Home > Destaque > A história das unhas femininas através das gerações

A história das unhas femininas através das gerações

17 de julho de 2015, por Annie Cantarini
Moda
Dita Von Teese

Hoje em dia, é possível encontrar os mais variados assuntos sobre unhas: tutoriais, maneiras de pintar, películas, unhas postiças, entre as mais diversas formas de deixar a unha mais bonita. E com certeza, você sempre deve ter visto sua avó, sua mãe e todas as mulheres à sua volta com as unhas pintadas. Não é por menos, a história das unhas femininas é algo que existe muito antes do que se é possível imaginar.

Acredita-se que as unhas são como um “relatório de saúde”. Alguém com a saúde debilitada, com certeza terá unhas fracas, ou ainda, alguém que faça muitos trabalhos manuais dificilmente conseguirá ter unhas longas e fortes. Foi nesse momento que as unhas se tornaram símbolo de status e nobreza. Talvez você se assuste em saber que os mais antigos métodos de manicure de que se tenha notícia são de 3200 AC e eram usados pela realeza chinesa, que tingiam as unhas com preparados naturais com pétalas de flores para se destacar dos demais.

China Antiga

(Foto: Reprodução)

Na mesma época, os egípcios usavam henna para tingir as unhas dentro de uma escala de poderes. Cleópatra e Nefertiti usavam tons de vermelho, e os homens da realeza tons de preto. Quanto mais pobre se era na escala de poderes, mais claras eram as cores das unhas.

Cleópatra era a única de todo Egito que podia usar um tom escuro de vermelho, e Nefertiti um tom de vermelho mais claro, que lembrasse a pedra de rubi, conta a história. Elas eram consideradas as mulheres mais belas de seu tempo, e foi graças a elas que você, hoje, usa esse seu esmalte vermelho poderosíssimo!

Unhas Egípcias

(Foto: Reprodução)

As unhas no século XX

Mas, entrando no século XX, ao que tudo indica, antes dos anos 20 as unhas só eram polidas ou coloridas pelo uso de óleos e com componentes naturais.

Entre as décadas de 20 e 30, com o “boom” da tecnologia em pinturas de carros, algo semelhante era usado pelas mulheres, como um verniz, e logo depois foi introduzido ao mercado um produto mais adequado e voltado para a estética feminina. Dessa mesma época vem também o uso da half moon nail ou a famosa unha meia-lua, tão famosa no universo retrô, mas não exatamente como usamos e conhecemos hoje.

A half moon nail consistia em deixar a meia-lua branca da unha (na raiz) sem a cor, e as pontas também, sendo usada apenas no meio da unha. Há relatos de que nos primórdios começou a se usar dessa forma por medo de que a tintura usada danificasse as unhas, ou algo do tipo, de acordo com a crendice popular.

Half Moon Nail

Half Moon Nail (Foto: Reprodução)

Com a chegada da década de 40 e a Golden Era de Hollywood, quem não tinha entrado na moda de pintar as unhas, sucumbiu de vez. Provocadas pelas longas unhas vermelhas de Marylin Monroe e outras tantas divas da época como Rita Hayworth, todas as mulheres tinham a mesma ambição quando o assunto eram as mãos. É dessa época também que vem a unha de meia-lua como conhecemos e usamos a releitura hoje. O clássico esmalte vermelho, somente com a meia-lua sem a cobertura, ou até com um esmalte mais claro.

Unhas Hollywood

Unha da Marilyn Monroe e Rita Hayworth (Foto: Reprodução)

Curiosidades bônus:

  • As primeiras unhas artificiais de que se têm notícia são de meados do século XIV. As extensões de unhas eram usadas para mostrar aos plebeus que a realeza da Dinastia Ming não precisava fazer trabalhos manuais;
  • Há também registros de mulheres na Grécia do século XIX utilizando conchas de pistache como unhas artificiais;
  • A primeira unha postiça patenteada foi criada por um dentista: Fred Slack. Ele havia lascado a sua unha e precisava de uma substituta para poder continuar trabalhando. Ele e seu irmão usaram de materiais que trabalhavam no consultório, como acrílico para restauração dental, criando assim as primeiras unhas postiças;
  • Do início da década de 60 até o fim da década de 70, o esmalte de cores fortes e escuras teve uma baixa, dando lugar à cores mais claras e naturais. Voltando com força à partir da década de 80, e à partir daí com força total e toda a gama de cores sempre à serviço do gosto de quem o usa.
Idda Van Munster

Unhas da Pin-Up Idda Van Munster (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, muitas garotas pin-up se inspiram na unha em formato meia-lua dos anos 40 e 50 para deixarem o visual com um ar mais retrô. Você já tentou fazer a sua unha assim?

Matérias Relacionadas
Pérolas
Pérolas: joia clássica e atemporal fortifica sua presença neste outono/inverno 2024
Bolsa Mary Poppins
Bolsa Mary Poppins: que peça da Uniqlo é essa que foi supostamente copiada pela Shein?
Milano Fashion Week
Milano Fashion Week: última edição aponta tendências retrô para o verão de 2024
Mary Quant
Mary Quant, a estilista ícone da Swinging Sixties que revolucionou o guarda-roupa feminino

5 Responses

  1. Thayane Araújo

    Eu sou Nail Designer e estava buscando sobre a história das unhas ao longo dos tempos e ADOREI o artigo. Super completo. Incrível a história!!

Deixe um comentário