Home > Destaque > 12 acessórios de cabelo retrô que toda garota Pin-up tem que ter

12 acessórios de cabelo retrô que toda garota Pin-up tem que ter

22 de fevereiro de 2016, por Mirella Fonzar
Moda

Não basta investir em roupas de poá, saias lápis, vestidos godê, ou na maquiagem com delineador gatinho e batom vermelho. Para quem quer adotar um visual todo inspirado nas Pin-ups dos anos 40 e 50, é preciso dar atenção aos detalhes da cabeça aos pés. Por isso, começando pelos cabelos, selecionamos 12 acessórios retrô que toda garota Pin-up tem que ter em seu guarda-roupas. De flores a casquetes, confira nossa lista e inspire-se!

1. Flores

Pinup flores de cabelo

Fotos: Reprodução

Uma verdadeira Pin-up deve colecionar flores de cabelo para dar aquele toque especial aos penteados vintage. Se a ideia é ter poucas e boas peças, vale investir em cores neutras, como preto, vermelho e branco, além de algumas flores mais glamourosas e grandes nas cores e modelos que preferir. Rosas, orquídeas, margaridas, gardênias, tulipas… escolha as que mais combinam com você! Uma dica para quem quer variar no visual é misturar flores da mesma espécie, em cores diferentes, ou até mesmo com outras presilhas. Finalize penteados com flores soltas ou componha um arranjo com outros elementos, vai ficar um charme só!.

2. Presilhas Divertidas

Presilhas Pinup

Fotos: Reprodução

Outra dica de acessório essencial são as presilhas. Além das básicas, ótimas para finalizar penteados, vale investir em peças divertidas. Cerejas, estrelas do mar, ossos, conchas, caveirinhas, âncoras, andorinhas, flamingos, taças de coquetel, e por aí vaí. A depender do tamanho, vale combinar com flores de cores parecidas ou complementares, e compor um arranjo inusitado. Um charme só!

3. Laços

Laços Pinup

Fotos: Reprodução

Ótimos para finalizar coques ou usar com o cabelo solto, os laços também são acessórios que toda Pin-up deve ter em seu guarda-roupas. Preto, azul marinho, vermelho e creme são cores neutras e combinam com quase tudo. Mas, se a ideia é sair do comum, invista em laços coloridos ou estampados, no tamanho que preferir.

4. Bandanas

Bandana Pinup

Fotos: Reprodução

Acessório básico para o guarda-roupas de qualquer Pin-up, as bandanas dão um charme a mais a qualquer look básico e despojado. Você tanto pode usá-las para ressaltar penteados, como deixar o cabelo reto do dia a dia um pouco mais divertido. Abuse destes acessórios quando fizer topetes, rolls e mesmo para ressaltar a franjinha. Outra dica é usar para cobrir todo o cabelo, como faziam as donas de casa de antigamente, quando não tinham tido tempo de arrumá-lo ou queriam cobrir os bobes. São também ótimos acessórios para manter os cabelos em ordem na praia. Todas as cores são bem vindas!

5. Lenços de nylon lisos

Lenços de Nylon Pinup

Fotos: Reprodução

Parece que a moda dos “nylon scarves”, ou lenços transparentes de nylon, voltou com tudo ao guarda-roupas das Pin-ups. Podendo ser encontrados em cores variadas, de modelos lisos a degradês, a dica é comprar em sites como Ebay e Aliexpress, pois vêm em lotes de 10 ou mais peças, em cores variadas, e acabam saindo super baratinhos. Perfeito para finalizar penteados como topetes, rolls, coques ou mesmo usar com o cabelo solto. A dica é sempre fazer um laço para arrematar, pois, como o material é leve e fino, a finalização fica bem delicada e feminina. Acessório bom para compor o visual com peças estampadas na mesma tonalidade.

6. Faixas e lenços estampados

Faixas Pinup

Fotos: Reprodução

Seja vintage ou retrô, vale a pena investir em lenços e faixas com estampas variadas. Bolinhas, florais, pequenas âncoras, cerejinhas, listras… o importante é usar a criatividade! Também são acessórios ideias para dar um charme a looks mais básicos e despojados.

7. Tiaras

Tiara Pinup

Fotos: Reprodução

Nem sempre lembradas pelas adeptas da moda vintage, as tiaras foram muito usadas nos anos 60 e garantem muita feminilidade ao look, apesar de serem uma peça simples e delicada. Podendo ser usado com os cabelos soltos ou presos, esse acessório pode ser encontrado em materiais e modelos diversos, como pérolas, acrílico, pedrarias, tecido, etc. Ótimo para arrematar os penteados bufantes, ou behive.

8. Casquetes

Casquete Pinup

Fotos: Reprodução

Com inspiração nos anos 40, a casquete é um pequeno chapéu sem abas e estruturado, em formato redondo ou oval, geralmente posicionado na lateral da cabeça. É mais usado em eventos noturnos como adorno, pois não tem nenhuma função de proteção. Podem ser compostos também com diversos materiais e adereços, como laços, flores, frutas, pássaros, entre outros. Recentemente, algumas pin-ups brasileiras (foto acima) têm aderido a este acessório para compor seus looks.

9. Voilettes

Voilettes

Fotos: Reprodução

Popular entre as décadas de 1910 e 1940, o voilette era usado, principalmente durante o dia, para proteger os olhos do sol e da poeira, por conta do seu véu que cobre parte do rosto. Mesmo que hoje em dia não tenha mais essa função, o véu aparece em conjunto com a casquete ou qualquer outro acessório de cabeça, podendo ser também fixada diretamente no penteado. Só pra dar aquele charme!

10. Fascinators

fascinators

Fotos: Reprodução

Geralmente confundido com as casquetes, o fascinator é um acessório de cabeça feito basicamente de plumas, penas e pedrarias. Pode ser usado de noite e de dia e seu tamanho pode ser bastante variado. Como não é algo muito comum aos mais leigos, precisa ter bastante atitude para usá-lo! Acessório perfeito para Pin-ups do burlesco que não temem em ousar.

11. Pilbox

pillbox

Foto: Reprodução

O chapéu preferido de Jack Kennedy é um charme só! Na maioria das vezes, o modelo clássico deste acessório aparece em cores sólidas e sem muitos adornos, exceto para pequenos detalhes, como broches, laços e véus (em uma versão Voilette).

12. Redinhas Snood

rede de cabelo

Foto: Reprodução

As redinhas com cara de vovó também voltaram com tudo ao guarda-roupas das pin-ups modernas. Usadas para cobrir a parte de trás do cabelo, deixando à mostra apenas a franja ou os rolls, são perfeitas para usar com flores e laços da mesma cor, como forma de complemento. Combine os dois acessórios e arrase!

Matérias Relacionadas
Srta Tata
Pela primeira vez no site, Pin-Up do Mês não é do estado de São Paulo; conheça Srta Tata
Vudu busca inspiração no regionalismo para novas estampas de camisetas com Pin-Ups brasileiras
Bettie Page, a rainha das pin-ups, tem biografia lançada no Brasil
Pin-Up Negra
Acessórios de cabelo retrô que são a cara do verão

2 Responses

    1. Sana, uma dica: no metro santana (em SP, vc é daqui?) tem uma lojinha de bijuterias que vende a R$ 1 cada lencinho! Vale super a pena e eles têm os modelos degradê. Tenta dar uma passadinha pra ver se ainda encontra! <3

Deixe um comentário

dezessete − doze =