Home > Destaque > Universo Retrô abre espaço para novos colaboradores; saiba como participar

Universo Retrô abre espaço para novos colaboradores; saiba como participar

26 de março de 2016, por Jane Galaxie
Lifestyle

Há pouco menos de 8 meses no ar, o Universo Retrô vem se consolidando como o maior e mais conceituado portal de notícias e conteúdo sobre cultura, entretenimento e lifestyle vintage e retrô do Brasil. Diariamente são publicados artigos e reportagens diversos sobre tudo que envolva as décadas de ouro do passado: de 1920 a 1990, passando, especialmente, pelos saudosos anos 1950 com todo o charme que revolucionou o século 20.

Música, moda, design, fotografia, cinema, gastronomia, turismo, comportamento, eventos, e muito mais, podem ser encontrados diariamente no site. Além da equipe fixa de redação, mais de 50 colunistas contribuem para a atualização diária do portal. Assim, o projeto alia editorial próprio a um conteúdo colaborativo altamente selecionado, que conta com apoio de jornalistas, publicitários, historiadores, blogueiros e entusiastas do passado, que trazem conteúdos exclusivos, de forma voluntária, para leitores do Brasil e do mundo.

Universo Retrô

Vale ressaltar que, além dos especialistas em comunicação, o site abre espaço para qualquer pessoa que tenha interesse em publicar seus artigos, desde que siga o padrão editorial do projeto e seja previamente aprovado pelos editores. Ou seja, não é necessária formação jornalística para fazer parte da rede. Segundo a editora Mirella Fonzar, a proposta é trazer para a internet um conteúdo exclusivo e que dê cara e voz aos seus autores. Ela acredita que todos têm um pouco a compartilhar e são possíveis agentes da notícia. Basta o direcionamento certo.

“Apesar do foco em entretenimento, não consideramos o Universo Retrô um blog. Sabemos que existem muitos blogs que fazem um ótimo trabalho para a cena vintage, mas diferente deles, que podem ter uma abordagem mais pessoal, o nosso site é um espaço jornalístico e imparcial. Mesmo que muitos de nossos redatores não sejam jornalistas, todo o conteúdo é mediado por uma equipe de redação qualificada. A ideia é filtrar este material de acordo com a linha editorial do site, mas sem deixar, nunca, que se perca a essência de cada artigo. Assim, conseguimos manter um padrão extremamente profissional em tudo o que é publicado no portal”, explica a jornalista.

E com este formato, a rede não para de crescer. “Para 2016, temos muitas coisas legais planejadas para incentivar nossos colaboradores. Além do grupo no Facebook, onde costumamos publicar sugestões de pautas, convites de eventos, coberturas, etc, como forma de incentivo, mensalmente premiamos o colunista que teve a matéria mais acessada. Isso vem animando bastante o pessoal a colaborar ainda mais com o projeto. Eles realmente vestiram a camisa. Viramos uma família. Inclusive, estamos planejando eventos de confraternização com nossos colaboradores futuramente e outros projetos”, revela Mirella.

Vale ressaltar que todo colaborador ativo do Universo Retrô ganha uma página própria no site. Por lá, é possível encontrar, além das matérias publicadas, as redes sociais do autor, como Facebook, YouTube e Twitter, e informações adicionais, como endereços de blogs, perfil, etc. Um exemplo pode ser conferido aqui: http://universoretro.com.br/author/mirellafonzar. “O legal é que essa página do autor pode ser usada como portifólio, além de ser um espaço bacana para quem quer divulgar seus projetos pessoais, como blogs”, explica.

Se você tem afinidade com algum assunto voltado para o retrô e vintage, gosta de escrever e pesquisar sobre esses temas, e ainda se identifica com o site, venha fazer parte do nosso time! Entre em contato com a nossa equipe através do e-mail contato@universoretro.com.br e saiba como embarcar no nosso Universo!

 

Matérias Relacionadas
Pin-Ups no Programa Mais Você
Pin-Ups do Universo Retrô participam de reportagem do programa Mais Você sobre vintage
Retrospectiva 1 ano de Universo Retrô; confira tudo o que rolou neste primeiro ano do site
Editoras do UR lançam Tag de Youtube e convidam amantes da cena vintage a participar
parceria
Universo Retrô e Baú Vintage se unem para reforçar o apoio à cultura vintage no Brasil

4 Responses

  1. Carolina

    Eu escrevi para o e-mail publicado nesta postagem, mas recebi uma notificação de falha de entrega da mensagem. Tenho interesse em escrever como colaboradora.

  2. Luara Castilho

    Ola, escrevi um email para o endereço publicado e não recebi retorno nenhum, tenho grande interesse de me candidatar a vaga. Desde já, obrigada.

Deixe um comentário

dois × três =