Home > Destaque > 4 lugares no Brasil que nos fazem voltar no tempo

4 lugares no Brasil que nos fazem voltar no tempo

18 de fevereiro de 2019, por Jane Galaxie
Destinos

São muitos os lugares espalhados pelo Brasil que nos remetem a tempos que não voltam mais. Alguns ainda guardam muitas marcas e presença da época do descobrimento e povoação no país. Entre eles, monumentos que foram restaurados e prédios ricos em documentos e peças históricas. Conheça alguns desses lugares que nos fazem voltar no tempo para não deixar de fora na próxima viagem!

Lugares históricos para visitar no Brasil

Para você que gosta de viajar no tempo, vai adorar poder conhecer lugares que remetem ao século passado. O Brasil conta com diversos atrativos históricos que fazem parte da lista de Patrimônio Cultural da Humanidade. Confira a lista com alguns deles!

1. Museu da Inconfidência, Ouro Preto

Foto: Reprodução

Desde 1944 o museu recebe o público que visita seu acervo, que é rico em memórias da Inconfidência Mineira. O prédio ainda remete a época do século XVIII, período do ciclo de ouro e diamantes, com obras importantes. Os visitantes ainda podem aprender mais sobre a história da Vila Rica em seu período colonial, com um acervo de mais de 4 mil peças.

Além disso, outros destaques são: Sala da Construção, Sala da Inconfidência, Sala dos Transportes, Sala da Mineração, Sala da Inconfidência e do Panteão da Inconfidência, entre outros. Aproveite que está por lá para conhecer toda a Cidade Histórica.

2. Paço Imperial, Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

O local onde Dom Pedro I e Dom Pedro II foram aclamados imperadores guarda muitas lembranças. O prédio foi construído no século XVIII para ser residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro. Em torno de 1808, passou a ser a casa do Vice-Rei do Brasil, dos imperadores do Brasil e do Rei de Portugal, Dom João VI.

Além disso, foi lá que a Lei Áurea foi assinada e hoje ocorrem grandes exposições, concertos, peças teatrais e seminários. Aproveite e faça um  para conhecer outros prédios que marcam a história da cidade e do país. Entre eles: a Rua do Mercado, Rua Primeiro de Março, Largo da Misericórdia, Bairro da Saúde, Praça Tiradentes e a Lapa.

3. Ipiranga, São Paulo

Foto: Reprodução

Ao visitar a capital paulista, você tem muitos prédios e monumentos históricos para conhecer. No bairro do Ipiranga você poderá conhecer o Museu do Conde José Vicente de Azevedo, Museu do Ipiranga (Museu Paulista), entre muitos outros. De acordo com os parceiros do projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga, o bairro possui em torno de 175 atrações.

O Ipiranga é conhecido como sendo o berço da Independência do Brasil e por isso guarda muitas histórias que podem ser sentidas e vividas por lá. Por ser um dos bairros mais antigos da cidade, atrai muitos visitantes que querem ter contato com a cultura brasileira.

4. Forte de Santo Antônio da Barra, Salvador

Foto: Reprodução

Sua construção, em 1696, tinha como intuito proteger a Baía de Todos os Santos e para isso, ganhou um farol. Este tinha como propósito, orientar as embarcações que entravam por lá.

Com o passar dos anos, o local também é conhecido por abrigar o famoso Museu Náutico da Bahia. Além disso, abriga também uma biblioteca com uma coleção encantadora. Hoje, o lugar é um dos principais cartões postais do país, sendo administrado pela Marinha.

Conhecer os lugares que nos fazem voltar no tempo é muito importante, afinal, faz parte da nossa história. Aproveite para visitar um desses locais!

Fontes: Biblioteca IBGE e Turismo.gov.

Matérias Relacionadas
Museu do Ipiranga
A história do Brasil contada por 10 museus espalhados pelo país
Museu da Moda Paris
10 museus dedicados à história da moda ao redor do mundo
Museu Canadá
5 museus ao redor do mundo para quem curte a história da aviação
Museu do Festival de Cinema
Gramado ganha Museu do Festival de Cinema

Deixe um comentário

treze + 19 =