Home > Destaque > Voyage: ABBA se reúne após 40 anos, lança álbum e anuncia show com avatares

Voyage: ABBA se reúne após 40 anos, lança álbum e anuncia show com avatares

5 de novembro de 2021, por Leila Benedetti
Música
ABBA

Após 40 anos separados e sem dar esperanças de se reunirem, chegando até a recusar uma proposta de U$ 1 bi, o ABBA, finalmente, cede a nostalgia de seus fãs com o álbum Voyage. Além disso, o grupo sueco também prepara um show com hologramas onde os avatares são os próprios integrantes quando jovens. 

De acordo com o quarteto formado por Anni-Frid Lyngstad, Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus e Benny Anderson, o disco de dez faixas é uma continuação do último, The Visitors, e mantém as mesmas características deste lançado em 1983. Em resumo, o ABBA apenas retomou suas atividades de onde parou no início dos anos 80 sem atualizar a sonoridade. “Eu não sei quem é Drake, eu não faço ideia o que os artistas de pop moderno estão fazendo”, confessa Benny. 

ABBA Voyage
(Capa do novo álbum do ABBA. | Foto: Divulgação/Universal Music)

A ideia inicial era gravar apenas duas músicas para um especial de TV, mas o grupo sentiu que a química profissional entre eles ainda existia. Portanto, foi decidido que gravariam mais músicas, o suficiente para criar um álbum e montar um repertório para shows. 

Diferente das clássicas composições, que sempre abordavam as crises entre casais e seus términos, estas são sobre outros tipos de amor, como, por exemplo, por uma cachorrinha em I Can Be That Woman, e pela amizade pós-divórcio, no caso da faixa principal I Still Have Faith In You. Outra música que também se destaca é a Bumble Bee, que usa as mudanças climáticas como metáfora para as mudanças que o mundo sofreu durante as últimas quatro décadas. 

A sutil mudança no grupo também está nas vozes das cantoras, que naturalmente estão mais graves e dão mais seriedade ao novo álbum. Voyage, do ABBA, foi lançado neste dia 5 nas principais plataformas digitais, bem como em CD pela Universal Music.

O Show virtual de ABBA Voyage

Claro que o lançamento de um álbum significativo merece um show marcante. Todas as músicas de Voyage também serão apresentadas pelo ABBA no palco, que, especialmente para este caso, será construído em um estádio de Londres.

Entretanto, o grupo recorreu à empresa de efeitos visuais de George Lucas (sim, o cara do Star Wars!), a Industrial Light and Magic, para criar avatares dos integrantes com a aparência que eles tinham nos anos 70. Os chamados ABBA-tars estarão no lugar dos integrantes originais no show por meio de hologramas.

Para isso, foi preciso uma equipe com mais de 850 pessoas para desenvolver os avatares, assim como os quatro membros reais do ABBA. Enquanto isso, o grupo fez sua performance com trajes especiais para captura de movimentos dentro de um estúdio.

 “Agnetha, Frida, Benny e Björn subiram ao palco diante de 160 câmeras e quase o mesmo número de gênios dos efeitos visuais, e tocaram todas as músicas do show perfeitamente durante cinco semanas. Então, quando você assiste a esse programa, não são quatro pessoas fingindo ser o ABBA, são eles de verdade”, conta o produtor e filho de Benny Ludvig Andersson.

O show virtual de ABBA Voyage, que, aliás, também tocará clássicos como Dancing Queen e Waterloo, está previsto para acontecer em maio de 2022. Ainda, há planos desse show virar uma turnê mundial.  

Matérias Relacionadas
Motown Records
Motown Records, a gravadora que inventou o soul e fortaleceu o negro na música
As 10 músicas mais alto astral
As 10 músicas mais alto astral da história de acordo com a ciência (todas do século XX)
Olivia Newton-John
Olivia Newton-John, a nossa eterna Sandy Olson do Grease
Elas na Vitrola
Elas na vitrola: 7 cantoras para ouvir nos discos de vinil

Deixe um comentário