Quando Ruth Handler percebeu que sua filha preferia vestir bonecas de papel a fazer dormir suas bonecas bebês, decidiu que era hora de surgir no mercado uma boneca com feições adultas, e que como as de papel, pudesse ser vestida e despida dos melhores lançamentos de alta costura da época. Assim, no ano de 1959 foi criada Barbie, como era carinhosamente chamada Barbara Millicent Roberts, filha de Ruth.
Barbie era a idealização do que as garotas queriam se tornar quando adultas: sexy, pernas longas, cintura fina, seios fartos, tudo isso com muito glamour e elegância. Porém, suas mães não aceitaram bem a boneca, acreditavam que era um brinquedo sexualizado demais. Foi então, que o psicólogo e consultor empresarial da Mattel, Ernest Ditcher, criou um conceito pra convencer as mamães: Barbie seria uma ferramenta educacional. Ajudaria as meninas a aprenderem a se vestir e se tornarem verdadeiras damas.
A principio, Barbie não tinha uma aparência especifica, pois Ruth acreditava que ela deveria ter a personalidade de sua dona e se encaixar em suas fantasias do mundo adulto. Alguns modelos eram vendidos acompanhados de três perucas: uma loira, uma ruiva e outra morena. Com o tempo, as crianças começaram a ter uma necessidade de descobrir a identidade da boneca. Foi decidido então, que seria uma típica garota americana, com cabelos claríssimos, como as atrizes da época, que povoavam os sonhos dos rapazes e despertavam admiração nas moças.
ANOS 60
A Mattel não queria ditar as tendências da moda feminina e sim seguí-las. Nos anos 60, Twiggy foi a primeira top model a se tornar uma celebridade, e seguindo o que acontecia no mundo, a Barbie Twiggy foi lançada, sendo a primeira boneca da linha, inspirada em uma personalidade da mídia.
ANOS 70
O mundo passou a inspirar paz e amor na década de 1970 e Barbie continuava a refletir a sociedade. Dessa vez foi apresentada com seus headbands, cores alegres, macacão boca de sino e até sapatos baixos. Tudo na maior serenidade Flower Power.
Ainda nessa década, o estilo de vida descontraído, o corpo bronzeado e os cabelos soltos e longos queimados pelo sol foram representados na linha Barbie Malibu.
A Era Disco também ocorreu nos anos 70, vestindo a boneca com muito glamour, plumas e brilhos. Além de adicionar um volume extra nos já característicos fios loiros de nylon.
ANOS 80
Os anos 80 e sua moda de ginástica tomaram conta desse pequeno guarda-roupas. O culto ao corpo entra em ascensão, trazendo esse lindo macacão cintilante, testeira, polainas e todo o kit academia para embelezar o corpo de plástico mais malhado da época.
Barbie “A estrela do Rock”, a sensação de 1986, foi um especial de TV criado por DIC Entreteniment em parceria com a Saban Productions, na época em que o rock dominava. Aqui ela surge com cachos, um grande laço pink na cabeça, cinto grande, maquiagem colorida e uma atitude chocante.
ANOS 90
O que é mais anos 90 do que jeans? Numa tendência mais prática e fresca, Barbie passa a ter um exemplar assinado por Calvin Klein. Cabelo liso, tênis branco, jaqueta e saia jeans, encerram a jornada da nossa boneca preferida em sua fase vintage.
A criação de Ruth Handler, fez parte de importantes cenas culturais, as quais nós do universo retrô admiramos. Ilustrando cada período com muito charme e sofisticação, hoje ela já tenta se diversificar, faz parte da era digital, publica look do dia no Instagram, representa grandes profissões e até anda com seu notebook e celular. Desde o princípio, seu objetivo, sempre foi mostrar para todas as meninas, que elas poderiam ser quem quisessem, que o mundo é um lugar cheio de possibilidade e que podemos enxergá-lo mais fantástico através das nossas lentes cor de rosa.