Outubro, por ser um mês de temática de Halloween, sempre foi destaque para as dark pin-ups brasileiras brilharem aqui no site. Mas, esse ano, decidimos trazer uma proposta diferente, ainda dentro da cultura do horror.
Esse ano, as irmãs gêmeas Cibele Estrela e Cinara Pereira, adeptas do estilo pin-up, são as estrelas do mês. Inspirada nos antigos Circos dos Horrores, em uma época em que gêmeos eram considerados uma aberração, as “irmãs Pereira” trazem a proposta dos Freak Shows para esse editorial. Confira:
Universo Retrô: Como vocês começaram a curtir o estilo retrô? Uma começou a gostar primeiro ou ambas sempre curtiram as mesmas coisas de forma simultânea?
Cibele: Começamos curtindo som, o estilo foi vindo em sequência.
Cinara: Começamos meio que de forma simultânea, quando demos conta já estávamos adotando o estilo retrô aos poucos e de forma natural.
Universo Retrô: Além de gostarem da cultura retrô, as duas também são maquiadoras? Vocês sempre foram irmãs gêmeas bem unidas e com gosto similares?
Cibele: Alguns sim, outros não.
Cinara: Sim.Os gostos são bem parecidos.
Universo Retrô: Mesmo com muitas semelhanças físicas e de gostos pessoais, nos conte grandes diferenças que existem entre vocês.
Cibele: Eu tenho várias tatuagens, sou mais extrovertida e tenho cabelo verde (risos).
Cinara: Eu costumo ser séria e tímida, e tenho bastante dificuldade em fazer amizade.
Universo Retrô: Por muito tempo, ser gêmeo foi considerado uma aberração, o que fazia muitos irmãos e irmãs se tornarem atrações de circos. Inclusive, esse é o tema da inspiração desse ensaio. Como gêmeas, vocês já sofreram algum tipo de preconceito?
Cibele: Desde pequenas, nossa mãe nos vestiu como par de vasos. A confusão era certa! Quando adolescentes ainda tínhamos (e temos) estilos parecidos, quem confundia eram os paqueras (risos).
Cinara: Não chegou a ser preconceito, mas na 1° série estudávamos na mesma sala, porém, a professora, por confundir, sempre pediu que nos colocassem cada uma numa sala, pois éramos idênticas e iríamos deixar ela confusa.
Universo Retrô: Quais foram as principais inspirações para vocês produzirem o ensaio de Circo?
Cibele: A nossa inspiração veio do circo antigo, onde as aberrações eram tratadas como espetáculo. Nós usamos como referência as gêmeas siamesas, mas também aproveitamos para usar outras atrações como atiradora de facas.
Universo Retrô: A Cibele foi Miss Pin-Up no evento de rockabilly de Santa Bárbara D’oeste. Como foi a experiência de ter ganhado? A Cinara também participa de concursos?
Cibele: Eu não queria participar, meus amigos me inscreveram e acabei sem escolha (risos). Mas, ganhar foi uma sensação incrível, ao lado de tantas mulheres lindas!
Cinara: Participei uma vez, do concurso Pink October e fiquei em 3º lugar. Fiquei super nervosa e tive até pesadelos, por conta do nervosismo acho que não participaria em outro tão cedo.
Universo Retrô: O que cada uma de vocês mais gosta dentro da cultura retrô e que levam para o dia a dia de vocês?
Cibele: O estilo é o que mais levo pro dia a dia. É incrível o quão democrático é. E a maquiagem também, pois já faz parte desde sempre.
Cinara: Amo as roupas e a maquiagem, e levo isso pro dia a dia. O delineado gatinho já é quase uma marca registrada.
Universo Retrô: Além do projeto Vintage Ladies que vocês fazem parte, existe algum outro projeto que faz vocês se sentirem fomentadoras da cultura retrô?
Cibele: O Vintage Ladies é um projeto de fotografia criado com muito carinho para inspirar a cultura retrô. Além disso, temos parceria com o pessoal da Confraria de Carros Antigos de São Miguel Paulista, onde já provemos concurso e desfiles com pin-ups, aula de dança e sempre estamos dando uma força para propagar essa cultura que é nosso estilo de vida.
Cinara: Não faço parte do Vintage Ladies, mas estou sempre divulgando o trabalho dessas mulheres incríveis e com um projeto tão lindo e delicado.
Ficha Técnica
Foto: Andreza Dre
Produção: Vintage Ladies
Maquiagem e cabelo: Cibele e Cinara