Queridinhas dos amantes do retrô, as bandanas estão de volta também ao mundo da moda como tendência e andam fazendo a cabeça de muitos fashionistas por aí. Sucesso também nos anos 1990, o lenço de cores variadas, com estampas cashmere, vem conquistando seu espaço muito antes do que possamos imaginar.
No início, esse charmoso acessório era apenas um pedaço de pano que servia para cobrir o rosto dos cowboys. Só nos anos 40 passou a ser utilizado também por mulheres que precisavam ir trabalhar nas indústrias e cobriam os cabelos com lenços para se protegerem. Desde então, a bandana acompanhou vários movimentos culturais e também musicais, como o country, o rock ‘n roll, hippie, hip-hop, grunge, entre outros.
Ela sempre fez parte do guarda-roupas de homens e mulheres e, pode-se dizer, que hoje está mais forte do que nunca. Por não ser mais utilizada apenas na cabeça, a peça se tornou uma forma de expressão dentro do universo da moda e continua sendo item indispensável aos amantes do retrô e de algumas subculturas. Abaixo, reunimos algumas ideias para abusar da criatividade na hora de usar este clássico acessório.
Estilo Pin-Up
Não tem como errar! Bandana na cabeça é um clássico e, usado para finalizar penteados, garante um ar ainda mais delicado, porém bem imponente para o look, podendo ser usada para fazer um estilo mais rockabilly ou inspirado nas chicanas (os).
Amarrada no pescoço
Com um toque retrô, o lenço amarrado no pescoço garante um ar sofisticado a qualquer look. Seja ele para passeio, ou até mesmo para o trabalho. Fica bom tanto nas mulheres, como nos homens. A inspiração vem dos cowboys e cowgirls do passado.
Finalizando o coque
Um coque é capaz de deixar qualquer mulher mais estilosa em pouco tempo. E pra ficar ainda mais bonito, é só amarrar o lenço em volta do penteado para finalizar com estilo.
Em bolsas
Se você faz a linha mais discreta e não quer ficar por fora dessa moda, pode colocar a bandana na bolsa, apenas para dar um charme diferente ao acessório.