Home > Destaque > Morre Rudy “Tutti” Grayzell, lendário cantor do rockabilly dos anos 50; artista já esteve no Brasil

Morre Rudy “Tutti” Grayzell, lendário cantor do rockabilly dos anos 50; artista já esteve no Brasil

5 de dezembro de 2019, por Joanatan Richard
Música
Rudy Grayzell

Na última quinta feira (28), morreu nos Estados Unidos Rudolph Paiz Jimenez (Rudy “Tutti” Grayzell), lendário cantor do rockabilly e rock and roll dos anos 50, nascido em Saspamco, Texas, no dia 8 de junho de 1933. O artista já esteve no Brasil, em 2013.

Rudy Tutti Grayzell e Elvis Presley

Rudy “Tutti” Grayzell, como é conhecido mundialmente, contou algo a repeito do nome quando esteve no Brasil: “Elvis Presley ficou impressionado com minha performance interpretando Tutti Frutti em uma apresentação e sugeriu o ‘Tutti’”.

Elvis Presley com Rudy Tutti Grayzell

Elvis Presley com Rudy Tutti Grayzell

Também segundo ele, esse show foi no estacionamento de um açougue em Memphis, no período que os dois excursionaram juntos em shows itinerantes na metade dos anos 50.

O artista é compositor de alguns dos maiores clássicos do rockabilly, Duck Tail e Let’s Get Wild, conhecidas de todo rocker.

Rudy foi acompanhado por grandes nomes da música norte americana, especialmente do Texas, além de ter descoberto e incorporado em sua banda o ainda criança, Sir Douglas (Quintet), que teve o sucesso Mendocino, em 1969.

Rudy foi um dos últimos artistas originais da primeira era do rock, dividiu palco com Elvis Presley e outros contemporâneos. Até seus últimos dias de vida excursionou pela Europa, Estados Unidos e Brasil .

Gravou para importantes selos, como Sun Records, Starday e Capitol, entre outros.

Rudy Tutti Grayzell no Brasil

Em 2013, após alguns contatos e ligações para falar diretamente com Rudy, a confirmação de sua vinda para o Brasil, concretizada graças a parceria com o amigo Netto Rockfeller.

Mr. Rudy proporcionou um dos momentos mais marcantes de minha carreira artística e musical, pela oportunidade de dividir alguns dias daquele mês de novembro com aquele legendário senhor.

Rudy Tutti e Joanatan Richard

Rudy Tutti e Joanatan Richard (Foto: Jean Miranda no Sesc Sorocaba)

Foi muito especial para todos envolvidos, termos tocado junto e convivido nas viagens e outros momentos peculiares com esse grande artista. Passamos com Rudy por sete cidades em três estados, São Carlos, Sorocaba, Botucatu, Piracicaba e Sorocaba (SP); Teresina (PI) e Natal (RN).

Foi especial não só para mim, mas também para o público e outros amigos que tiveram o privilégio de tocar ou cantar junto. Os irmãos Soriano em Teresina (PI) e Dasta, Augusto e Joaquim, em Natal (RN).

Em São Carlos, além de ser de lá a banda de apoio, tivemos também o suporte de Skinny Jim (por ter nos convidado para o programa dele) e toda turma da Rádio UFSCAR 95.3 FM, além de Sarah Mascarenhas, que fez fotos e vídeos na rádio e show. E também para o pessoal de São Paulo, que foi até o interior, em Sorocaba: Glau Ribeiro, Fabio Marconi e Wagnão.

Público para ver Rudy Tutti

Público para ver Rudy Tutti

Na mesma ocasião eu estava lançando meu primeiro CD solo, Rockin’ This Crazy World, que fora 80% gravado na cidade de São Carlos (SP), com os mesmo amigos músicos que também acompanharam Rudy nos shows no estado de São Paulo: Danilo Hansem (bateria), Mariel Perez (contrabaixo) e Netto Rockfeller e eu (voz e guitarras).

Letra Mr. Rudy de Joanatan Richard

Letra Mr. Rudy de Joanatan Richard

De quebra, gravamos, Hey. Mr. Rudy, canção que fiz para homenagear Rudy, gravada no Papagaio Records em São Carlos. O próprio Rudy estava presente no estúdio e ainda deu algumas dicas e sugestões.

Mesmo não tendo gravado conosco, que era minha ideia (ele disse que não estava bem para gravar como ele gostava, o que me desapontou um pouco), acabou me dando inspiração para compor uma importante canção para meu trabalho seguinte, mas isso já é outra estória.

Matérias Relacionadas
Lucky Friends Rodeo Motorcycle
Lucky Friends Rodeo Motorcycle anuncia line-up da sétima edição
Infernal Infecção: João Gordo e Asteroides Trio
Infernal Infecção: João Gordo e Asteroides Trio se juntam novamente em novo disco
O Último dos Moicanos - Asteroides Trio
O Último dos Moicanos, da Asteroides Trio, ganha videoclipe animado contemplado pela lei Paulo Gustavo
Los_Clandestinos_Trio_Lonely_Dog
Com capa produzida pelo Universo Retrô, banda Los Clandestinos lança single “Lonely Dog”

4 Responses

  1. Fernando Albuquerque

    Tive a honra de vê-lo aqui em Teresina no Planeta Dário. Foi inesquecível. A banda que o acompanhava também fez um show espetacular. Parecia que eu havia voltado aos embalos dos anos dourados!

Deixe um comentário