Da literatura (e das provas de vestibular) para os palcos, A Hora da Estrela ganha uma versão teatro musical com trilha composta por Chico César. Em cartaz desde o dia 4, o espetáculo acontece no SESC Santana, em São Paulo, e se estende até o dia 27.
A obra da modernista Clarice Lispector conta a história de Macabéa, uma órfã de 19 anos nordestina que se muda para o Rio de Janeiro. Ela tem a vida marcada por todo tipo de escassez e é considerada uma mulher nada atraente pela sociedade. Para aliviar um pouco dessa sua realidade, a garota se alimenta do sonho de ser uma estrela de cinema, assim como Marilyn Monroe.
O enredo deste livro é narrado por um personagem, o fictício escritor Rodrigo S.M. Ele conta a história da moça enquanto a observa na rua e se sente desconfortável por ter uma vida bem mais privilegiada que a dela. Na versão teatral, esse personagem é substituído por uma Atriz, interpretada por Laila Garin, que se vê desafiada a alternar esse papel com o de Macabéa.

Com o apoio da BB Seguros, o espetáculo A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa tem a sua direção assinada por André Paes Leme, que já trabalhou com outras adaptações como a de Guimarães Rosa (A Hora e a Vez de Augusto Matraga) e a de Nelson Rodrigues (Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados). Além disso, sua idealização e produção ficou por conta de Andréa Alvez, da Sarau Agência, a mesma que se consagrou com a peça Elza.
Já no elenco, além de Laila, também atuam Claudia Ventura e Claudio Gabriel, enquanto que a trilha sonora foi exclusivamente composta por Chico César. As músicas tocadas na peça pontuam toda a dramaturgia e aparecem para ilustrar o estado emocional e interior de cada personagem, além de detalhar cada acontecimento e trazer alguma fantasia para existências tão opacas.
Serviço
A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa
Data: até 27 de fevereiro de 2022, às 21h de sextas e sábados.
Local: Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana, São Paulo/SP
Ingressos: à venda na bilheteria do local