Home > Destaque > Entrevista com o cantor Vinny sobre seu novo projeto de rockabilly, Vinny Rockabilly Trio

Entrevista com o cantor Vinny sobre seu novo projeto de rockabilly, Vinny Rockabilly Trio

6 de abril de 2016, por Eduardo Molinar
Música
Vinny Rockabilly Trio

Pessoas no Brasil inteiro conhecem o cantor Vinny por hits dançantes como “Heloísa, mexe a cadeira”, “Shake Boom” e também “Uh, Tiazinha!”. Vinny, que obteve reconhecimento nacional no início dos anos 90 na banda de hard rock Hay Kay, decidiu dar um rumo diferente e inusitado à sua carreira: montou o Vinny Rockabilly Trio. Para saber mais sobre seu novo projeto o Universo Retrô entrevistou o cantor, que falou sobre suas influências vindas do rockabilly, do seu novo projeto e do show que ocorrerá dia 30 de abril no Rockerama Club.

Universo Retrô – Todos conhecem seus hits como “Heloísa, mexe a cadeira” e “Shake Boom”, que além de ter a pegada dance também tinham uma pegada eletrônica. O que te levou a realizar essa mudança para o rockabilly nesse novo projeto?

Vinny – Esses hits, de fato me fizeram conhecido no Brasil. Mas nunca fui apenas o que a mídia ou a própria gravadora esperavam de mim. Eu sempre precisei fazer o que eu queria fazer. Meus discos (14 no total) foram feitos sem coerência alguma. Não me encerrei num estilo único pra ir adiante. Tenho discos muito diferentes e sempre flertei com o improvável. O rockabilly é o berço de tudo o que eu gosto na música. Especialmente a proximidade com o country, mas com um espírito rock`n roll. Me deixei contagiar pelo rockabilly ainda menino, antes mesmo de tocar algum instrumento.

Uma das imagens do clipe "I Want You"

Uma das imagens do clipe “I Want You” (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Do rockabilly original dos anos 50, quais são as suas maiores influências? 

Vinny – Sem dúvida Elvis, especialmente através dos filmes. Entretanto, a primeira vez que ouvi o som contagiante de Bill Haley & His Comets me apaixonei definitivamente pelo som. Inicialmente foi mesmo a música que me aproximou do Rockabilly. Hoje eu vejo como era rica a época, as roupas, os carros e até mesmo aquela inocência dos anos 50. Existe toda uma cultura dedicada ao estilo.

Universo Retrô – Seu lançamento trouxe algumas releituras de clássicos da música em versões rockabilly, como “Three Little Birds”, de Bob Marley. No entanto, também há a música autoral “I Want You”, que ficou muito boa. Conte um pouco do que o público irá ouvir em seu show.

Vinny – No show, vamos tocar clássicos essenciais, como That’s All Right Mamma, Tutti Frutti, etc… A lista é longa! Mas, pra deixar a “coisa” um pouco mais arriscada (afinal, que graça teria não arriscarmos?!) fizemos umas versões pouco prováveis de músicas do universo pop e até mesmo do rock pesado dos anos 70, usando a sonoridade do Rockabilly para torna-las mais próximas do Rockabilly Trio. Por exemplo, repaginamos Sweet Dreams (Eurythmics), Born to be wild (Steppen Wolf), Whole lotta love (Led Zeppelin), e outras tantas.

O cantor Vinny

O cantor Vinny (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Dia 30 de abril você tem um show marcado no Rockerama. Já conhecia a cena rockabilly de São Paulo? Qual sua expectativa para uma apresentação na famosa cena rocker de São Paulo?

Vinny – Uma honra tocar no Rockerama. Eu vivo há muitos anos (mais do que gostaria de assumir, 49 pra ser exato) no Rio de Janeiro. A cena rocker em Sampa é bem maior. Vai ser uma noite muito especial para mim e para o Trio. Já temos mantido contato com a galera de SP através das redes sociais, e foi muito bacana perceber que existe um respeito mútuo. Não estou “caindo de paraquedas” de forma oportunista no estilo rockabilly, o que seria um desrespeito. Não teria, aliás, nenhum sentido dedicar-me ao rockabilly por algum interesse puramente financeiro. Nesse caso, seria melhor montar uma dupla sertaneja, né? Estou nessa por amor.

Universo Retrô – Após esse lançamento, há planos para um segundo trabalho dentro do gênero rockabilly?

Vinny – Certamente. Planejamos ter uma vida longa dentro do rockabilly. Esse ano a turnê começou quente. Vamos tocar nas principais capitais e cidades do país, e na segunda metade do ano temos programada uma viagem pela América Latina. Brevemente será lançado o videoclipe do primeiro single “I Want You”, e em seguida muitos mais.

Universo Retrô – Seu projeto ficou muito original e bem trabalhado, é uma nova proposta dentro do meio do rockabilly nacional. Mande uma mensagem a quem está curioso para conferir essa mudança em sua carreira, e que certamente estará presente no Rockerama.

Vinny – Pra quem estiver curioso pra conferir as datas da turnê e o som do Rockabilly Trio, basta entrar na nossa página no Facebook Rockabilly Trio. Ou no nosso canal recém – inaugurado no Youtube, para conferir o teaser de “I Want You”, e brevemente os videoclipes que estamos terminando de editar.

Matérias Relacionadas
Banda Old Chevy
Trio campineiro Old Chevy completa 8 anos em 2018 anuncia lançamento
Bopflix Films: canal via streaming divulga músicos e bandas de estilo vintage
Cantora de Rockabilly
13 promissoras cantoras de rockabilly que você precisa conhecer
Emanuela Hutter
13 conceituadas cantoras de rockabilly em atividade que você precisa ouvir agora

Deixe um comentário

quatro × dois =