Home > Destaque > Primavera bucólica é tema do Pin-Up do Mês de setembro no Universo Retrô

Primavera bucólica é tema do Pin-Up do Mês de setembro no Universo Retrô

4 de setembro de 2018, por Daise Alves
Moda
Bia Zavitoski

Iniciamos setembro com o nosso tradicional Pin-Up do Mês, e quem vem abrilhantar este período é a dona da marca Bia’s Closet, Bianca Zavitoski. Apaixonada pela cultura retrô, tendo se envolvido de diversas formas, desde concursos e organização de eventos, a produções fotográficas, Bia sempre foi conhecida por ter um estilo mais fofo, e inclusive, refletir isso em sua marca. Com alguns acontecimentos em sua vida, atualmente, tem se dedicado ao estilo horror pin-up, com inspirações dark.

Para entender um pouco mais sobre essa sua transição, Bia fala com a gente no Pin-Up do Mês sobre este processo, que reflete muito bem nesse editorial com tema Primavera Bucólica, unindo a estação das flores, cheia de cor e alegria, com sua atual personalidade mais sombria.

O editorial, clicado por Jair Rocha, no parque Jaçatuba, conta com figurino criado pela própria Bia, um vestido com flores que estará na próxima coleção de sua marca. Confira:

Bia's Closet

(Foto: Jair Rocha Fotografia)

Universo Retrô: Você sempre gostou de azul e teve um lado mais cheesecake. Como tem sido essa transição para o estilo mais horror pin-up?

Bia Zavitoski: Eu ainda adoro azul, minha cozinha, inclusive, é azul, toda retrô, decorada com quadrinhos bem fofos. A transição para o horror pin-up não foi uma escolha, em 2017 eu tive muitas perdas pessoais, meu pai faleceu, então ficou difícil para eu continuar usando coisas fofas, comecei a ver as coisas diferentes. Eu nunca tinha usado preto e acabei gostando.

Universo Retrô: Você também pensou em aproveitar a transição da sua vida pessoal e levar para a sua marca Bia’s Closet? Se sim, como foi a aceitação do público?

Bia Zavitoski: Minha marca sempre foi um reflexo meu, por mais que eu seja bastante profissional, a marca no começo quase deixou de existir, já que sou eu quem faz tudo. O público que estava acostumado com as criações fofas não aceitou logo de início a mudança e pediam bastante as peças coloridas que eu não estava conseguindo criar. Pensei até em criar uma segunda marca, mas não foi necessário, as clientes estão se acostumando com a nova pegada e eu estou aos pouquinhos conseguindo equilibrar.

Bia's Closet

(Foto: Jair Rocha Fotografia)

Universo Retrô: Esse ensaio reflete bem a sua personalidade. Tem um vestido fofo com detalhes em azul, porém, ainda com um ar mais sombrio. Acredita que esse seja o caminho para o seu estilo? Trazer um pouco do seu passado para seu estilo presente?

Bia Zavitoski: Fazer esse ensaio me mostrou como sou apaixonada por tudo isso e que não vai mudar. Por enquanto, o luto é muito presente em minha vida e acaba refletindo em tudo. Muita gente acha minha aparência fofa, o que não combina com minha personalidade, mas combina com a imagem de uma pin-up, então acho que estou fazendo certo nas fotos (risos).

Eu sempre fui apaixonada por coisas antigas, conheci na cena rockabilly, e consequentemente, o estilo pin-up. Com o que aconteceu nos últimos tempos, passei a pesquisar sob a era vitoriana, cultura gótica e vou misturando um pouco, me encontrando.

O vestido que estou usando nesse ensaio é para nova coleção que será bem fofa. Na verdade estou fazendo três coleções simultâneas para recuperar o tempo.

Bia's Closet

(Foto: Jair Rocha Fotografia)

Universo Retrô: Desde que você criou a marca Bia’s Closet, quais têm sido seus maiores desafios?

Bia Zavitoski: Meu maior desafio é dar conta dos pedidos, por ser só eu fazendo tudo, queria ter ajuda, mas mão de obra além de difícil, é cara. Outros desafios são os que eu mesma me imponho, de melhorar sempre, porque eu adoro o que faço.

Universo Retrô: Além da marca, você também tem se aventurado em fazer outras coisas dentro da cena retrô: concursos, produções fotográficas, festas. Quais dessas coisas você mais sente prazer em fazer e qual tem maior aceitação?

Bia Zavitoski: Já fui bem pró-ativa dentro da cena retrô, mas é um cenário bem singular que só quem mete a mão de verdade sabe o que vai receber. Os concursos tomaram outros rumos, acho que no sul eles conseguem fazer uns legais em parceria com eventos de tattoo e encontros de carro.

Já aqui em SP, o formato tem funcionado bem do jeito que vocês trouxeram. Não tenho intenção de continuar, assim como as festas que eu tenho interesse apenas em participar. As produções fotográficas eu encerrei com o ensaio Picnic Dark.

Tem bastante fotógrafo fazendo fotos bacanas e as meninas curtem se auto produzir, então, preferi dedicar toda energia para mim, quando alguma amiga pede, eu ajudo, mas não atuo mais profissionalmente.

Bia's Closet

(Foto: Jair Rocha Fotografia)

Universo Retrô: Além da moda, o que você carrega com você quando o assunto é retrô?

Bia Zavitoski: Acredito que tudo, exceto a personalidade, rs. Adoro história, cultura, minha casa tem decoração retrô, elementos vintage originais, na música também eu sempre prefiro coisas mais antigas, filmes, etc. Eu curtia demais frequentar os rolês rockabilly, mas acho que ando constantemente cansada, pelo trabalho, casamento, filha, não tenho saído para nada. Gosto bastante de encontro de carros também, sempre tem bastante coisas além dos carros. É difícil escrever sobre o que especificamente eu carrego, pois está em tudo.

Bia's Closet

(Foto: Jair Rocha Fotografia)

Universo Retrô: Qual sua inspiração para fazer este ensaio?
Bia Zavitoski: Foi bem difícil encontrar referências para esse ensaio, o tema era primavera, a estação mais alegre e ensolarada do ano, eu venho das goth pinup e em minhas edições de fotos, costumo “apagar” o sol, “matar” a vegetação. Busquei inspirações bucólicas, escolhi o Parque Jaçatuba, porque tinha uma casinha antiga e um lago.

Me inspirei nas fotos da pin-up Acid Doll que usa bastante roupa preta e faz fotos em lugares com muitas flores. Também olhei bastante o perfil da Lilian Larranaga que faz fotos nesse estilo vintage bucólico. O vestido é um modelo novo da próxima coleção que terá estampas fofas. Mas, para o ensaio, escolhi uma estampa mais fechada, que combina um pouco comigo e coloquei o corvo no lugar de um passarinho pela simbologia.

Bia's Closet

(Foto: Jair Rocha Fotografia)

Pin-Up do Mês: Bianca Zavitoski
Produção: Bianca Zavitoski
Figurino: Bia’s Closet
Fotografia: Jair Rocha
Locação: Parque Jaçatuba

Matérias Relacionadas
Pin-Up Taco de Baseball
Com olhar esportivo, baseball é a temática do Pin-Up do Mês com Miss Salty
Murder Queen
Em clima de Halloween, Murder Queen traz seu estilo horror para o Pin-Up do Mês de Outubro
Bettie Page
Bettie Page é inspiração para o Pin-Up do Mês de agosto do Universo Retrô
Coberta por balões, editora do Universo Retrô posa grávida para o Pin-Up do Mês de julho

1 Response

Deixe um comentário

15 + dezenove =