Home > Destaque > 5 passeios gratuitos para voltar ao início do século XX em São Paulo

5 passeios gratuitos para voltar ao início do século XX em São Paulo

10 de abril de 2016, por Olavo Medeiros
Destinos
Sala São Paulo

Sala São Paulo (Foto: Olavo Medeiros)

Nas primeiras décadas do século XX, São Paulo sofreu grandes transformações em decorrência da economia cafeeira e do crescimento das indústrias. Vários locais que tiveram seu auge nesta época, ainda existem e podem ser visitados e admirados, por sua arquitetura e caráter histórico. Abaixo, sugerimos 5 passeios gratuitos na cidade, para você fazer uma verdadeira viagem no tempo.

Theatro Municipal – Visita Monitorada 

Theatro Municipal

Theatro Municipal (Foto: Olavo Medeiros)

Palco da Semana de Arte Moderna de 1922, nem todos sabem, mas o Theatro Municipal de São Paulo tem esquema de visitação guiada e gratuita. As inscrições são feitas no próprio local, a partir das 10h da manhã. As visitas ocorrem de terça a sexta, entre 11h e 17h, e aos sábados, das 11h às 15h.

Durante o tour pelas dependências do Municipal, que dura aproximadamente 60 minutos, um monitor conta a história do teatro e curiosidades sobre cada uma das salas. Mas, atenção, as visitas ocorrem de duas em duas horas e os grupos são formados por no máximo 50 pessoas. Por isso, vale chegar cedo para garantir seu lugar, pois as inscrições são feitas por ordem de chegada.

Local: Praça Ramos de Azevedo, s/n, República – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3053-2100
Site: http://theatromunicipal.org.br

Casa Juisi + Galeria Phosphorus

Casa Juisi

Casa Juisi (Foto: Olavo Medeiros)

Um antigo casarão na região da Sé, onde funcionou o primeiro cartório de São Paulo, abriga dois lugares inacreditáveis. O Brechó Casa Juisi e a galeria de arte contemporânea Phosphorus. Ao cruzar a porta que dá para uma antiga escada de madeira, você será transportado para uma outra dimensão, onde passado e futuro se misturam de um jeito único, em um cenário totalmente inusitado. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 11h às 19h, aos sábados, das 12h às 17h. A entrada é franca.

Local: Rua Roberto Simonsen, 108, Sé – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3063-5766
Site: http://juisi.blogspot.com.br

Vila Maria Zélia

Vila Maria Zelia

Vila Maria Zelia (Foto: Olavo Medeiros)

Escondida no meio do bairro do Belenzinho, fica a Vila Operária Maria Zélia, inaugurada na primeira metade do século 20 e que pertenceu a famílias importantes como Guinle e Scarpa. Apesar de tombada pelo município e pelo estado, as construções estão bastante deterioradas, mas, ainda assim, visitar a vila é uma grande atração, por conta de sua arquitetura baseada em cidades europeias da época.

As visitas acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. Contudo, é necessário agendar com a Sociedade Amigos Vila Maria Zélia pelo e-mail savmz@uol.com.br.

Local: Rua dos Prazeres, 362, Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2692-9791

Cobertura do Edifício Martinelli

Edifício Martinelli

Edifício Martinelli (Foto: Olavo Medeiros)

Inaugurado em 1929, o Edifício Martinelli, durante anos, foi considerado o prédio mais alto da América Latina. No topo dos seus 26 andares, existe uma cobertura em formato de castelinho, que pertenceu ao seu construtor, o Conde Martinelli, de onde é possível contemplar uma das mais belas vistas da cidade São Paulo. Além disso, a arquitetura do edifício é uma atração a parte.

A visitação ocorre de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30, e entre 14h e 16h. Basta comparecer no local e aguardar as subidas que acontecem de 30 em 30 minutos. Vale lembrar que em dias de chuva as visitas não ocorrem.

Local: Av. São João, 11 a 65, Centro – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3104-2477
Site: http://www.prediomartinelli.com.br/visitas.php

Sala São Paulo – Visita Monitorada

Sala São Paulo

Sala São Paulo (Foto: Olavo Medeiros)

Ocupando parte do prédio da antiga Estação Júlio Prestes, construída entre 1926 e 1938, a Sala São Paulo é hoje a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Reinaugurada em 1999, após um belíssimo trabalho de restauro e readequação do espaço, para funcionar como Centro Cultural e palco de apresentação de concertos, a Sala São Paulo é, sem dúvida, um dos locais históricos mais bonitos da cidade.

O imponente edifício também tem esquema de visitação monitorada, que, aos finais de semana, é gratuito (durante a semana o ingresso custa R$ 5, com direito a meia entrada). Aos sábados, as visitas ocorrem às 13h30 e aos domingos (somente em dias de concerto matinal) às 13h. Durante a semana, os horários de visitação ocorrem às 13h e 16h30.

É necessário o agendamento pelo e-mail visita@osesp.art.br ou pelo telefone (11) 3367 9573.

Matérias Relacionadas
Teatro Municipal
Kubrick em Concerto retorna na pré-temporada do Theatro Municipal de São Paulo
Fascinação: UR resgata o charme da moda dos anos 40 em ensaio no centro de São Paulo
Memórias de São Paulo: Editorial se inspira nos anos 40 para ressaltar arquitetura histórica da cidade
Com toques vintage na decoração e petiscos clássicos, Bar Original comemora 20 anos em SP

Deixe um comentário

dez − 2 =