Home > Destaque > 1964: Tuim alerta sobre o risco de retrocesso político no Brasil em single

1964: Tuim alerta sobre o risco de retrocesso político no Brasil em single

5 de abril de 2021, por Leila Benedetti
Música
1964 Tuim

Chocante para alguns, porém necessário para todos, a Tuim lançou, neste último dia primeiro de abril, o single 1964. Este é o segundo de uma trilogia lançada pela dupla, onde o tema é o risco do Brasil voltar à ditadura e se dividir socialmente.

Com uma pegada séria, um ritmo que mistura o rock com a MPB e lembra o árduo combate entre os manifestantes e os soldados na época, além de uma melodia que lembra as primeiras notas do nosso hino nacional, a música nos traz o fato de que, apesar da ditadura ter acabado em 1985, ainda somos ameaçados de passar por tudo aquilo de novo, o que ficou ainda mais evidente logo quando começou a pandemia do coronavírus.  

1964
(Capa do single 1964. | Arte: Bruna Aragão)

Porém, a composição de 1964 não é recente, ela foi feita em 2018 logo após as eleições presidenciais daquele ano. Mas Paula Raia já previu o perigo ao escrever a letra, que foi musicada por ela e por Felipe Habib. “Voltei às pressas/Com as pernas presas/´Pra avisar aos meus/Que a voz do povo/Não é a voz de Deus”, canta dramaticamente a dupla, seguido de um desesperado solo de guitarra. 

Quanto a trilogia, as outras duas músicas que estão na mesma lista que 1964 são “Dia Santo”, que teve a participação de Sandyalê, e a futura “Cantos”, que será lançada em parceria com Caio Prado. Com Felipe Rodarte na produção, os três singles estão sendo gravados no badalado estúdio carioca Toca do Bandido e lançados nas principais plataformas de streaming.

Matérias Relacionadas
Elza, Cazuza e 1985: Rock in Rio 2022
Elza, Cazuza e 1985: Rock in Rio 2022 também terá homenagens além de shows
Sua: Sandyalê
Sua: Sandyalê mostra todas as formas de amor em novo single

Deixe um comentário