As fotografias pin-up estão em alta, mas pouco se vê sobre ensaios fotográficos retrô masculinos. Seja por vergonha, timidez ou receio de virar chacota entre os amigos, os garotos são mais ressentidos para esse tipo de trabalho. Entretanto, o jovem publicitário Ygor Vaccarelli, de 24 anos, resolveu quebrar essa barreira e estrelar o ensaio “Into the Nature”, inspirado no seu próprio estilo de vida, que tem uma pegada old school, realçado pelas suas tatuagens, com o estilo das fotógrafas envolvidas, que é mais voltado para o natural.
Com a clássica camisa branca com a manga dobrada, calça jeans, óculos preto e suspensório, o figurino foi utilizado para contrastar o ambiente verde, mesclando seu estilo urbano com a natureza. Para complementar o cenário das fotos, Ygor ainda utilizou um ukulele, clássico instrumento musical da cultura tiki e cigarro, elemento característico dos jovens rebeldes dos anos 50.
Realizadas em um parque da zona leste de São Paulo, as imagens foram registradas pelas fotógrafas Dayane Dias e Graziella Vitorino, duas publicitárias por formação apaixonadas por fotografia. Em 2011, a dupla começou a atuar na área de edição e tratamento de imagens, a partir daí a fotografia passou a fazer parte de seu dia a dia, até que resolveram criar a Ovelha Negra Fotografia e investir mais na carreira.
“Faz um tempo que eu queria fazer umas fotos que tivessem meu estilo, mas existe ainda um pouco da cultura do feminino em ensaios fotográficos, principalmente com essa vibe mais old school. Então, a ideia acabou ficando meio de lado, até que as meninas do Ovelha Negra me convidaram para que a gente desenvolvesse uma proposta de ensaio juntos e deu nisso.”, explica Ygor.
“Eu e as fotógrafas tínhamos a ideia de unir o meu estilo de vida mesmo com o estilo de fotografia delas, que preza por uma coisa mais natural e moderna. Além disso, tentamos fugir um pouco da linha de raciocínio de ensaio masculino que tem uma vibe mais pesada, entre outras referências que tentam afirmar uma masculinidade ao longo dos cliques”, completa.
Para os garotos que pretendem fazer um ensaio retrô, mas têm receio, Ygor aconselha: “Eu acredito que inevitavelmente você será julgado, aí temos duas linhas de raciocínio, o quanto você tem medo pelo o que vão achar de você esteticamente, que pra mim é uma coisa muito mais pessoal, porque você parte do pressuposto do que pensam de você sem que você saiba de fato, e a segunda é o medo de ser julgado pela masculinidade.
Sempre tem um que quer zoar, chamar de boiola, etc., mas até aí eu não vejo qual o problema se fosse, então o que eu digo é: faz antes e pensa depois, ou melhor nem pensa. Faz suas fotos, curte seu ensaio e se liberta desse mundão de julgamentos.”, brinca.
Apesar do estilo de vida inspirado no passado, Ygor tem uma mente aberta, livre de julgamentos e preconceitos. Em seu perfil pessoal no Facebook, percebe-se que o jovem tenta levar as questões da vida sempre com bom humor, o que permitiu que também fizesse um ensaio fotográfico com mais leveza.
Que mais garotos sintam-se inspirados a quebrar essa barreira e façam crescer o mercado fotográfico masculino, principalmente o retrô. Veja mais fotos do ensaio a seguir:
A Ovelha Negra faz retratos, fotos de bebês recém-nascidos, editorias, pets e mini weddings. Para ver mais fotos desse ensaio acesse o site aqui.
Adorei! Já compartilhei lá no face ^^
<3
Muito bom! Vamos ver se vou ter coragem de posar ao lado do meu velho VW!
Vai ficar lindo o trabalho, com certeza!