(Foto: Arquivo Pessoal – Srta Tata)
Dia 04 de maio é celebrado em todo o mundo o universo fantástico de Star Wars. Fãs de todos os lugares comemoram a data em razão de um trocadilho com a famosa frase “Que a força esteja com você” ou em inglês “May the force be with you”, que quando pronunciado se parece com “May the fourth” ( ou “o quatro de maio”).
A cultura geek, que abrange a maioria de fãs da série, conta agora com um crescente mercado de artigos para consumo, que vão desde brinquedos e réplicas em miniaturas, até roupas de cama e vestuário. Basta ver as recentes coleções de algumas lojas de departamento, que finalmente, disponibilizaram camisetas e roupas íntimas também para a seção feminina.
Apesar do crescimento deste mercado, há muito tempo os fãs já vêm customizando itens por aí, como por exemplo, as fantasias de cosplayers. Com muita criatividade é possível criar fantasias personalizadas de todos os personagens da saga de Star Wars. Mas, como fazer quando se curte a cultura geek e ao mesmo tempo, é um entusiasta da cultura vintage e das pin-ups? É possível mesclar essas duas paixões num mesmo contexto?
É isso que a americana Lauren Matesic, tem feito há alguns anos, misturando a paixão pela cultura vintage com a cultura nerd. Lauren é formada em Moda e criou sua grife chamada Castle Corsetry, especializada em corsets e corselets de uso fashion com temática totalmente geek. Além das peças de inspiração vintage, Lauren também confecciona fantasias incríveis para cosplayers que querem expressar a paixão por sua série ou filme favorito, mas sem deixar de lado as curvas do corpo feminino.
Nessa mistura tão bem aproveitada, é possível ver tanto personagens que na saga usam uniformes militares, por exemplo, sendo adaptadas em fantasias que exploram mais o corpo e brincam com uma certa sensualidade inocente, coisa que as pin-ups sabem muito bem como fazer!
Lauren e um grupo de amigas são vistas frequentemente em eventos do tipo combinando as fantasias em séries tanto de Stars Wars quanto de outros temas como universo DC e Marvel, e outros sagas como Star Trek e Harry Potter.
Mas não é só Lauren que investe no mercado geek para garotas pin-ups, existem outras marcas menores e artesanais que buscam essa fatia tão específica de garotas que querem ser diferenciadas por seus gostos e preferências culturais. Tanto nos Estados Unidos, quanto aqui, onde a cultura passou a ser valorizada, vemos pequenas confecções que muitas vezes, precisam trabalhar com a criação de estampas exclusivas em tecidos até a confecção dos modelos com modelagem vintage, como é o caso de corsets, saias godês e vestidos cinturados.
Muitas vezes, todo esse processo é um dos grandes empecilhos para que o mercado decole de vez: a dificuldade em encontrar tecidos e produzir estampas, o que faz com que algumas confecções optem por importar toda a matéria prima, encarecendo assim as peças para nós, ávidas consumidoras.
E como o mercado de moda retrô tem crescido no país, já é possível encontrar peças inspiradas na série. As lojas And Roll Store e Toda Frida, por exemplo, fazem desde a personalização da estampa até a confecção da peça. Mas, também é possível encomendar direto de sites como Etsy ou E-bay, que fornecem muitas opções de saias e vestidos.
Esperamos que com avanço da saga, já que novos filmes estão sendo produzidos, e a ênfase em protagonistas femininas, tanto as matérias primas quanto os produtos finais fiquem cada vez mais variados e acessíveis aos nossos bolsos, afinal de contas, quem é que não gostaria de sair por aí como uma linda e poderosa pin-up geek?
Conheça as marcas:
Castle Corsetry: http://www.castlecorsetry.com/
And Roll Store: https://www.facebook.com/And-Roll-Store-324374621094589/
Toda Frida: http://www.todafrida.com.br/