Home > Destaque > Bandas brasileiras alternativas adaptam cartaz após polêmica com Dead Kennedys

Bandas brasileiras alternativas adaptam cartaz após polêmica com Dead Kennedys

23 de abril de 2019, por Daise Alves
Música
Arte de Cristiano Suarez

Depois da polêmica sobre o cartaz de divulgação da tour dos Dead Kennedys no Brasil (que acontece em maio desse ano), divulgado na última segunda-feira (22), bandas brasileiras assumem o flyer produzido pelo brasileiro alagoano Cristiano Suarez, e colocam seus nomes na obra, criando uma adaptação como forma de apoio ao artista e reforço de suas posições políticas.

Poster Dead Kennedys

Poster inicial publicado para a divulgação da Tour de Dead Kennedys no Brasil feito por Cristiano Suarez

Com a polêmica gerada, João Gordo pediu para ceder a arte para a banda Ratos de Porão. Apesar da arte ser da produtora e ainda não ter sido liberada, foi criada uma versão não-oficial.

Ratos de Porão

Muitas outras bandas alternativas simpatizantes com a proposta do cartaz tomaram iniciativa e também fizeram suas adaptações não-oficiais, algumas realizadas pelo Projeto Torto. Veja alguns resultados:

Cartaz 90 em Chamas

90 em Chamas (Adaptação: Projeto Torto)

Ratas Rabiosas

Ratas Rabiosas (Adaptação: Projeto Torto)

General Sade

General Sade (Adaptação: Projeto Torto)

Cartaz Relespública

Relespública

Cartaz Asteroides Trio

Asteroides Trio (Adaptação: Leandro Franco)

Cacholetefuzz

Cacholetefuzz

João Perreka e os Alambiques

João Perreka e os Alambiques

Pushing Namardi

Pushing Namardi

Giant Jellyfish

Giant Jellyfish

ENTENDA A HISTÓRIA

A tour da banda punk Dead Kennedys na América do Sul, comemorando seus 40 anos de estrada, foi anunciada desde abril, mas apenas na última segunda-feira (22), foi que os shows pelo Brasil ganharam mais notoriedade e chegou até aos Trend Tópics do Twitter. O motivo: o cartaz produzido pelo artista brasileiro Cristiano Suarez, reconhecido entre os 200 melhores artista do mundo produzida pela revista Lürzer’s Int’l Archive e destaque no livro Rockabilly/Psychobilly: An Art Anthology de Jamie Kendal.

O cartaz mostra 4 membros de uma família brasileira como palhaços, usando camisa da seleção do Brasil, espingardas na mão e uma favela em chamas ao fundo, além da frase em inglês irônico “Eu adoro cheiro de pobres mortos pela manhã” e outros detalhes polêmicos. A obra, que segundo o artista é uma crítica à classe média armamentista e inspirada em músicas da banda, como Kill the Poor e Rambozo the Clown, foi vista como uma crítica ao atual presidente Jair Bolsonaro e acabou gerando uma grande repercussão.

A banda, preocupada com o resultado da publicação e com o que poderia acontecer com ela ao chegar no país, deletou a publicação que divulgava o cartaz, e publicou uma nota em seguida, em sua página oficial no Facebook, que não havia autorizado a criação. Com tal atitude da banda, uma nova polêmica é gerada em relação aos fãs, que não gostaram da postura dos integrantes, além de Cristiano afirmar que houve sim aprovação do projeto por parte dos músicos. Novamente, a publicação é deletada e a banda não se pronunciou mais sobre o assunto.

Matérias Relacionadas
Chaves e Chapolin
Chaves e Chapolin: por que as séries atraem tanto os rockeiros?
Antes do Fim - Inocentes
Antes do Fim: Inocentes lança álbum acústico com faixas gravadas na pandemia
Loaded to Fight - Broken Bomb
Loaded to Fight: faixa da francesa Broken Bomb ganha clipe de Leandro Franco
Brothers of Brazil
Brothers of Brazil são homenageados no Punk Rock Museum em Las Vegas

Deixe um comentário