No último sábado de julho, dia 30, acontece, no Rockerama Club, em São Paulo, a primeira edição da Honky Tonk Party. A festa country do Universo Retrô comemora 1 ano do site e o lançamento da nova loja virtual, que apresenta a linha decorativa em parceria com a ilustradora Aline Lacroc. O evento contará com shows ao vivo com as bandas: The Hicks, Ton White e Rooster of The Rising Sun e um concurso de Melhor Look Western.
Falando em melhor look western, o estilo é bem presente no universo das pin-ups, as famosas cowgirls. E se você acha que ele é apropriado apenas para quem leva a vida no campo, saiba que, apesar das características do velho oeste, o visual quebra barreiras e se adapta muito bem à vida urbana, podendo usar na cidade – sem medo – botas, cintos, chapéus e roupas de couro, além de abusar das franjas e estampas em xadrez.
Para mostrarmos que esse estilo realmente existe, separamos alguns ilustradores que são especialistas em desenhar Pin-ups, inclusive no estilo cowgirl. Confira:
Gil Elvgren – Elvgren, o mais conhecido ilustrador de Pin-ups, era considerado o mestre dos mestres na arte publicitária nas décadas de 30 a 60. Gil Elvgren produziu calendários com desenhos Pin-up por quase 30 anos e por 25 anos produziu os anúncios publicitários para a Coca-Cola. Foi durante muito tempo, o artista mais bem pago de sua época.
Alberto Vargas – As garotas de Vargas eram pintadas com perfeição quase fotográfica e, por preferência do artista, geralmente retratadas em tons pastel. Vargas trabalhava nos anúncios da maionese Hellman’s e dos cigarros Old Gold. Em 1943, quando fazia os anúncios para a a revista Esquire, esta foi processada, acusada de obscenidade. A revista acabou ganhando a causa e tornando-se dona dos direitos autorais dos trabalhos de Vargas. Em 2003, um de seus originais foi vendido por US$ 710,6 mil, em um leilão da Christie’s, de Nova Iorque.
Earl Moran – Moran foi um dos grandes ilustradores de Pin-ups nos anos 40 e 50. Certa ocasião, a revista LIFE publicou um artigo sobre o seu trabalho, fazendo dele uma celebridade nacional. Em 1946, mudou-se para Hollywood, pintando muitas estrelas de cinema, como Betty Grable, em cartazes publicitários. Logo após sua chegada, ele conheceu uma jovem estrela chamada Norma Jean Dougherty que quis posar para ele. Esta jovem era Marilyn Monroe. Marilyn posou para Moran durante 4 anos e os dois tornaram-se grandes amigos.
Enoc Bolles – Bolles começou sua carreira em 1915, quando foi contratado pela Dell Publishing Company para pintar capas de revistas. A grande variedade de cores primárias que empregou surpreendeu, em um momento em que muitos artistas utilizavam esquemas tonais muito mais suaves. Hoje, apenas uma pequena parte de suas pinturas originais ainda existe.
Donald Rust – Nascido na Pensilvânia, em 1932, Rust é um ilustrador com grande paixão pela beleza. O artista pintou muitos retratos e nus que faziam parte de revistas e publicações da época. Donald Rust tem mais de 14 mil obras.
George Petty – De 1933 a 1956, Petty criou centenas de milhares de calendários, sendo considerado um dos artistas que mais produziu em sua época.
Peter Driben – 1903-1968 – Sua carreira não se limitou a capas de revistas, ele também trabalhou em publicidade em Hollywood, talvez sendo mais conhecido fazendo os cartazes originais e obras de arte de publicidade.
Vaughan Alden Bass – Artista de Chicago, trabalhou durante muito tempo reconstruindo as obras de outros artistas como Gil Elvgren.
Aline Lacroc – Como não poderia faltar para a nossa lista, Lacroc é uma ilustradora brasileira em ascensão e que promete ainda muitas surpresas. Abaixo, a primeira ilustração da coleção Pin-Ups by Lacroc, em parceria com o Universo Retrô, com o tema “Cowgirl”.
E você, tem um ilustrador preferido?