Home > Destaque > O sucesso da cultura ‘bang-bang’ dos anos 70 e seu impacto no Brasil

O sucesso da cultura ‘bang-bang’ dos anos 70 e seu impacto no Brasil

24 de julho de 2016, por Eduardo Molinar
Lifestyle

Grandes nomes da música country como Hank Willians, Johnny Cash, Brenda LeeEmmylou Harris gravaram ou regravaram algumas das melhores canções western de todos os tempos. São considerados ícones mundiais do gênero. No entanto, talvez uma das melhores coletâneas desse estilo que você ouvirá é de uma banda de pop rock brasileira: a Sunday.

Desde o início dos anos 70, os filmes de faroeste haviam voltado com tudo e eram “pop” novamente. Só que dessa vez, ao invés do monopólio ser americano, quem estava fazendo sucesso no mundo todo nas telas ao retratar o Oeste Selvagem eram os italianos! Os filmes de Trinity e Bambino, interpretados pelos italianos Terence Hill e Bud Spencer, ficaram conhecidos como “Bang Bang Italiano”. Eram filmes de comédia, de total produção italiana, mas que pareciam ter sido feitos por americanos.

Esses longa–metragens fizeram tremendo sucesso no Brasil também, onde nos áureos tempos do cinema nacional, você poderia pegar uma sessão dupla (sim, assistir dois filmes pagando uma entrada e com uma tela bem maior das que temos atualmente) nos domingos a tarde. Além do sucesso cinematográfico, o faroeste ganhava vida nos quadrinhos com a revista Tex, publicada no Brasil nos anos 70 pela editora Vecchi. Tex também fora criado pelos italianos Gian Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini.

Trinite e Bambino

Trinity (direita) e Bambino (esquerda) em cena do filme “Trinity ainda é meu nome” (Foto: Reprodução)

Então, em 1981, eis que surge uma ideia que, no primeiro momento, não parecia que daria certo. A Som Livre vai até a banda Sunday, formada por brasileiros que cantavam em inglês, e propõe a gravação de um LP de música country. O conjunto tinha Hélio Eduardo Costa Manso, conhecido por Steve MacLean no vocal e teclados, Marcelo Caggiano na guitarra, Fábio Gasparini, conhecido por Ted Gaz, da banda Magazine, na guitarra, Vivian Costa Manso nos vocais, Carlinhos Marques na guitarra e vocal, Márcio Negrão na guitarra e vocal, Claúdio Negrão no baixo, Fábio Nestares no violão e vocal, e Gel Fernandes na bateria.

A Sunday era uma banda de pop rock, possuía vários sucessos nacionais cantando em inglês, mas nunca havia saído desse gênero. Eles aceitaram em gravar o LP country e fizeram suas próprias versões de clássicos em medleys, incluindo uma faixa instrumental misturando músicas novas e tradicionais americanas, chamada Duelin’ Songs. Eles assinaram o novo projeto como The Midnight Ramblers e foi um tremendo sucesso no país.

Steve MacLean ganhou notoriedade trabalhando pela RGE, Som Livre e pela Rede Globo, gravando vários temas de novela. Ted Gaz fez sucesso com a banda Magazine, de Kid Vinil, e estouraram nacionalmente com a música “Sou Boy”. Sua esposa, Vivian Costa Manso, se tornou a vocalista principal da famosa orquestra Super Som T.A. The Midnight Ramblers ficou apenas naquele projeto, apesar de ter dado muito certo. A coletânea de canções gravada por eles fica no nível das gravadas por conjuntos americanos, talvez até melhor.

Matérias Relacionadas
Linha Eva
Eva, a linha de utensílios que modernizou a cozinha brasileira nos anos 70
Como assim faliram?
Como assim faliram?: 5 gigantes que ninguém imaginava fechar as suas portas
Chic Show
Chic Show, o badalado baile black na São Paulo dos anos 70 e 80
Milano Fashion Week
Milano Fashion Week: última edição aponta tendências retrô para o verão de 2024

Deixe um comentário