No 7º episódio de WandaVison, lançado nesta sexta-feira (19), a série se aproxima de sua reta final. Faltam apenas 2 episódios e vamos descobrindo as forças por trás dos acontecimentos dentro e fora da anomalia Maximoff.
Dessa vez, a inspiração para sitcom foram os chamados mockumentary como Modern Family e The Office, onde os personagens falam diretamente para a câmera, na maioria das vezes reforçando informações que vemos na tela.
Wanda enfrenta ressaca moral
Após a noite de Halloween em Westview, Wanda (Elizabeth Olsen) se sente extremamente depressiva. Ela simplesmente não quer ter que lidar com os próprios atos. Tommy e Billy ainda tentam falar com a mãe, mas ela simplesmente quer ser deixada em paz.
Wanda começa a preparar café e as coisas não são mais estáveis. A caixa de leite começa a mudar várias vezes, ficando fora do controle da Feiticeira Escarlate.
As crianças questionam a mãe sobre Pietro (Evan Peters), que tem uma forte reação, dizendo para eles não acreditarem em nada do que aquele homem diz, que não se tratava do tio deles, mas que ela não tinha todas as respostas.
Mais uma vez Agnes (Kathryn Hahn) aparece para resolver os problemas e leva os garotos para se distraírem. O interesse da vizinha pelas crianças vem sendo construído desde o início da série, e nesse episódio, as coisas só se intensificam.
Wanda, mesmo sozinha em casa, tem dificuldade de estabilizar os objetos, eles alternam entre versões passadas de si mesmo. Agnes usa o coelho Scratch para distrair as crianças e Billy diz gostar do animalzinho porque ele é silencioso, assim como a vizinha.
A abertura, que dessa vez não tem letra, apenas a melodia e imagens que reforçam a ideia de que tudo dentro da cidade foi criado pela Wanda. Mas, será mesmo? Pois cada vez mais a Feiticeira Escarlate está perdendo o controle.
Enquanto isso do lado de fora da anomalia…
O diretor Hayward (Josh Stamberg), que já está com outra equipe no novo limite de Westview, pede para uma das militares ter certeza de que seus homens tenham tudo o que precisam, pois eles vão lançar naquela noite. Será que Hayward vai colocar em ação o projeto catarata?
Jimmy Woo (Randall Park) mostra para Monica Rambeau (Teyonah Parris), o e-mail que Darcy Lewis (Kat Dennings) enviou antes de ser envolvida pela anomalia, revelando que Hayward passou os últimos 5 anos tentando trazer Visão de volta, mas sem sucesso, até Wanda aparecer e roubar o corpo do Sintozóide.
Monica e Jimmy, encontram com Major Goodner (Rachael Thompson), a misteriosa amiga da militar, que trouxe um veículo exatamente nos moldes pedidos por Monica no último episódio. Ela tenta atravessar a barreira, mas sem sucesso.
Monica decide entrar na anomalia apenas com a roupa de proteção. Ela parece se fragmentar durante a travessia e escuta vários períodos de sua vida, quase todos eles ligados a Capitã Marvel, que foi bastante citada nesse núcleo, e sabemos que a personagem estará no segundo filme da heroína. Ela chega do outro lado da barreira com direito a olhos brilhando em azul e pose de aterrissagem.
Visão e Darcy
Visão (Paul Bettany) acorda de volta em Westview e se depara com um grande circo, provavelmente um comentário de Wanda a respeito do que ela acha de S.W.O.R.D.
Darcy teve a memória alterada e se transformou na escape artist do circo, mas Visão restaura os pensamentos dela. A dupla resolve voltar para a casa de Wanda, mas tudo parece atrapalhar. Será que a Feiticeira Escarlate quer impedir o marido de chegar até ela?
Darcy explica à Visão que ela não tem a maioria das respostas que ele busca, mas que o amor entre ele e Wanda, é real. A dupla é novamente impedida de avançar, o Sintozóide deixa Darcy para trás e se dirige para casa voando.
O comercial de WandaVision
O comercial da vez é de um antidepressivo chamado Nexus. Nele, a mesma protagonista dos primeiros episódios, representa uma mulher com depressão.
A narradora diz que o remédio “vai te ajudar a se ‘ancorar’ em sua realidade ou em qualquer realidade que escolher, mas alerta que o só deve ser usado se o seu médico liberá-lo para seguir com a vida, já que os efeitos colaterais incluem: sentir os próprios sentimentos, confrontar a sua verdade, vislumbrar o destino e possivelmente mais depressão.”
Ela termina com a assinatura: “Nexus, porque o mundo não gira em torno de você, ou gira?”
Nos quadrinhos, Nexus é o nome dado a um portal que dá acesso a várias realidades diferentes. Será que Westview se tornou um desses pontos? Além disso, Wanda é considerada um Ser Nexus nos gibis, seres únicos com o poder de alterar a realidade. Existe um deles para cada lugar do tão aguardado multiverso e a Feiticeira Escarlate é da terra que conhecemos.
Esse, provavelmente, foi o último comercial que a série vai nos apresentar, já que todos os personagens principais foram despertados para a realidade de alguma forma e a estética de sitcoms não vai mais ser necessária.
Desfecho e a verdadeira identidade de Agnes
Monica chega até Wanda para avisá-la sobre os planos de Hayward em relação à Visão, mas a Feiticeira Escarlate não está muito a fim de escutá-la. Há um pequeno vislumbre dos poderes recém-descobertos de Monica.
As duas discutem, até que Agnes aparece e leva a heroína para dentro de uma casa nunca vista antes. Enquanto a vizinha faz um chá, Wanda percebe os pratos com os restos dos lanches que os filhos deviam estar comendo e a TV ligada em um programa infantil.
Wanda questiona Agnes, que acredita que os meninos estão no porão brincando. A Feiticeira Escarlate vai até lá e encontra algo parecido com um covil de bruxa, com raízes por todos os lados. O que pode passar a ideia de algo sendo drenado. Os poderes da heroína talvez?
Agnes finalmente se apresenta como Agatha Harkness e admite estar por trás de tudo o que aconteceu na cidade. Uma música começa a tocar mostrando os episódios anteriores da perspectiva da bruxa tão aguardada pelos fãs de quadrinhos.
Nas HQs, Agatha Harkness é uma bruxa responsável por ajudar Wanda a dominar seus poderes. É ela quem apaga a memória da Feiticeira Escarlate, após a perda dos gêmeos, mas ela nunca foi exatamente uma vilã, então é provável que ela também esteja sendo usada.
Agatha também tem uma ligação com Sue Storm (Mulher Invisível) e Reed Richards (Senhor Fantástico), do Quarteto Fantástico, mas a própria showrunner da série já disse que todo o roteiro de WandaVision já estava pronto antes da compra da 20th Century Fox pela Disney, o que impossibilita a introdução do grupo por agora.
Estão ansiosos pelo final da série? Não esqueçam de ver a cena pós crédito! Conta para a gente o que acharam nos comentários.