Home > Destaque > Dicas para quem quer dar os primeiros passos para adotar o estilo retrô e não sabe por onde começar

Dicas para quem quer dar os primeiros passos para adotar o estilo retrô e não sabe por onde começar

18 de agosto de 2017, por Sana Skull
Moda
Ana Narciso

(Capa: Ana Narciso do blog The Marvelous World of Narcissa de Portugal para a Gothic Chic. Clique de Mauro Rodrigues)

Quando falamos em moda vintage, nos referimos às peças originais do século 20. Moda Retrô é o nome que se dá a peças atuais, contemporâneas que são cópias ou releituras das roupas do século passado. Você se interessa por moda retrô, mas não sabe como adotar este estilo? Separamos cinco dicas que irão lhe ajudar nesta missão:

1. Qual época (ou década) você se identifica?

Se quer adotar a estética retrô, mas tem receio de investir em peças que não sabe se ficarão boas em você; está com a grana curta e quer investir em peças certeiras; ou está insegura se vai desistir no meio do caminho; aqui vai a primeira dica: verifique qual (época) década do século 20 você mais se identifica e acha que vai usar, independente de estar na moda ou não. Vamos usar como exemplos para este artigo, três épocas muito populares: as décadas de 1940, 1950 e 1960.

Silhueta anos 50

Silhueta anos 40 e 50 (Foto: Reprodução)

Silhueta anos 60

Silhueta anos 60 (Foto: Reprodução)

2. Pesquise sobre a época que você escolheu:

Listamos algumas características das três décadas citadas, com certeza você vai saber dizer qual delas você tem mais afinidade e faz mais parte do seu dia a dia ou do que você quer transformar seu visual:

Década de 1940: Você gosta de saias lápis? De ombros largos e cintura fina? De cabelos em comprimento médio? Gosta de tons sóbrios? Esta pode ser sua década!

A silhueta da década de 1940 consistia basicamente em ombros largos e almofadados, uma cintura natural e quadris estreitos. Mas, talvez, suas peças de maior destaque sejam as blusas simples, abotoadas e com pequenas golas. Nelas, mangas bufantes faziam os ombros parecerem maiores e não eram justinhas no corpo, eram sempre soltinhas.

Opções atuais inspiradas na moda da década de 1940: barra dos vestidos na altura da panturrilha e calças pantalona. Blusas com decote fechado.

Silhueta anos 40

Roupas Unique Vintage inspirada na silhueta dos anos 40 (Foto: Reprodução | Montagem: Universo Retrô)

Década de 1950: Você gosta de saias bem rodadas e volumosas e ombros pequenos? Gosta de comprimentos midi? Adora a ideia de usar cintas ou espartilhos? Aprecia cabelos curtos? Gosta de estampas coloridas floridas e cores pastel? Você nasceu para os anos 50!

Opções atuais inspiradas na moda da década de 1950: comprimento abaixo dos joelhos para os vestidos. São permitidos braços e ombros de fora.

Roupas Unique Vintage

Roupas Unique Vintage inspirada na silhueta dos anos 50 (Foto: Reprodução | Montagem: Universo Retrô)

Década de 1960: Você tem espírito jovem, divertido, gosta de saias curtas, shorts e vestidinhos em silhueta evasê? Gosta de cabelos compridões com franja longa? E que tal uma bota de cano longo? A década de 1960 é moderna e arrojada, pode ser perfeita pra você, garota futurista!

Opções atuais inspiradas na moda da década de 1960: vestidos evasês, tubular pregas, plissados…

 Unique Vintage

Roupas Unique Vintage inspirada na silhueta dos anos 60 (Foto: Reprodução | Montagem: Universo Retrô)

Siga a silhueta!

Se você quer homenagear as décadas do passado, seu looks retrô precisa seguir a silhueta da época escolhida. Quer dizer, evite misturar peças da década de 1940 com a de 1960, por exemplo, essa mistura resultaria num visual contemporâneo. Se a ideia é criar um look completo retrô, o ideal é combinar peças da mesma década.

4. Posso usar calças?

Calças não eram a vestimenta padrão para as mulheres das épocas em questão, mas você pode, sim, usar calças, especialmente as de estilo pantalona e em tecido para a década de 1940. Para 1950, apenas as adolescentes usavam jeans, mas calças justinhas, estilo cigarrete já estavam na moda que persiste na década de 1960 com a adição de calças com a boca um pouco mais larga – sempre em tecido!

5. É hora de garimpar!

Decidida a época que quer começar a investir o visual, é só partir pra garimpar o estilo de silhueta em lojas, brechós e feirinhas. E caso tenha dúvidas, leve uma listinha ou imprima este artigo pra consultar, se necessário! Não deixe de nos contar também sobre sua experiência, como você deu os primeiros passos no estilo retrô e qual sua época preferida!

Matérias Relacionadas
Evento colaborativo ‘Pin-Ups On Attack’ promete fortalecer a cena vintage feminina em SP
13 Tendências de moda atuais que podem ser usadas em looks retrô
Direto dos anos 1940, Calça-Saia retorna ao guarda-roupa das amantes do retrô
Antix lança coleção de verão com inspirações retrô românticas e peças fitness

1 Response

  1. Jacqueline

    As pessoas devem ser lembrar que a Segunda Guerra Mundial interferiu nas roupas femininas,por causa da escassez e da entrada da mulher no mercado de trabalho,no lugar dos homens,que estavam na guerra.
    Adoro o estilo retrô,principalmente a década de 20 e 30,com o estilo Chanel,tanto nos cabelos ,quanto nas roupas.

Deixe um comentário

3 + 14 =