Home > Lifestyle > Você sabe o por quê da Sexta-feira 13 ser um dia cheio de superstições e lendas?

Você sabe o por quê da Sexta-feira 13 ser um dia cheio de superstições e lendas?

13 de novembro de 2015, por Monique Rossi
Lifestyle

Enquanto muitos vão rir sobre as superstições desta sexta, dia 13 de novembro, outros tantos vão ficar na cama paralizados pelo medo, evitando tarefas diárias, realização de negócios ou viagens. Mas, porque toda Sexta-feira 13 tem essa reputação tão ruim? De acordo com historiadores, a razão deste dia da semana e do número 13 terem laços problemáticos deve-se ao cristianismo.

Jesus foi crucificado em uma sexta, e desde então, o dia tem sido associado a “mau presságio”. Quanto ao número 13, Stuart Vyse, professor de psicologia na faculdade de Connecticut, nos Estados Unidos, diz se tratar de uma associação ao fato de Judas Iscariot, o discípulo que traiu Jesus, ter sido o convidado número 13 da Última Ceia. Então, em meados do século 19 surgiram os primeiros documentos colocando a sexta-feira 13 como um dia de azar.

Pintura da Santa Ceia

Pintura da Santa Ceia (Foto: Reprodução)

Quaisquer que sejam as teorias, o medo deste número se espalhou por toda parte: hoteis e hospitais muitas vezes pulam o 13º andar e alguns aeroportos não possuem o portão de número 13. Hollywood, por exemplo, tem completa fascinação por essa famosa data, dedicando vários filmes e episódios de TV, como a interminável saga de 11 longas da franquia “Sexta-feira 13”, protagonizada pelo maníaco Jason.

Já no campo da literatura, o autor Nathaniel Lachenmeyer argumenta no livro The Story of the World’s Most Popular Superstition (ainda sem tradução em português), que a mistura de “sexta-feira azarada” e “falta de sorte do número 13” teve lugar nas páginas de um romance publicado em 1907 e também intitulado Sexta-feira 13. Tanto o título quanto a premissa da obra de que a sexta 13 é um dia azarado foram imediatamente adotados pela imprensa.

Filme Sexta-feira 13

Filme Sexta-feira 13 (Foto: Reprodução)

A data também foi discutida no livro O Código Da Vinci (2003), de Dan Brown. Nele, uma conexão é estabelecida entre o assassinato dos Templários pela Igreja. Historicamente, a prisão de Jacques de Molay, Grão-Mestre da Ordem dos Templários, ocorreu em uma sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307. No entanto, a associação entre a sexta-feira 13 e a má sorte é uma interpretação moderna do evento.

E onde entra o famoso gato preto? Por que mantê-lo fora do nosso caminho? Como animais de companhia para os seres humanos há milhares de anos, os gatos fizeram parte de muitos papeis mitológicos. Muito provavelmente, essa superstição surgiu de velhas crenças em bruxas e seus animais de estimação. Acreditava-se que elas tinham o poder de se transformar em um felino preto.

gato-preto

Os gatos pretos precisam de atenção especial nas sextas 13 para não sofrer maus-tratos.

Existem ainda outros tantos mitos populares e superstições em torno deste dia, sendo as mais famosas:

• Caso você corte o cabelo em uma sexta-feira dia 13, alguém da sua família vai morrer.

• Caso um cortejo fúnebre cruzar o seu caminho neste dia, você será o próximo a morrer.

• Não comece uma viagem em uma sexta-feira 13 ou encontrará infortúnio.

• Se você quebrar um espelho em uma sexta-feira dia 13, você terá sete anos de azar.

• Uma criança que nasce na sexta-feira dia 13 vai ser azarada para o resto da vida.

• Os navios que zarparem na sexta-feira 13 terão má sorte.

• Se você para debaixo de uma escada na sexta-feira 13, você terá má sorte.

Matérias Relacionadas
Personagens de filmes de terror inspiram a moda Horror Retrô
Novo filme de terror tem a câmera Polaroid como tema principal
Pin-up das trevas: 11 curiosidades sobre Elvira que provavelmente você não sabia
Casamento Macabro
Escape 60 Xtreme lança sala “Casamento Macabro”, inspirada em história de terror

Deixe um comentário

2 × 3 =