Ok, isso parece um assunto aleatório, mas para quem pretende reformar ou construir sua casa, claro que é importante pensar nas portas e maçanetas. E quem tem a alma dos anos 50 e 60, com certeza quer dar aquela pitada de estilo Mid-century Modern no seu lar (ou decorar por inteiro, por quê não?).
Por isso, os gringos da Click Americana separaram algumas ideias para os retrôs estadunidenses e nós aqui do Universo Retrô resolvemos trazer essas ideias para os nossos retrôs brasileiros. Hoje temos conteúdo importado, chique não?
O Mid-Century Modern veio de uma fusão entre o movimento modernista, que estava em voga no mundo desde 1890, e a era espacial causada pela competição por poder entre os EUA e a União Soviética que tomou conta da mídia nos anos 50. É por isso que a estética do estilo é caracterizada por linhas retas, formas geométricas e símbolos espaciais, como estrelas e átomos, além de materiais então inéditos, como o aço escovado.
O design e a arquitetura foram os principais alvos do Mid-Century Modern, e as casas neste estilo estavam de acordo com sua estética até mesmo nos mínimos detalhes, entre eles as maçanetas. A estética delas eram de diversas formas, prateadas ou douradas, de tamanho padrão ou maiores, com sua base quadrada, redonda, em forma de prisma ou estrela.
Bateu a vontade de instalar essas belezinhas em suas portas? Então confira algumas ideias e se inspire:
1 – As maçanetas podem acompanhar portas coloridas
Aliás, o estilo também é marcado pela sua paleta de cores que varia entre os tons pastéis e os tons vibrantes, e esses tons combinam muito bem com a madeira escura, bem usada na arquitetura Mid-Century, e com o material metálico das maçanetas.
Não importa se é prateada, dourada, em forma de estrela ou alguma forma geométrica. As maçanetas Mid-Century são as melhores amigas das portas coloridas.
2 – Maçanetas grandes e centradas em portas largas
Essa é para quem tem uma casa maior e uma entrada frontal com portas largas. Se tem uma coisa que ajuda a deixar o acesso principal da casa mais imponente, são as maçanetas grandes (convenhamos que se colocar uma de tamanho padrão em uma porta larga a maçaneta vai sumir, né?). Elas podem ser centradas à porta ou colocadas de forma convencional, mas o charme é maior se for posta do primeiro modo.
3 – Em portas duplas
Atemporal, as portas duplas são outras que tornam a entrada principal imponentes, independente do tamanho do imóvel. Ela também oferece uma acessibilidade maior para cadeirantes ou pessoas que transportam itens espaçosos, portanto, elas não estão só presentes em residências como também estão em locais comerciais.
E nada mais elegante que colocar essas maçanetas do estilo nesse tipo de porta, ainda mais as de tamanho maior e centradas do tópico anterior.
4 – Maçanetas Mid-Century em bronze
Não só apenas as prateadas e as douradas que conquistaram o público nos anos 50 e 60 e os retrôs de hoje. As de bronze também ganharam seu espaço e combinam bem com a madeira escura e a paleta de cores do Mid-Century tanto quanto as outras.
5 – Maçanetas menores e mais minimalistas
Se você quer aplicar o estilo na casa toda, as maçanetas minimalistas e com bases menores são ótimas para as portas internas, que dão acesso entre um cômodo e outro. Elas também são perfeitas para entradas principais discretas, como as de casas menores e apartamentos (isso se seu condomínio permitir personalizar a porta de entrada).
6 – Formatos diferenciados e cores que vão além dos metálicos
Agora se você for mais ousado e quer deixar sua entrada mais personalizada, saiba que as maçanetas estilo Mid-Century Modern não se limitam apenas às cores metálicas e às formas geométricas. Maçanetas em forma de bumerangue ou de qualquer elemento ligado a era espacial, como a estrela, são o charme dos anos 50 e 60.
Há também opções com cores opacas e estampas. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos daquela época, a marca americana Schlage lançou uma linha personalizável de maçanetas com bases lisas e personalizáveis, permitindo pintar na cor que quiser ou até mesmo forrar com papel de parede e outras texturas.
7 – Maçanetas com base trabalhada
As maçanetas com base trabalhada também tornam a casa, além de personalizada, mais elegantes. Junte essas trabalhadas com as maiores centradas na porta e imagine a imponência que a entrada principal ganhará.
8 – Puxadores de armários estilo Mid-Century
Já que as maçanetas da sua porta são Mid-Century, por que não aplicar o estilo nos puxadores dos armários e cômodos da casa? Há vários formatos para se inspirar e, inclusive, são mais fáceis de encontrar, pois há muitos móveis antigos à venda pela internet afora, além de que os compridos ainda são comumente vistos em móveis atuais.
As maçanetas estilo Mid-Century Modern são lindas, mas encontrá-las é um árduo desafio
Por serem antigas, diferenciadas e, provavelmente, nunca vendidas no Brasil, as maçanetas em Mid-Century Modern originais só poderão ser encontradas se tiver muita, mas muita, sorte (e se tiver a tal da sorte, se prepare pois o preço para comprar pode sair mais salgado que tempero de miojo).
O ideal é despertar o designer que existe dentro de você, criar uma maçaneta de acordo com o estilo e encomendar a fabricação com um profissional de sua confiança que presta este tipo de serviço. Pode lhe pesar um pouco no bolso, mas não tanto quanto comprar uma original.