Home > Design > Quadrinista que revolucionou os personagens da DC Comics vem ao Brasil

Quadrinista que revolucionou os personagens da DC Comics vem ao Brasil

26 de novembro de 2015, por Jane Galaxie
Design

A Loja Mundo Geek acaba de anunciar a presença do quadrinista José Luis García-López na CCXP – Comic Con Experience 2015, feira que acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, na capital paulista, e contará com conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, animação e outras áreas da cultura pop. O artista, que ficou conhecido por revolucionar os personagens da DC Comics, retorna ao evento após marcar presença como um dos convidados mais celebrados da edição de 2014.

Repetindo o sucesso da camiseta “José Luis García-López Legacy” lançada em 2014 em comemoração à presença do artista na CCXP, a Loja Mundo Geek prepara uma nova edição da peça, novamente utilizando uma arte do clássico DC Comics Style Guide criado por García-López na década de 80 e que até hoje é utilizado na produção de itens de merchandising dos personagens da DC.

A nova camiseta, em tiragem limitada de 200 exemplares, será vendida exclusivamente durante a CCXP 2015 no estande da Loja Mundo Geek ao preço de R$ 59,90. O artista participará dos 4 dias da CCXP 2015 para o lançamento da camiseta, para conversar com os fãs e para sessões de autógrafos. Mais de 120 mil pessoas são esperadas para o evento. Os ingressos de sábado, domingo e os pacotes de 4 dias já estão esgotados, mas ainda é possível adquirir ingressos para quinta, sexta e Full Experience.

José Luis García-López

José Luis García-López

José Luis García-López

Nascido na Espanha em 1948, José Luis García-López e sua família se mudaram para a Argentina em 1953, onde desenvolveu sua paixão pelos quadrinhos e começou a atuar profissionalmente com apenas 13 anos de idade. Mudou-se para Nova Iorque em 1974 em busca de melhores oportunidades profissionais. O resultado disso foi uma revolução na forma como os personagens da DC Comics são vistos até hoje e a consagração de García-López como um dos maiores quadrinistas de todos os tempos.

Há mais de 40 anos, García-López tem trabalhado regularmente como desenhista nas revistas do Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Novos Titãs, Jonah Hex, Flash, Esquadrão Atari e com praticamente todos os personagens da editora, além de aclamados projetos como “Twilight” (que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Eisner), “Road to Perdition” e “Cinder e Ashe”. Desenhou também dois dos raros cross-overs que reuniram personagens das editoras DC e Marvel Comics: “Batman vs Hulk” (1981) e “Doctor Strangefate” (1997), pelo qual recebeu sua segunda indicação ao Eisner.

Na San Diego Comic-Con de 2014 foi anunciado que ele está trabalhando na adaptação para os quadrinhos criada originalmente para a série de TV da década de 60 por Harlan Ellison e que apresentaria o vilão Duas-Caras, porém que nunca foi filmada. A história será publicada em novembro de 2014.

Criador da representação definitiva dos personagens da DC Comics

garcia-lopez_jl_superman
No início da década de 1980, García-López recebeu a tarefa de criar as artes para o primeiro “DC Comics Style Guide”, uma manual de estilo utilizado para orientar empresas do mundo inteiro interessadas em produzir e comercializar produtos com os personagens da editora. García-López desenhou literalmente centenas de imagens de todos os principais personagens da DC Comics na época e tanto recriou quanto consolidou o estilo de cada um deles.

“Ele literalmente criou o estilo universal dos personagens DC. Muitas pessoas vêem nossos personagens e não têm ideia de que estão vendo o trabalho criado por José”, diz Steve Korte, editor do livro “75 Years of DC Comics”, publicado pela Taschen. “O desenho dele é belo, elegante, descritivo e refinado, exatamente o que precisávamos para definir nossos personagens”, escreveu Jeanette Kahn, ex-presidente e ex-editora-chefe da DC Comics.

García-López continua criando artes para o style guide da editora, incluindo versões baseadas nos filmes lançados pela DC/Warner e da versão “Novos 52” dos personagens, após o relançamento de todas as revistas e revisão da cronologia da editora que aconteceu no final de 2011. Os desenhos criados para o style guide da década de 1980 continuam sendo encontrados em uma infinidade de produtos e apresentam o visual “vintage” dos heróis DC.

Matérias Relacionadas
HQ 3 Crânios
HQ de terror será lançada em Barbearia tradicional de São Paulo
Itubaína Batman
Em ação de Marketing, Itubaína traz Planeta Diário para São Paulo
Coleção Mulher-Maravilha
Com lançamento de filme, Mulher-Maravilha é tema de diversos produtos licenciados
Havaianas Mulher-Maravilha
Havaianas lança sandália da Mulher-Maravilha, com dois modelos inspirados na heroína da DC Comics

Deixe um comentário

quinze + 1 =