Home > Destaque > Mods Mayday: Festa celebra a cultura MOD em SP com lançamento de livro

Mods Mayday: Festa celebra a cultura MOD em SP com lançamento de livro

18 de janeiro de 2017, por Jane Galaxie
Eventos
MODs

Dia 11 de fevereiro será um marco para a cultura mod em São Paulo. O evento Mods Mayday SP reunirá nada menos que quatro bandas de três gerações diferentes da cena paulistana: The Charts (90s), Efedrinas e Modulares (2000s) e Os Artefactos (2010s).

Abreviatura de “modernists”, com início na Inglaterra entre fins da década de 50 e início da década de 60, os mods eram jovens interessados em jazz moderno, moda e pop art. Aos poucos, outras referências foram ganhando terreno e se tornaram grandes ícones da subcultura: o R’n’B e soul americanos, sobretudo as músicas da Motown, Stax e Atlantic, o ska jamaicano, as scooters, os ternos de corte italiano, as festas “allnighter” e as bandas que se inspiravam em tudo isso: The Who, Kinks, Small Faces, entre diversas outras.

Com a explosão do punk no fim da década de 70, a cultura mod ganhou vida novamente e se espalhou para o mundo inteiro, principalmente através da banda inglesa The Jam. No Brasil, a banda Ira!, em meados da década de 80, foi considerara a primeira representante do estilo. Depois vieram Faces e Fases, The Charts, Laboratório SP e uma variedade de outras bandas em São Paulo.

MODS

Capa do livro “Nós Somos os Mods” de André Carmona (Foto: Divulgação)

No sul do país, a cultura também se manifestou com força, notadamente em cidades como Curitiba e Porto Alegre. Dessas regiões, bandas como Relespública e Feichecleres obtiveram destaque nacional.

O músico Júpiter Maçã, falecido há pouco mais de um ano e talvez o maior nome do rock gaúcho, também é considerado um importante mentor do mod no Brasil.

A história da manifestação dessa cultura na cidade de São Paulo é contada em entrevistas e fotografias no livro-reportagem Nós somos os Mods, de André Carmona, que será lançado no evento. Também haverá a participação de dois DJs ativos da cena na capital paulista: Kalota (da festa “Soul, Suor e Sacanagem”) e Cintia Sixtie.

O Mods Mayday SP está na sua primeira edição e não será apenas um pedido de socorro, mas também uma demonstração de força. Uma prova de que a cultura está mais viva do que nunca na cidade de São Paulo.

SERVIÇO
Mods MayDay
Lançamento “Nós Somos os Mods”, de André Carmona
Shows: The Charts, Modulares, Efedrinas, Os Artefactos
DJs: Kalota e Cintia Sixtie.
Local: Morfeus Club (Rua Ana Cintra, 110 – Santa Cecília, São Paulo/SP_
Hora e data: 16h, dia 11/02/2017 (sábado)
Entrada: R$ 20,00 com nome na lista (modsmaydaysp@gmail.com), R$ 25,00 na porta.

Matérias Relacionadas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
50 anos de Quadrophenia
Quadrophenia: álbum de The Who e ícone entre os mods faz 50 anos em 2023
Cinema Nouvelle Vague: 10 filmes do estilo para maratonar neste fim de semana
Nouvelle Vague e o mod
Nouvelle Vague e o mod: a ligação entre o estilo cinematográfico e a subcultura

Deixe um comentário