Home > Destaque > Editorial “Mambo Italiano” ressalta a cultura italiana do bairro do Bixiga em São Paulo

Editorial “Mambo Italiano” ressalta a cultura italiana do bairro do Bixiga em São Paulo

13 de novembro de 2017, por Mirella Fonzar
Destinos

São Paulo e suas esquinas cheias de história continuam a inspirar a equipe do Universo Retrô para a produção de ensaios fotográficos retrô. Depois de um passeio pelo centro antigo da capital paulista, que resultou nos editoriais de inverno Fascinação e Memórias de São Paulo, inspirados na moda dos anos 1940, o local escolhido para este ensaio de verão foi o Bexiga.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Um dos mais tradicionais bairros (não oficiais) de São Paulo, é formado por imigrantes italianos, que há mais de um século influenciam o local com suas tradições. Em 1878, esta área, que já era ocupada por Quilombos, foi loteada por preços acessíveis, o que significava uma boa oportunidade para os italianos recém-chegados ao Brasil. A convivência com paulistas afro-brasileiros acarretou em influências culturais de ambas nacionalidades. Prova disso é a forte presença do samba de raiz e da gastronomia italiana no bairro.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

FabiCherry, em Mambo Italiano

Nos primeiros anos do século 20, cerca de 79% dos imigrantes vindos da Itália desembarcaram no estado de São Paulo e muitos foram parar nesta região. Imigrantes como o avô da modelo deste editorial, Fabiana Fabrício, buscavam uma nova vida em terras brasileiras; assim, muitos foram trabalhar em plantações de café, laranja ou tentar negócios ligados à gastronomia na metrópole paulistana.

Foto: Tainá Losehellin / Universo Retrô

Em homenagem às suas raízes ítalo-brasileiras, FabiCherry, como também é conhecida, protagoniza este ensaio fotográfico como parte da premiação do Concurso de Penteados Retrô, que aconteceu em agosto deste ano na festa de 2 anos do site e a consagrou como vencedora. Além de ganhar 10 noites de hospedagem numa casa de luxo em Orlando, Flórida, e diversos prêmios, a bela ruiva de olhos amendoados posou para as lentes de Tainá Losehellin.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Inspirado pelas belas atrizes italianas das décadas de 1950, como Sophia Loren, Gina Lollobrigida e Claudia Cardinale, o editorial Mambo Italiano presta uma homenagem ao bairro do Bixiga e às mulheres ítalo-brasileiras desta época, com um figurino que ressalta as cores da bandeira da Itália – verde e vermelho – e a moda cinquentista, com uma saia godê preta e uma blusa ciganinha com rosas vermelhas, que são arrematadas com fitinhas e flores no cabelo.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

O nome do editorial se refere à clássica canção “Mambo Italiano”, composta em 1954 por Bob Merrill para a cantora americana Rosemary Clooney e que depois foi gravada por Dean Martin e Sophia Loren. A música, que foi escrita num guardanapo num restaurante italiano em Nova Iorque, demonstra essa mistura de culturas entre a Itália e a América (principalmente Cuba e México – países que também imigraram para os Estados Unidos).

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Com cabelo trançado e coque produzido por Julie Van Wilpe, do projeto Vintage Hairtyles, para ressaltar suas origens italianas, FabiCherry passeia por pontos históricos e também apresenta novos empreendimentos na região da Rua Treze de Maio. E como uma das maiores atrações da região é a gastronomia italiana, não poderíamos deixar de lado as tradicionais cantinas, empórios e padarias da região.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Um pedacinho da Itália em São Paulo

Começamos clicando em frente ao restaurante Mexilhão, à Barbearia Cavalera e à Padaria Camões, empreendimentos mais modernos da região, mas que ocupam prédios históricos. Seguimos, então, para a Cantina La Conchetta, onde nossa equipe foi recebida de braços abertos pelo proprietário, Sr. Walter Taverna, de 83 anos. Neto de sicilianos, ele nasceu no fundo de uma cocheira, onde hoje é a Rua 13 de Maio e por lá abriu sua primeira cantina em 1960.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Hoje, Walter Taverna possui duas unidades da La Conchetta no Bixiga e é famoso por suas invenções pelo bairro. Além do ritual de bater panelas em seus restaurantes, ele criou a tradicional Festa da Nossa Senhora de Achiropita, o bolo de aniversário de São Paulo de 1,5 km, a maior pizza do mundo (554m de comprimento) e o maior sanduíche, com 600m. Tanto que esses últimos três feitos foram parar no Guinness Book.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Depois de degustar um bom vinho italiano na cantina La Conchetta, visitamos outro local também cheio de história, a Basilicata Laurenti. Com mais de 100 anos na Rua Treze de Maio, a pequena padaria começou em 1914 com Felipe Ponzio. Nascido no Sul da Itália, na região da Basilicata, ele trouxe para o Brasil a receita de um pão que se tornaria um dos mais famosos da capital paulista.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Em 2017, por conta da alta demanda, a Basilicata reabriu as portas em um novo e maior espaço, intitulado Basilicata – Pão, Empório e Restaurante. A Padaria por si só sempre chamou atenção, mesmo com sua lojinha pequena, apertada e repleta de produtos empilhados. No entanto, com a abertura do novo espaço, a casa ganhou um ar charmoso e a sensação ainda maior de um pedaço da Itália no Brasil.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

As paredes de tijolo aparente, o piso de ladrilho hidráulico, o pé direito alto e os objetos antigos, como uma caixa registradora que passou pela família dos proprietários e pela loja nos últimos 103 anos de existência, dão à casa um ar acolhedor. Nas estantes e prateleiras, é possível encontrar uma infinidade de produtos – empilhados para manter o clima original. Entre eles, massas importadas, azeites, latas de tomates, queijos, salames, chocolates, e uma grande variedade de vinhos.

Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô

Ainda não conhece o bairro do Bixiga? Aproveite a inspiração para fazer uma visita ao local. Lembrando que aos domingos, acontece também por lá uma das feirinhas de antiguidades mais legais da cidade.

Ficha técnica

Fotografia: Tainá Lossëhelin
Beleza: Julie Van Wilpe
Produção: Mirella Fonzar e Daise Alves
Locações internas: La Conchetta e Empório Basilicata.

Ouça a Playlist “Mambo Italiano” no Spotify, com o melhor das músicas italianas dos anos 1950:

Mambo Italiano

Capa da Playlist ‘Mambo Italiano’ no Spotify do Universo Retrô

Matérias Relacionadas
Universo Retrô assina produção de moda para novos comerciais da Visa Trigg
Segunda edição do workshop Vintage Hairstyles acontece este domingo (21) em São Paulo
Conheça as candidatas a Miss Pin-UP The Sailor Pub 2016 e escolha a sua preferida
FabiCherry
Tropicalidade brasileira é realçada no Calendário do Universo Retrô; veja editorial completo

Deixe um comentário

5 × 1 =