Há quem diga que a Era Espacial surgiu na segunda metade dos anos 60 e influenciou apenas a moda de Andre Courrèges e Paco Rabanne. Na verdade, a moda naquela época, assim como outras vertentes, ganhou a influência de uma era que já estava em vigor havia alguns anos antes.
Tudo começou em 1957, quando a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik l, em comemoração ao Ano Internacional da Geofísica. O satélite era uma esfera metálica de aproximadamente 83 kg que orbitou a Terra produzindo sons de bipe por 22 dias até suas baterias acabarem. Sua única função era transmitir sinais de rádio-amador e era possível ouvir seus bipes durante a comunicação.
O lançamento do Sputnik l foi tão bem sucedido e tão bem comentado pela mídia internacional que acabou valorizando a URSS e seu regime comunista. Isso contrariou os EUA, que eram capitalistas e estavam sempre em primeiro lugar em praticamente todos os aspectos. Então, surgiu uma competição entre os EUA e a URSS, que já estavam em batalha com a Guerra Fria, chamada Corrida Espacial, no qual os dois governos lançavam satélites cada vez mais poderosos.
A disputa pela fama de país com mais avanços tecnológicos foi saindo do controle, demonstrando a ganância, bem como a maldade típica dos seres humanos. Os EUA fundaram a NASA e ambos os governos passaram a lançar pessoas e animais no espaço, causando várias mortes brutais por falhas nos experimentos. A Corrida Espacial só terminou em 1969 quando os astronautas norte-americanos, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, pisaram na Lua e voltaram vivos para a Terra, vencendo a disputa contra a URSS.
A Corrida Espacial foi acompanhada pela imprensa mundial e todos os astronautas e cosmonautas (nome dado aos astronautas soviéticos), sobreviventes ou não, eram vistos como heróis pelos seus respectivos países.
Por conta da repercussão, tudo, desde a música e a decoração até as produções audiovisuais, ganharam detalhes futuristas ao longo dos anos 60. Além disso, a Era Espacial despertou o sonho das crianças da época a seguir uma futura carreira de astronauta. Aliás, até hoje esse movimento é lembrado, uma prova disso é a identidade visual do Universo Retrô, artigos geek e os pôsteres lançados pela NASA.