Todo amante da cultura vintage e retrô tem um pezinho na paixão pela moda. Seja em relação a conceitos históricos ou combinação de roupas, o amor pelo passado está muito atrelado ao vestuário. Para que possamos entender cada vez mais a carga histórica que as roupas carregam, selecionamos 10 museus dedicados à história da moda que podem ser visitados quando você estiver fazendo sua volta ao mundo ou até mesmo naquela viagem rápida de férias. Confira:
1 – MUDE – Museu do Design e da Moda, Lisboa (Portugal): Localizado na Rua Augusta de Lisboa, o MUDE foi inaugurado em 2009. Além de suas exposições fixas e temporárias, o museu tornou-se um centro cultural com áreas também de divulgação, criação, educação e debate. O design também faz parte do acervo que inclui mobiliário e jóias dos anos 1930 aos dias atuais.
2 – Museu Evita Peron, Buenos Aires (Argentina): Se você é apaixonado por moda e está procurando o que fazer em Buenos Aires, um passeio voltado para este mercado é o Museu Evita Peron. Uma das atrações mais vistadas da cidade, o Museu Evita é dedicado a este símbolo portenho e é composto por suas roupas e sapatos, além de móveis, cartas, documentos e seus objetos pessoais.
3 – Museo del Traje Madrid, Madrid (Espanha): Abrigado em um prédio moderno, o Museu do Traje de Madrid conserva peças dos séculos XVI e XVII e peças de artistas como Balenciaga, Pedro Rodriguez, Lino, Rosina, Natalio, Pertegaz e Elio Berhanyer, que fizeram parte da história da moda espanhola.
4 – Museo de la Moda, Santiago (Chile): Mas se o que você procura é o que fazer em Santiago, no Chile, não deixe de visitar o Museu da Moda. Localizado em um grande casarão em um bairro super chique de Santiago, o museu privado tem mais de 8 mil peças, sendo algumas delas pertencentes à mãe do proprietário, considerada uma das socialites mais famosas da cidade.
5 – Musée Galliera, Paris (França): Conhecido também como Museu da Moda de Paris, sua construção é um palacete do século XIX, que pertenceu à Duquesa Galliera. Localizado na Avenue Pierre 1er de Serbie, no museu há exposição de roupas íntimas, acessórios, fotografia e artes gráficas.
6 – The Fashion Institute of Technology, Nova York (EUA): O FIT, localizado dentro de uma das escolas de moda mais importantes de NY, tem em seu acervo muitas roupas, bolsas, tecidos, revistas e imagens, principalmente da moda do século XVIII ao século XX. O instituto fica na Sétima Avenida, também conhecida por Fashion Avenue. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita.
7 – MoMu – Mode Museum, Antuérpia (Bélgica): Com uma abordagem dinâmica, a cada seis meses o museu apresenta uma nova exposição, usando peças da coleção MoMu e outras emprestadas que não fazem parte do seu acervo, mas que contam uma história real das vestimentas.
8 – Bata Shoe Museum, Toronto (Canadá): E quem disse que a moda é feita só de roupas? O Bata Shoe Museum de Toronto é dedicado a contar a história da moda através dos sapatos. Expostos em ordem cronológica, é possível notar a indústria e sua tecnologia, além das mudanças de comportamento sociais no decorrer dos anos. Lá você vai encontrar desde sapatos do antigo Egito ou da antiga China, até sapatos usados por celebridades.
9 – Victoria and Albert Museum, Londres (Inglaterra): Dedicado não só à moda, mas também à decoração e ao design, o V&A está localizado próximo de dois outros famosos museus da cidade, o Museu de História Natural e o Museu da Ciência. Com uma coleção grandiosa, você vai ver desde tapetes persas a instrumentos musicais, móveis da Idade Média e roupas das mais distintas épocas.
10 – Museu do Traje e do Têxtil, Salvador (Bahia): No Brasil, podemos citar o Museu do Traje e do Têxtil, localizado em Salvador. O museu faz parte do Instituto Feminino da Bahia. Na coleção, roupas de noivas, roupas brancas e infantis, trajes a rigor e até leques e uma galeria eclesiástica, que conta com uma roupa do Papa João Paulo II quando celebrou uma missa na cidade.
Olá Deise
Amei seu post
Aqui em salvador temos outro museu que não tem roupas mas tem mobiliário, joias e acessórios tanto da burguesia qto das escravas.
O museu se chama Carlos Costa Pinto.
Bj
Luize, fico feliz que gostou :) Eu já fui à Salvador, mas acabei visitando mais as coisas do centrinho mesmo. Agradeço a dica para uma próxima viagem :)