Home > Destaque > Universo Retrô entrevista Leandro Martins, integrante da Rock in Black, uma das atrações da Festa Rocket

Universo Retrô entrevista Leandro Martins, integrante da Rock in Black, uma das atrações da Festa Rocket

6 de agosto de 2015, por Daise Alves
Música
Rock in Black

Em comemoração ao lançamento do Universo Retrô, no próximo dia 14 de agosto, sexta-feira, a partir das 20h, acontece a primeira edição da Festa Rocket, no Rockerama Club, em São Paulo. O evento traz uma noite inteira dedicada aos anos 50 e 60. Para animar o público presente, se apresentam as bandas Space Comets, numa reunião especial, e também as bandas apoiadas pela produtora PlectroRock In Black e Os Pumas. Nas pick-ups, DJ Juks Jive, da Rádio Topetes e Brilhantina.

Aproveitando os preparativos da festa, o Universo Retrô bateu um papo com Leandro Martins, integrante da Rock in Black, juntamente com Rafael Granato, para conhecer um pouco mais a história da banda, suas influências, inspirações, novidades e as expectativas para tocarem na festa. Confira a entrevista:

Rock in Black

Leandro Martins e Rafael Granato, integrantes da Rock in Black (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Nos conte como surgiu a ideia de formar o Rock in Black e qual a origem do nome da banda.

Leandro Martins – Eu e Rafael Granato já formamos uma dupla em 2011. Depois, por mero acaso, seguimos nossos caminhos separadamente: formei o Perdidos da Augusta e ele continuou fazendo seu ótimo som pela noite paulistana. No início desse ano, nós meio que retomamos a parceria tocando ocasionalmente e sempre dava gosto, era divertido e leve. Com o fim dos Perdidos, há alguns meses, resolvemos tornar a coisa mais profissional e iniciamos o projeto. Quanto ao nome, foi sugerido pela Amanda Sena, minha esposa. Tinha dito para ela que gostaria de tocar de preto, com óculos escuros, com o visual a la Roy Orbison da primeira metade da década de 1960 e ela citou: Rock In Black! Adoramos o nome de imediato pois ele também remete aos MIB (sou muito nerd) e, claro, ao nosso caríssimo man in black Johnny Cash.

Universo Retrô –  ­ Atualmente vocês são uma dupla, mas também se apresentam em formato de banda como quarteto. Vocês pretendem tornar essa formação com mais integrantes fixa?

Leandro Martins – Por enquanto não, mas quem sabe no futuro. O mais importante é que estamos cercados por uma ótima equipe, por músicos que além de excelentes são bons amigos.

Universo Retrô –  Vocês fazem uma leve mistura entre os anos 50 e 60. Acreditam que essa mescla musical é mais atrativa para o público? Está tendo boa repercussão?

Leandro Martins – Para nós, certamente ela é. Nunca fui a favor de radicalismo e acho isso uma perda de tempo e uma grande bobagem. Acredito que quanto mais se bebe em diferentes fontes sonoras, mais rico se torna o produto final, e com certeza, maior será a diversão. É claro que o Rockabilly é nossa maior influência, mas não quero que sejamos rotulados, entende? Afinal, curtimos de Elvis e Johnny Cash a Beatles e Barão Vermelho. Curtimos os Strokes, o Queen, os Stray Cats, o Gonzagão e o Roberto Carlos das primeiras décadas também. Apesar disso, tentamos não chocar os mais conservadores e nosso jogo de cintura tem funcionado bem, pois a música é algo extremamente maleável, dá pra adaptar várias canções do estilo X pro estilo Y ou pro Rockabilly.
Pra nossa felicidade, a boa aceitação e a receptividade tem sido acima da média.

­ Universo Retrô – Com essa mistura, vocês conseguem atrair tanto um público rocker, que gostam mais dos anos 50, quanto os mods, que se identificam mais com os anos 60. Como é cenário musical de vocês hoje? Existe algum apoio, tanto da parte fonográfica, quanto do público?

