Para divulgar os seus modelos de calçados com design inspirado nos antigos moldes, a Sapato Retrô criou o projeto Cápsula do Tempo, uma série editorial que resgata a magia das décadas passadas para ambientar seus modelos de calçados nas diferentes eras do século XX.
Depois de viajar pelos anos 50 e 60, a marca acaba de lançar a campanha “Revivendo os anos 70”, inspirada nos anos de 1970, uma época cheia de revoluções políticas e sociais, que refletiram na moda, na música e em várias outras segmentações artísticas.
Revivendo os anos 70
Fotografada no centro de Franca, interior de São Paulo, a campanha Revivendo os anos 70 da Sapato Retrô, teve Felipe Lima como fotógrafo e videomaker, Carlos H. como styling e Tati Ferrado com a beleza. O destaque vai para a modelo Letícia Rocha, que incorporou a essência dos anos 70 para um editorial cheio de atitude.
Segundo Paula Moscardini, fundadora da Sapato Retrô, um dos maiores desafios de criar uma campanha como a série ‘Cápsula do Tempo’, é equilibrar o lúdico com o que é real e usado nos dias de hoje. Além de levar informação e fazer com que as consumidoras mergulhem em cada década com a marca.
“Gostamos que nossas campanhas sirvam como apoio e referências de estilo para que elas possam se inspirar nos looks e adaptá-los ao seu estilo pessoal e lifestyle, visando que muitas gostam e são super adeptas a esse estilo mais vintage e retrô!”, afirma Paula.
Sapato Milão
O destaque do editorial vai para o Sapato Milão, na nova cor bordô. O modelo possui um design que se assemelha a uma sapatilha de ballet. Possui duas tiras em couro que se entrelaçam, fazendo o formato de um “x” no peito do pé, assim como as fitas de cetim das sapatilhas das bailarinas.
Como o design se assemelha muito aos sapatos de dança, com a sola em borracha antiderrapante, é um o modelo que também pode ser usado para a dança, já que é possível realizar diversos movimentos sem correr o risco de se escorregar.
As influência para a campanha “Revivendo os anos 70”
Como já vimos em diversas matérias publicadas no Universo Retrô, a década de 1970 está em alta. É possível encontrar referências da década não só na moda e no cinema, mas também na música e em várias outras segmentações artísticas e comerciais.
Esse é o reflexo de uma década cheia de identidade e personalidade. Nos anos de 1970, expressar as ideias através da própria vestimenta foi algo extremamente explorado. O ato de se vestir tornou-se palco para a abordagem de diversos temas, manifestações e até atos políticos. Os movimentos punk e hippie, são exemplos claros. A vestimenta dessas pessoas demonstrava claramente quem eram, o que buscavam e pelo o que lutavam.
Outro ponto importante e que serviu como direcionamento para a campanha foi a ideia de representar a ambiguidade dos looks nessa década. Desde os anos 20, já havia um caminho para uma moda sem gênero e sem barreiras, como apresentou Coco Chanel ao longo de sua trajetória em vida, onde garimpou peças do guarda-roupa masculino e as consagrou no guarda-roupa feminino.
No editorial, a modelo traz essa essência com calças e blazer, muito usado na década de 70, mas que também ainda tinha muito peso masculino em suas caracerísticas.
Ficha Técnica
Foto e Vídeo: Felipe Lima
Styling: Carlos H
Beleza: Tati Ferraro
Modelo: Letícia Rocha