas integrada pelo francês Fabrice “Fab” Morvan e pelo alemão Rob Pilatus, ambos negros e de origem pobre, fez um estrondoso sucesso com o álbum de estreia Girl, You Know it’s True, rendendo milhões de vendas de discos, aparições em capas de revistas, corações de fãs em todo o mundo e um Grammy Awards em 1990. 

Assim como acontece com a maioria das celebridades, Fab e Rob cometeram excessos como drogas e sexo, mas isso era muito banal perto do escândalo por trás do sucesso dos dois, que acabou terminando em tragédia. Tudo isso já virou documentário da Paramount+, e agora será detalhado na nova cinebiografia de Milli Vanilli, que estreia nos cinemas americanos em agosto. Como o filme não tem data prevista para estrear aqui no Brasil, vamos conferir o trailer, que chegou sem legendas neste dia 16, e relembrar o escândalo por aqui mesmo.

A história e o escândalo de Milli Vanilli

Início

Depois de fazer sucesso nos anos 70 montando o grupo Boney M., no qual também não fazia parte como integrante, o produtor musical Frank Farian resolveu criar o Milli Vanilli como um quinteto escalando o rapper Charles Shaw, John Davis, Brad Howell e as gêmeas Jodie e Linda Rocco, mas Frank viu que apesar de talentosos, estes músicos eram invendáveis. Portanto, atraído pelo carisma, escalou Fab e Rob, que eram dois dançarinos aspirantes a modelos na época, para atuar na linha de frente do projeto. 

Repaginado como uma dupla, Milli Vanilli lançou Girl, You Know It’s True e alcançou o topo das paradas, assim como a frenética fama. Além disso, neste meio tempo, foi também lançado mais três singles – All or Nothing, Baby Don’t Forget My Number e Blame It On The Rain.

Suspeitas

Mas o escândalo por trás da dupla começou a surgir alguns meses antes de receberem o Grammy, durante um show nos Estados Unidos. Em meio a um concerto lotado no Lake Compounce Theme Park, em Connecticut, a fita cassete com a gravação de Girl You Know It’s True emperrou e passou a repetir inúmeras vezes a frase “Girl You Know It’s…”. A dupla se desesperou na hora, os fãs, aparentemente, não se importaram e agiram como se nada tivesse acontecido e os críticos atacaram Fab, Rob e o show em suas críticas. 

A partir daí as suspeitas só aumentaram quando Charles Shaw revelou em uma entrevista que os membros da dupla não cantaram em nenhuma faixa do álbum e, logo em seguida, recebeu U$1,5 de Frank para retirar suas afirmações rapidamente e ficar calado. Mas, mesmo com todas essas suspeitas, a fama subiu à cabeça da dupla, principalmente a de Rob. 

A verdade vindo à tona 

Rob tinha desenvolvido um humor ácido e um vício em cocaína, sem contar que ele declarou a si mesmo e a Milli Vanilli superiores a nomes como Bob Dylan, Elvis Presley, Paul McCartney e Mick Jagger em uma entrevista para a Time. “Musicalmente, somos mais talentosos do que qualquer Bob Dylan ou Paul McCartney. Mick Jagger não consegue produzir um som. Eu sou o novo Elvis. Mick Jagger não chega aos meus joelhos, quando se trata de carisma no palco!”, afirmou o dançarino, que foi severamente ridicularizado logo depois. 

Os rumores ficaram fortes ainda mais quando o público passou a questionar o talento da dupla, enquanto que Fab e Rob começaram a insistir para que os deixassem a cantar no próximo álbum, ameaçando revelar a verdade. Com toda essa pressão, alguns dias depois de receberem o Grammy, Frank Farian revelou ao público que os dois garotos não eram os verdadeiros intérpretes das músicas, mas sim aqueles que fariam parte do grupo inicial – Charles Shaw, John Davis e Brad Howell. 

Os reais cantores de Milli Vanilli
(Os reais cantores de Milli Vanilli: Charles Shaw – esq. – John Davis – centro – e Brad Howell. | Foto: Facebook/Nico Schimmelpfennig/Youtube)

Reputação manchada

Pela primeira e, até agora, única vez na história, a Milli Vanilli foi obrigada a devolver o seu Grammy. A parceria com o selo Arista Records foi desfeita, Fab e Rob tentaram culpar Frank, e Rob pediu desculpas a todos que se sentiram enganados. Ainda, rolou pelo menos 26 processos e direito a reembolso ao público que comprou seus álbuns, ingressos e outros produtos da dupla. 

Toda a revelação coincidiu com o lançamento do segundo álbum, que, de última hora, teve sua capa alterada de Keep On Running – Milli Vanilli para The Moment Of Truth – The Real Milli Vanilli, ilustrando os verdadeiros cantores no lugar de Fab e Rob. Frank Farian tentou reformular a Milli Vanilli como um grupo e com os músicos originais, mas com Gina Mohammed e Ray Horton (que tinha quase o mesmo visual de Fab e Rob) no lugar de Charles Shaw e as gêmeas Rocco. Entretanto sua reputação manchada impediu com que a nova formação deslanchasse. 

Fab e Rob, obviamente, também foram “linchados” pela mídia e pelo público, por mais que eles alegassem que eles estavam passando por uma necessidade tão grande que eles nem pensaram duas vez em aceitar a “de$lumbrante” proposta de Frank. De tão marcados negativamente, os dois dançarinos tiveram não apenas suas vidas profissionais arruinadas, como também as pessoais. Fab conseguiu se reerguer como DJ e permanece assim até hoje, além de fazer algumas aparições especiais sobre o Milli Vanilli sem ser motivo de piada, mas Rob se afundou na bandidagem e se matou em 1998, aos 32 anos. 

Matérias Relacionadas
Chic Show
Chic Show, o badalado baile black na São Paulo dos anos 70 e 80
Cinebiografia dos Mamonas Assassinas
Cinebiografia de Mamonas Assassinas ganha primeiro teaser
Prédio de Vidro
Prédio de Vidro: Produção de documentário sobre Edifício Wilton Paes de Almeida busca fotografias do edifício entre os anos de 1960 e 1970
Mary Quant ganha documentário
Mary Quant ganha documentário sobre sua trajetória no mundo da moda

Deixe um comentário