Linda, deliciosa e cheia de mistérios, a maçã faz parte de muitas simbologias e é protagonista de histórias reais e imaginárias. Na doutrina cristã, quem não conhece o seu papel de vilã no episódio biblíco do ‘pecado original’, quando Adão e Eva comem o fruto proibido e são expulsos do Paraíso? Pois é, e as histórias não pararam por aí.
Na mitologia grega, o ‘pomo de ouro’, ou maçã de ouro é um elemento recorrente. Uma das narrativas conta que no pomar de Hera cresciam árvores de maçãs douradas da imortalidade. Um dos doze trabalhos de Hércules era justamente roubar os pomos (maçãs) de ouro desse jardim.
Outra lenda que tem a maçã como alvo (literalmente) é a de Guilherme Tell, datada do século XIV, na Suíça. Por ser conhecido como um ótimo arqueiro, ele é desafiado a lançar uma seta a uma maçã colocada na cabeça do seu próprio filho. Só para constar, ele foi bem sucedido.
Na ciência, vale lembrar da Lei da Gravidade, de Isaac Newton. Ele estava sentando à sombra de uma macieira quando obervou a queda de um fruto. Isso serviu de inspiração para ele formular a importante teoria. Neste caso, a maçã contribuiu para importantes avanços científicos.
Na fábula infantil Branca de Neve e os Sete Anões, dos irmãos Grimm, a rainha madrasta, com inveja da beleza da princesinha – que tinha a pele branca como a neve, os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos pretos como o ébano -, disfarçou-se de bruxa e oferece uma irresistível maçã vermelha enfeitiçada a ela. Branca de Neve mordeu a fruta com tanta vontade que ficou com o pedaço engasgado em sua garganta. Essa foi sua salvação.
Ainda no mundo das histórias infantis, vamos conhecer uma das mais famosas receitas de torta de maçã, aquela preparada pela Vovó Donalda, a matriarca da família do Pato Donald, inspirada na tradicional Apple Pie americana.
Quem não ficou com água na boca e teve vontade de visitar a casinha do sítio da vovó para ganhar um pedaço da guloseima mais tentadora dos quadrinhos? Para não passar mais vontade, prepare a receita abaixo e relembre sua infância:
Torta de Maçã da Nonna Papera
Para a massa e montagem:
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200g de manteiga gelada (cortada em cubinhos)
1 lata de creme de leite (com o soro)
1 gema para pincelar
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Não dissolva completamente a manteiga. Junte o creme de leite e trabalhe a massa, apenas até formar uma bolota. Transfira a massa para uma superfície lisa e continue trabalhando, sovando, até que ela fique uniforme, mas evite trabalhar a massa mais do que isso.
O ideal é deixar pontinhas de manteiga intactas — elas fazem a massa ficar mais crocante. Corte e reserve na geladeira 1/3 da massa, que será usada para fechar a torta. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra o pedaço restante da massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da forma. Enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a forma.
Com os dedos, pressione a massa contra as laterais (para formar um parede sólida) e retire as sobras. Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da forma com grãos de feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Enquanto isso, prepare o *recheio.
Retire os feijões e o papel-manteiga da massa preassada. Antes de colocar o recheio, polvilhe com ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca. Isso serve para que a massa não fique molhada e a farinha ainda forma um creminho. Coloque as maçãs na forma e polvilhe com o restante da farinha de rosca. Abra a massa restante com o rolo e cubra a torta. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa.
Faça um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. Se quiser fazer os filetes para quadricular a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra a massa novamente. Corte os filetes com uma faca grande e decore a torta.
Leve a torta para assar por 1h10 no forno preaquecido a 180ºC, ou seja, temperatura média. Retire do forno e pincele com uma misturinha de 1 gema com 1 colher (sopa) de água. Volte ao forno para terminar de dourar, cerca de 10 a 20 minutos. Sirva quente com sorvete de creme.
*Como fazer o recheio de maçã:
Ingredientes: 6 maçãs verdes médias
1 ½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de farinha de rosca (para povilhar a massa)
Modo de Preparo:
Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Apoie a parte plana das maçãs sobre uma tábua e corte em fatias bem finas. Num recipiente grande, coloque todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Misture bem para que as maçãs absorvam os temperos. Lembre-se de polvilhar a massa preassada com a farinha de rosca, antes de rechear com a maçã preparada, conforme a montagem descrita no preparo da massa.
(receita de Rita Lobo – GNT; testada e aprovada pelo Goiabada de Marmelo)