Home > Destaque > Sra. Lulu Cherry é a Pin-Up do Mês de Abril do Universo Retrô

Sra. Lulu Cherry é a Pin-Up do Mês de Abril do Universo Retrô

11 de abril de 2023, por Mirella Fonzar
Moda
ensaio pinup sr lulu cherry

A Pin-Up do mês de abril chegou trazendo a nostalgia das mulheres que serviram na Segunda Guerra Mundial. Apaixonada pelos anos 40 e 50, Andreia – ou Sra. Lulu Cherry como é conhecida – faz parte de um grupo de entusiastas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), onde pratica reencenação histórica como uma enfermeira de época. 

Mas, engana-se quem acha que a escolha pela homenagem é à toa. Técnica de enfermagem há 20 anos e sobrinha neta de uma verdadeira enfermeira de guerra, a bela curitibana traz ao Universo Retrô um ensaio inspirado na intimidade dessas mulheres. As fotos são de Renata Cândido e a produção é de Larissa Montagner – Lady Cat. Confira a seguir nosso bate-papo com a nossa Pin-Up do mês!     

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – O que te levou a gostar de vintage e ser hoje uma Pin-up? 

Sra. Lulu Cherry – Desde menina acompanhava minha mãe e minha tia pelas histórias dos anos 50, desde as músicas, as roupas e toda a cultura. Eu viajava nelas, falavam do Pat Boone, James Dean, Elvis. Aprendi muito com meu primo, que há 30 anos atrás era DJ e me apresentou Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis. Nos meus 15 anos, o tema da festa foi os anos 50, uma festinha simples mas com todo estilo da época.

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – Esse é um estilo de vida para você? Como você leva essa cultura para o seu dia a dia?

Sra. Lulu Cherry – Pra mim com certeza é um estilo de vida! As pessoas me param na rua e me perguntam sobre a roupa e a época. Assumi completamente o estilo há uns 2 anos. Sou fascinada pelas roupas de época e penteados e procuro estar com as características de 1945 a 1950. Aqui em Curitiba faço meus penteados com a cabeleireira e Pin-Up Miss Gennie que é uma inspiração pra mim. 

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – Você se considera uma Pin-Up Army | Navy, certo? 

Sra. Lulu Cherry – Me considero uma Pin-up Army e Navy pela paixão pelas pinturas das Pin-ups nos aviões do exército americano durante a guerra e a cultura da marinha dos Estados Unidos. Fui da marinha mercante também, trago nas minhas tattoos a arte e o estilo dos marinheiros antigos. 

Universo Retrô – Quais são suas maiores inspirações atuais e do passado? 

Sra. Lulu Cherry – Minha maior inspiração atual é a cantora Tammi Savoy por toda sua  elegância e estilo clássico. Já no passado a atriz Linda Darnells, minha idealização de Pin-up, uma pena que partiu tão nova, sigo seu estilo.

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – Você também é enfermeira, certo? Há quanto tempo segue essa profissão? 

Sra. Lulu Cherry – Sou técnica de enfermagem, amo minha profissão, estou cuidando de minha mãe, saí do hospital no fim de 2019, sempre trabalhando em UTI, tenho 20 anos na área.

Universo Retrô – A paixão pelas enfermeiras da Segunda Guerra surgiu antes ou depois da profissão?

Sra. Lulu Cherry – A paixão pela segunda guerra e reencenação começou depois de eu estar trabalhando enfermeira.

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – Tem algum grupo de reencenação histórica da Segunda Guerra que você participe em Curitiba? Se sim, como são os eventos?

Sra. Lulu Cherry – Temos um grupo de entusiastas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), onde eu faço parte como enfermeira, é um grupo pequeno. Fazemos exposições e contamos um pouco da história deles. Aqui no Brasil temos alguns grupos, mas na Europa é algo muito grande.

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – Tem alguém da sua família que te inspirou nesta questão? Conta um pouco pra gente sobre essa paixão pela Segunda Guerra. 

Sra. Lulu Cherry – Minha tia avó foi enfermeira na segunda guerra mundial. Quando eu era menina, ela sempre me contava as histórias com muita emoção. Na época, eu ouvia mas não me interessava tanto, hoje, depois de ler vários relatos e histórias do que essas mulheres viveram na época, resolvi mostrar um pouco mais sobre isso por meio do meu estilo de vida. 

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – E tem alguma dessas histórias que te marcou?

Sra. Lulu Cherry – Lembro muito da história da minha tia, certa vez ela estava em um acampamento num hospital de campanha, em Livorno, na Itália, quando uma mina explodiu próxima onde elas estavam. Teve uma fratura no fêmur, só pela pressão do deslocamento, foi transferida para os EUA, onde ficou por quase um ano. As enfermeiras deixaram todo conforto de suas casas para irem para outro país. Muitas passaram frio, dificuldades por serem mulheres num país estranho, e essas mulheres que retornaram ao Brasil diferentes de quando foram, pois viram horrores de perto e ainda encontravam palavras para acalentar os soldados feridos.

ensaio pinup sr lulu cherry
Foto: Renata Cândido

Universo Retrô – Qual foi a inspiração para fazer o ensaio para o Universo Retrô? 

Sra. Lulu Cherry – A inspiração veio das mulheres dos anos 40 se preparando para seu dia a dia,  deixei no cabide um vestido das enfermeiras americanas com a sutil elegância que tinham. Não poderia deixar de citar Gil Evergreen, com a foto icônica do cachorrinho, a Renata capturou a cena do Cookie e ficou adorável. O cenário do estúdio é simplesmente incrível, totalmente decorado com peças de época, é uma viagem no tempo, tudo pensado em cada detalhe do que elas viviam.

FICHA TÉCNICA

Modelo: Sra. Lulu Cherry
Fotografia: Renata Cândido
Beleza: Larissa Montagner – Lady Cat

Matérias Relacionadas
val-santos-pinup-primavera
Bem-Me-Quer: Primavera é tema de novo ensaio Pin-up do Universo Retrô com Val Santos
Vedete a Pinup Brasileira
Vedete Brasileira é a inspiração para o Pin-Up do Mês do Universo Retrô
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Pin-Up Professora Miss Cherry Page
Pin-Up do Mês de janeiro traz ensaio inspirado em sua profissão como professora de história

Deixe um comentário