Home > Destaque > Bolsas Femininas: A evolução das bolsas de mão no decorrer das décadas

Bolsas Femininas: A evolução das bolsas de mão no decorrer das décadas

7 de julho de 2020, por Daise Alves
Moda
Bolsa Feminina de Mão

As   são um acessório imprescindível na moda e, assim como as roupas, falam sobre uma determinada época e refletem muito sobre seus períodos.

Seguindo o formato de vídeos sobre evolução da moda do BuzzFeed, o site Glam Inc também produziu um vídeo sobre 100 anos das bolsas de mãos, o 100 Years of Fashion: Handbags.

O portal selecionou as handbags mais icônicas para representar suas décadas. A evolução das bolsas de mão no decorrer das décadas, você confere a seguir:

Bolsa da década de 1910

Esse é o período da primeira guerra mundial e as mulheres começaram a desempenhar um novo papel na história, refletindo, consequentemente, em seu modo de se vestir e nos acessórios que acompanham seus trajes. 

As bolsas femininas de mão eram pequenas e delicadas. Serviam para carregar pequenos itens como lenços, espelho e alguns itens de beleza. Entretanto, ainda não tinha uma função tão prática, era usada mais como um adorno.

Bolsa feminina da década de 1916
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1920

A década de 20 foi libertária para a figura feminina. Conhecida como era dos “loucos anos 20”, a bolsa feminina que predomina na época era a de estilo carteira, um ícone usada tanto de dia, quanto de noite.

Entretanto, para eventos especiais, bolsas bordados e com pedrarias coloridas que ornavam com o vestido, sem necessariamente combinar, era o luxo da época. A Art Decó é um estilo que também marcou a época e também eram estampados nas bolsas.  

Bolsa feminina de mão usada nos anos 20
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1930

Com a quebra da bolsa de Nova York, que resultou na crise de 1929, os itens de moda começaram a ser fabricados com matéria-prima mais barata, porém, ainda mantendo o charme necessário para a época.

As bolsas femininas da década de 1930 ganharam novas adaptações. Possuiam fechos de metal, eram pequenas, sem muitos ornamentos, se comparadas com as bolsas dos anos 20. 

Bolsa feminina usada nos anos 30
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1940

Com a Segunda Guerra Mundial a matéria-prima para itens de moda ficou ainda mais racionada, abrindo espaço para itens feitos artesanalmente e que fossem mais funcionais.

Algumas bolsas de mão ou bolsas de pulso, como também eram conhecidas se tivessem alças, eram feitas em formato envelope retangular, mas ainda assim elegantes. 

Bolsa de mão estilo carteira usada na década de 1940
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1950

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o surgimento “American Way of Life”, a moda se tornou mais glamourosa e os produtos começaram a ser mais trabalhados.

As bolsas estilo box, que parecem uma caixinha, ganharam o auge nessa época e eram revestidas com diferentes materiais.

Bolsa feminina estilo box dos anos 50
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1960

Os anos de 1960 foram uma era de diversos movimentos sociais e dá início a era hippie que iria explodir ainda mais nos anos 70.

Como reflexo dessa geração, a valorização de produtos feitos artesanalmente, usando técnicas de tricô e crochê e elementos florais estão na lista de bolsas femininas ícones dessa época.

Bolsa feminina com pedraria dos anos 60
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1970

A década de 1970 foi diversa, inspirada por diversos movimentos que aconteciam simultaneamente e já trazendo um retorno ao passado.

Apesar do estilo de    bolsas ser um ícone hippie dos anos 70, proporcionando um estilo mais casual. As bolsas de mãos ficam mais versáteis, já que precisam ser mais práticas para o dia a dia.

Nos anos de 1970, as bolsas femininas de mãos ficam mais versáteis, já que precisam ser mais práticas para o dia a dia.
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1980

Na década de 1980 a moda alcança o auge da versatilidade, decorrente das diferentes tribos existentes na época. O estilo punk, new wave, góticos e até o rap, começaram a dar os primeiros passos de influência na moda.

As mulheres já estavam mais inseridas no mercado de trabalho e precisavam de bolsas que fossem mais práticas. No geral, as bolsas costumam combinar com o sapatos, inclusive, as bolsas de mão.

As bolsas femininas de mão usada na década de 1980 costumavam combinar com o look
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

Bolsa da década de 1990

Nos anos 90 a moda ficou menos rígida em relação às regras de vestimenta. Estava liberado misturar elementos e diversas referências.

Nessa década, as bolsas femininas agregam compartimentos mais funcionais, que permitem guardar celulares, cartões e chaves em diferentes locais da bolsa, facilitando achar esses produtos. 

Entre as bolsas femininas de mão dos anos 90, essa mais funcional
(Foto: Reprodução / Glam Inc)

No vídeo da Glam Inc é possível acompanhar não só a evolução das bolsas, mas também, o que as mulheres costumavam carregar dentro delas, refletindo bem as necessidades femininas de cada época. Assista:

Onde encontrar bolsas femininas

Já deu para ver que as bolsas mudaram muito no decorrer dos anos. 

Se você tem um estilo mais clássico e busca um modelo de bolsa mais atemporal que possa combinar com qualquer look retrô, você pode encontrar modelos na  .

A Smartbag é uma loja de bolsas e acessórios como cintos e carteiras e possui diversos modelos que atendem os mais variados gostos e estilo.

Matérias Relacionadas
Tendência de moda traz de volta as clássicas bandanas; saiba como usá-las

Deixe um comentário