Home > Lifestyle > A importância de escolhas saudáveis para o futuro

A importância de escolhas saudáveis para o futuro

16 de janeiro de 2019, por Jane Galaxie
Lifestyle

Comer alimentos saudáveis e se exercitar regularmente é um desafio em tanto. Hoje em dia, muitas vezes é difícil encontrar tempo e motivação para dedicar-se a uma dieta saudável e manter uma rotina de exercícios, equilibrando esses fatores a outras atividades. No entanto, os benefícios mentais e físicos de seguir um estilo de vida saudável são significativos, e o resultado final é que escolhas consistentemente saudáveis garantem uma vida mais longa.

De acordo com a Food Standards Agency, uma dieta saudável para a maioria das pessoas consiste no consumo de frutas e vegetais frescos, alimentos integrais, proteínas magras e alguns laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura. No entanto, é tão importante limitar os alimentos ricos em gordura, açúcar, sódio e colesterol quanto escolher alimentos saudáveis. Além disso, existem tantos, se não mais, benefícios em exercitar-se regularmente do que em seguir uma dieta saudável.

Os exercícios não só queimam calorias. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) observam que exercícios aliados a dieta desempenham papéis duplos na manutenção da saúde e ajudam na perda de peso. Os músculos do corpo funcionam melhor quando são movimentados regularmente, construídos e fortalecidos pelas atividades. Além disso, o coração fica mais forte e saudável quando se pratica exercícios cardiovasculares que aumentam os batimentos cardíacos por um tempo prolongado.

Se a ideia é começar a se exercitar, mas ainda não teve coragem, conheça   para se inspirar.

Ser saudável tem benefícios para o corpo e mente 

Pessoas que se exercitam regularmente têm menores ocorrências de pressão alta, colesterol alto, osteoporose e diabetes tipo 2. Eles também têm níveis de energia mais altos e dormem melhor. Muitos estudos sugerem que uma dieta saudável, rica em nutrientes e antioxidantes também protege contra o câncer  e ajuda a melhorar as funções do sistema imunológico.

O CDC também observa que pessoas de todas as idades, etnias, tamanhos e formas têm o poder de prolongar a duração de suas vidas, participando regularmente de atividades físicas. Além disso, comer bem e fazer exercícios adequados oferecem benefícios mentais além de uma melhor saúde física.
O HelpGuide.org destaca ainda que práticas alimentares saudáveis e conscientes podem ajudar a reduzir o estresse na vida dos adultos, assim como atividades físicas moderadas, como caminhadas, ioga e tai chi.

O exercício estimula substâncias químicas cerebrais que deixam as pessoas felizes. Além disso, o estudo aponta que um estilo de vida saudável ajuda a aprimorar as habilidades de raciocínio, aprendizado e julgamento e reduz o risco de depressão. Então, o que está esperando para se tornar um pouco mais saudável?

Deixe um comentário

10 + 9 =