Home > Destaque > O estilo Rococó como inspiração para fotografias vintage

O estilo Rococó como inspiração para fotografias vintage

3 de setembro de 2019, por Daise Alves
Ensaios FotográficosModa
Rococó, fotografia vintage

O Rococó é um dos movimentos de arte que talvez não tenha tanta notoriedade nos dias de hoje, mas é muito lembrado pela figura de Maria Antonieta. O estilo já foi muito difundido nas diversas vertentes criativas. Arquitetura, escultura, decoração e pintura, são as áreas que tiveram mais destaque em seu período.

Originado na França, no século XVIII, o estilo propagou-se por toda a Europa, chegando tardiamente no Brasil, introduzida pelos colonizadores portugueses e seus mobiliários, que ficaram conhecidas como “estilo Dom João V”.

Maria Antonieta, Filme

Maria Antonieta, Filme (Foto: Reprodução)

O termo rococó é originado da palavra francesa rocaille, que em português significa concha. Deu-se pelos detalhes de suas linhas dos elementos decorativos, muitas vezes associados a uma concha.

O Balanço (1767), Fragonard

Jovens burgueses no jardim, uma característica do Rococó (Quadro: Fragonard)

APERTE O PLAY PARA OUVIR ENQUANTO VOCÊ LÊ A MATÉRIA

O ROCOCÓ NA SOCIEDADE 

Para entender o surgimento do Rococó é importante compreender o período em que ele foi criado. Após a morte de Luís XIV, na França, a corte mudou-se de Versalhes para Paris, entrando em contato com pessoas de negócios como banqueiros, que poderiam financiar obras artísticas. Mesmo não sendo aristocratas de berço, a atitude os faziam parte daquela classe.

Foto Rococó

(Foto: Tainá Lossëhelin)

ROCOCÓ X BARROCO

Antes do Rococó, o movimento artístico que predominava era o Barroco, estilo com traços expressivos, cores fortes e que muitas vezes refletia um cotidiano mais popular. O Rococó surgiu como uma reação aristocrática em relação ao barroco, que deveria ecoar os valores da sociedade da época. Seu contraponto são as cores suaves, além de formas mais leves e delicadas para satisfazer essa nova sociedade.

Fotografia clássica rococó

(Foto: Tainá Lossëhelin)

CARACTERÍSTICAS DO ROCOCÓ NA PINTURA 

Enquanto o Barroco tinha relações mais religiosas com cenas dramáticas e heróicas com figuras populares e imagens escuras, o Rococó foi visto até como uma forma profana, ambientado em parques, jardins ou espaços bem luxuosos. Trazia um aspecto mais hedonista, a busca pelo prazer momentâneo e até mundano, retratando grandes festas da alta sociedade, vivendo frivolidades em busca de felicidade, prazer e alegria.

Fotografia Rococó

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Mesmo mostrando toda essa farra, muitas vezes, os personagens com aspecto jovial, ainda traziam uma certa melancolia e ar de tédio em meio ao prazer. No novo estilo, agora com traços mais claros e luminosos, tudo sempre era realçando com delicadeza, leveza, elegância e sensualidade. As linhas mais curvas e fluidas e as cores claras e suaves. A técnica pastel predominava, trazendo efeitos de maciez da pele feminina e cabelos brilhosos e sedosos.

Foto estilo Rococó

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Com o tempo, com a ascensão das ideias iluministas, o estilo começou a ser criticado, vista como superficial, imoral e puramente decorativo.

O ROCOCÓ NA FOTOGRAFIA 

Visto que é um estilo artístico de uma época em que ainda não havia surgido a fotografia, não há referências fotográficas desses estilo originalmente. Entretanto, como movimento artístico, serve de base, principalmente a pintura, para inspirar outros artistas profissionais dentro desse meio nos tempos modernos.

Fotografia Rococó

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Como sabemos, a fotografia retrô hoje é muito inspirada nas fotos vintage do século XX, em especial na figura das pin-ups, ícone de cultura pop do meio do século. Entretanto, os aspectos antigos, anteriores ao século XX, também podem servir de referência para trazer ares do passado para os trabalhos fotográficos com aspecto vintage.

Fotografia clássica rococó

(Foto: Tainá Lossëhelin)

O ROCOCÓ COMO INSPIRAÇÃO PARA FOTOGRAFIA VINTAGE 

É o caso da fotógrafa Tainá Lossëhelin, que já fez muitos trabalhos com o Universo Retrô e também com o projeto The Pinup Project, inspirado na fotografia pin-up. Agora, a artista está desenvolvendo seu próprio estilo fotográfico, ainda dentro da estética vintage, mas inspirado nos traços do Rococó.

Fotografia Vintage Rococó

(Foto: Daise Alves | Edição: Tainá Lossëhelin)

Apesar da moda nesse período ser carregada de roupas exacerbadas, com armações volumosas, muita renda, fitas e babados, o projeto se atém a delicadeza. Trabalhando principalmente os tons pastel em amarelo, rosa e azul e motivos florais, o projeto tem focado em todas as características do Rococó, focando na sensualidade feminina em um ambiente mais luxuoso com aspecto clássico, o que dá um ar mais vintage e menos antigo para a proposta.

Fotografia Vintage

(Foto: Daise Alves | Edição: Tainá Lossëhelin)

QUERO FAZER UM ENSAIO ASSIM

Ficou inspirada e também quer fazer um ensaio nessa temática? Entre em contato com o perfil da fotógrafa, pois esse será um ensaio fixo dentro da grade de portifólio dela.

Foto Clássica

(Foto: Tainá Lossëhelin)

SORTEIO

Fique também atento, pois em breve iremos sortear um ensaio nesse estilo rococó no perfil do Instagram Universo Retrô. Além de receber o ensaio totalmente grátis, ele será publicado aqui no site.

MÚSICA CLÁSSICA NO SPOTIFY DO UNIVERSO RETRÔ

Quer entrar no clima? Ouça a playist cheia de músicas clássicas no Spotify do UR.

FICHA TÉCNICA
Fotografia: Tainá Lossëhelin e Daise Alves
Edição e Produção: Tainá Lossëhelin
Figurino: Brechó Devant Vintage e Brechó Memorial da Moda

Matérias Relacionadas
Ensaio Rococó
Ganhadora do sorteio posa em ensaio com temática Rococó produzido pelo Universo Retrô
Fotografia Vintage
Universo Retrô promove sorteio de ensaio fotográfico com a temática Rococó
Pin-Up Power
A importância da fotografia retrô para a autoestima feminina
Maria Antonieta, a expressividade da ex-Rainha da França através da moda

Deixe um comentário