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Bandas brasileiras alternativas adaptam cartaz após polêmica com Dead Kennedys

23 de abril de 2019, por Daise Alves
Música
Arte de Cristiano Suarez

Depois da polêmica sobre o cartaz de divulgação da tour dos Dead Kennedys no Brasil (que acontece em maio desse ano), divulgado na última segunda-feira (22), bandas brasileiras assumem o flyer produzido pelo brasileiro alagoano Cristiano Suarez, e colocam seus nomes na obra, criando uma adaptação como forma de apoio ao artista e reforço de suas posições políticas.

Poster Dead Kennedys

Poster inicial publicado para a divulgação da Tour de Dead Kennedys no Brasil feito por Cristiano Suarez

Com a polêmica gerada, João Gordo pediu para ceder a arte para a banda Ratos de Porão. Apesar da arte ser da produtora e ainda não ter sido liberada, foi criada uma versão não-oficial.

Ratos de Porão

Muitas outras bandas alternativas simpatizantes com a proposta do cartaz tomaram iniciativa e também fizeram suas adaptações não-oficiais, algumas realizadas pelo Projeto Torto. Veja alguns resultados:

Cartaz 90 em Chamas

90 em Chamas (Adaptação: Projeto Torto)

Ratas Rabiosas

Ratas Rabiosas (Adaptação: Projeto Torto)

General Sade

General Sade (Adaptação: Projeto Torto)

Cartaz Relespública

Relespública

Cartaz Asteroides Trio

Asteroides Trio (Adaptação: Leandro Franco)

Cacholetefuzz

Cacholetefuzz

João Perreka e os Alambiques

João Perreka e os Alambiques

Pushing Namardi

Pushing Namardi

Giant Jellyfish

Giant Jellyfish

ENTENDA A HISTÓRIA

A tour da banda punk Dead Kennedys na América do Sul, comemorando seus 40 anos de estrada, foi anunciada desde abril, mas apenas na última segunda-feira (22), foi que os shows pelo Brasil ganharam mais notoriedade e chegou até aos Trend Tópics do Twitter. O motivo: o cartaz produzido pelo artista brasileiro Cristiano Suarez, reconhecido entre os 200 melhores artista do mundo produzida pela revista Lürzer’s Int’l Archive e destaque no livro Rockabilly/Psychobilly: An Art Anthology de Jamie Kendal.

O cartaz mostra 4 membros de uma família brasileira como palhaços, usando camisa da seleção do Brasil, espingardas na mão e uma favela em chamas ao fundo, além da frase em inglês irônico “Eu adoro cheiro de pobres mortos pela manhã” e outros detalhes polêmicos. A obra, que segundo o artista é uma crítica à classe média armamentista e inspirada em músicas da banda, como Kill the Poor e Rambozo the Clown, foi vista como uma crítica ao atual presidente Jair Bolsonaro e acabou gerando uma grande repercussão.

A banda, preocupada com o resultado da publicação e com o que poderia acontecer com ela ao chegar no país, deletou a publicação que divulgava o cartaz, e publicou uma nota em seguida, em sua página oficial no Facebook, que não havia autorizado a criação. Com tal atitude da banda, uma nova polêmica é gerada em relação aos fãs, que não gostaram da postura dos integrantes, além de Cristiano afirmar que houve sim aprovação do projeto por parte dos músicos. Novamente, a publicação é deletada e a banda não se pronunciou mais sobre o assunto.

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