Seguindo com suas produções de época, a Netflix lançará no dia 16 de outubro o filme Os 7 de Chicago. Ainda falta um mês para entrar no catálogo, mas a plataforma já divulgou o trailer e o pôster do forte candidato ao Oscar 2021.
Baseado em um caso real, o enredo se passa no final dos anos 60 durante um protesto na Convenção Nacional do Partido Democrata dos EUA. O que era para ser uma manifestação pacífica se transformou em um confronto violento entre a polícia e a Guarda Nacional americana. O caso terminou no histórico julgamento dos manifestantes, incluindo Abbie Hoffman, Jerry Rubin, Tom Hayden e Bobby Seale, acusados de conspiração por incitar a desordem.
Apesar de ser uma produção original da Netflix, Os 7 de Chicago está em desenvolvimento desde 2008. O autor Aaron Sorkin escreveu o filme pensando em escalar Steven Spielberg como diretor, mas como o cineasta estava com a agenda lotada, a produção demorou mais de uma década para sair do papel. A solução foi Sorkin se auto escalar como diretor, já que ele tem uma boa experiência no assunto com A Grande Jogada, de 2017, e deixar Spielberg cuidar da produção.
Seu elenco é composto por estrelas, como Sacha Baron Cohen (Alice Através do Espelho), Eddie Redmayne (Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald), entre outros.
A variação de Os 7 de Chicago
O filme da Netflix não é o único que tem este fato verídico como enredo principal. Em 2011, foi produzido um filme independente de pouca repercussão chamado The Chicago 8. A única diferença entre Os 7 de Chicago e a produção já existente é que a segunda menciona o oitavo acusado que não foi ao julgamento com os outros sete, pois foi diretamente condenado e preso por desacato.
The Chicago 8, que foi escrito e dirigido por Pinchas Perry e estrelado por Philip Baker Hall, Gary Cole, Steven Culp e Mayim Bialik, está disponível apenas no streaming da Amazon dos EUA.