Assim como Elvis Presley, os Beatles também tem uma data comemorativa, com a diferença que ela é global ao invés de local. 25 de junho é a data em que todos os fãs dos fab-four, sessentistas e até mesmo os músicos em geral celebram o Global Beatles Day com eventos temáticos e, principalmente agora por conta da pandemia, com posts criativos e hashtags nas redes sociais.
Mas já se perguntou qual a origem desta data comemorativa e o porquê de ser celebrada justamente no dia 25 de junho? A resposta é simples, foi nesta data do ano de 1967 que o quarteto encerrou o programa televisivo Our World, da BBC, o primeiro ao vivo via satélite transmitido mundialmente, apresentando pela primeira vez uma música criada especialmente para a ocasião e que é hit até hoje, All You Need is Love.
Este acontecimento foi um marco, mas a data só se tornou um “feriado” em 2009 pelo beatlemaníaco Faith Cohen, que considera o Global Beatles Day um “agradecimento ou uma carta de amor aos Beatles”. A data não celebra apenas a existência dos garotos de Liverpool, como também celebra a paz e a harmonia que o mundo todo está sempre buscando.
Our World, o primeiro programa ao vivo via satélite transmitido em escala global
Um dos fatos marcantes dos anos 60 foi a corrida espacial, que durou de 1957 a 1975. EUA e a URSS competiam entre si pelo título de maior potência mundial lançando satélites e animais, incluindo humanos, no espaço. Um desses lançamentos foi o americano Telstar 1 em 1962, o satélite de comunicações que realizou a primeira transmissão televisiva ao vivo para mais de um país, no caso Estados Unidos e países europeus.
Essa transmissão exibiu imagens do jogador de beisebol americano Ernie Banks e de trabalhadores nas áreas industriais da Alemanha e EUA. Mas o título de pioneiro ficou mesmo para a Inglaterra com o programa Our World em 1967, pela sua melhor qualidade na imagem, maior duração e, o mais importante, ter sido exibido em escala global, chegando nas televisões de alguns países da Oceania, Europa, as Américas, Ásia e África.
Transmitido pela rede BBC, o programa com duas horas e meia de duração foi um show de variedades, que não só recebia artistas como os Beatles, Maria Callas e Pablo Picasso, como também mostrava imagens e culturas vindas do resto do mundo. Seu número de audiência foi o mais alto daquele dia, com cerca de entre 400 a 700 milhões de espectadores ao redor do mundo. Hoje é possível vê-lo na íntegra no Youtube.