Leandro Martins –  Temos recebido bastante apoio, sim, ­ tanto do público quanto de gente renomada do meio artístico. Quando gravarmos nosso trabalho autoral, aí sim, veremos quais serão os caminhos que trilharemos pelo misterioso mercado fonográfico.

Universo Retrô – ­ Qual a maior dificuldade que vocês enfrentam hoje em relação à banda?

Leandro Martins – De todas as bandas que tive, o Rock In Black é a única que não me deu nenhum tipo de aborrecimento sério. O trabalho tem sido muito mais bem sucedido a curto prazo, pois tudo está fluindo incrivelmente bem tanto entre nós quanto na relação (que tem sido muito boa) com nossos contratantes, Talvez nosso maior desafio no momento seja providenciar a abertura de portas que parecem inacessíveis, e claro, queremos ganhar mais dinheiro (quem não quer?). Dificuldades sempre teremos, em qualquer lugar por
isso se chama trabalho. E viver de arte é isso é batalha, é dureza. Mas “vamo que vamo!”

Universo Retrô – Você tem uma trajetória de 20 anos na música, tocando com bandas como Jack Jeans e Perdidos na Augusta em algumas das casas mais importantes de SP. Já o Rafael faz parte de uma geração nova de músicos. Como essas diferentes experiências contribuem para que a banda continue com uma ótima sintonia de palco?

Leandro Martins – O respeito mútuo, a liberdade de cada um e a camaradagem são essenciais. Somos amigos,
em primeiro lugar e isso faz toda a diferença. Posso ter mais de 20 anos de experiência (um pouco menos do que meu comparsa tem de vida) mas eu aprendo muito com ele também. Respeito e acato muitas das opiniões e dicas dele. Desde o início sempre vi muito potencial no Rafael, apesar da diferença de idade. Quando há boa vontade, talento e ideias afinadas, o fator idade não importa tanto assim, afinal.

Rock in Black

Leandro Martins e Rafael Granato, integrantes da Rock in Black (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Além da banda, vocês possuem algum outro projeto paralelo? 

Leandro Martins – O Rock In Black é nossa prioridade e nosso único projeto no momento.

Universo Retrô – Quais são os planos com o Rock In Black? Pretendem lançar algum álbum em breve com músicas inéditas?

Leandro Martins – Sim, num futuro próximo. Estamos no processo de composição ainda.

Universo Retrô­ Quais são as expectativas de vocês em tocarem na Festa Rocket, que irá comemorar o lançamento do site Universo Retrô?

Leandro Martins – As melhores possíveis! Tocar pra um público tão exigente é um desafio mas também acaba extraindo o melhor de nós. E nós faremos o nosso melhor, pode ter certeza. Vamos tocar com vontade, com energia e tentar manter os pés da plateia sacudindo pra valer.

SERVIÇO

FESTA ROCKET
Lançamento do site Universo Retrô

Local: Rockerama Club Bela Vista; Rua Rui Barbosa, 401 – São Paulo (SP)
Data: Sexta-feira, 14 de agosto
Horário: A partir das 20h (primeira banda tocará às 23h)
Entrada: R$ 15 (Aniversariante do mês tem entrada VIP, ao apresentar o RG)
DJ Juks Jives (Rádio Topetes e Brilhantina)
Bandas – Space Comets, Os Pumas, Rock In Black
Evento facebook: http://on.fb.me/1SQajPG
Realização: Universo Retrô
Apoio: Plectro, Rádio Topetes e Brilhantina, Hello Vargas Filmes, Vudu e Rockerama Club.

Matérias Relacionadas
Red Lights Gang
Banda ‘Red Lights Gang’ lança versão de música da banda The Smiths para coletânea mexicana
Jive Dance
Quem disse que rock ‘n roll não se dança? Veja onde aprender Jive Rock
Asteroides Trio lança novo EP com participação de Gabriel Thomaz, do Autoramas
Estrelas além do tempo
Conheça as mulheres reais que inspiraram o filme ‘Estrelas além do tempo’

Deixe um comentário

seis + três =