Home > Destaque > Tendência de moda traz de volta as clássicas bandanas; saiba como usá-las

Tendência de moda traz de volta as clássicas bandanas; saiba como usá-las

24 de agosto de 2016, por Karina Ribeiro
Moda

Queridinhas dos amantes do retrô, as bandanas estão de volta também ao mundo da moda como tendência e andam fazendo a cabeça de muitos fashionistas por aí. Sucesso também nos anos 1990, o lenço de cores variadas, com estampas cashmere, vem conquistando seu espaço muito antes do que possamos imaginar.

No início, esse charmoso acessório era apenas um pedaço de pano que servia para cobrir o rosto dos cowboys. Só nos anos 40 passou a ser utilizado também por mulheres que precisavam ir trabalhar nas indústrias e cobriam os cabelos com lenços para se protegerem. Desde então, a bandana acompanhou vários movimentos culturais e também musicais, como o country, o rock ‘n roll, hippie, hip-hop, grunge, entre outros.

Mulher de bandana trabalhando nos anos 1940 (Foto: Reprodução)

Mulher de bandana trabalhando nos anos 1940 (Foto: Reprodução)

Ela sempre fez parte do guarda-roupas de homens e mulheres e, pode-se dizer, que hoje está mais forte do que nunca. Por não ser mais utilizada apenas na cabeça, a peça se tornou uma forma de expressão dentro do universo da moda e continua sendo item indispensável aos amantes do retrô e de algumas subculturas. Abaixo, reunimos algumas ideias para abusar da criatividade na hora de usar este clássico acessório.

Estilo Pin-Up

Não tem como errar! Bandana na cabeça é um clássico e, usado para finalizar penteados, garante um ar ainda mais delicado, porém bem imponente para o look, podendo ser usada para fazer um estilo mais rockabilly ou inspirado nas chicanas (os).

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Amarrada no pescoço

Com um toque retrô, o lenço amarrado no pescoço garante um ar sofisticado a qualquer look. Seja ele para passeio, ou até mesmo para o trabalho. Fica bom tanto nas mulheres, como nos homens. A inspiração vem dos cowboys e cowgirls do passado.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Finalizando o coque

Um coque é capaz de deixar qualquer mulher mais estilosa em pouco tempo. E pra ficar ainda mais bonito, é só amarrar o lenço em volta do penteado para finalizar com estilo.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em bolsas

Se você faz a linha mais discreta e não quer ficar por fora dessa moda, pode colocar a bandana na bolsa, apenas para dar um charme diferente ao acessório.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Matérias Relacionadas
Saiba tudo o que rolou no Penteadeira Vintage em Curitiba
Pin-Ups
Com suéteres temáticos, editoras do UR posam ao lado de Dracurella e Murder Queen em ensaio de Halloween
Com apoio do Universo Retrô, Sputnik Party comemora 8 anos de Red Lights Gang e lança concurso de pin-ups
Franjas com cortes inspirados nos anos 60, 70 e 80 estão em alta

Deixe um comentário

14 − quatro =