Eu, Daise Alves, de codinome pin-up Miss Daisy, abri as portas de minha casa, na grande São Paulo, para o Pin-Up do Mês de julho, no editorial Lar Doce Lar, trazendo a minha casa retrô como protagonista do ensaio em momentos que representam meu dia a dia no lar.
Editorial Lar Doce Lar
Lar Doce Lar é o tema do editorial do Mês de Julho. Como de costume, o Pin-Up do Mês dos meses de julho e agosto são ilustrados por mim (Daise Alves) e por Mirella Fonzar, para celebrar o aniversário do site (julho) e nossos aniversários (agosto), respectivamente.
Mais de um ano depois do início da pandemia, mesmo com algumas liberações, ainda nos mantemos em uma situação de isolamento social e atividades restritas. Enquanto no ano passado, para evitar aglomerações, fizemos um ensaio com o estúdio móvel da fotógrafa oficial do portal Tainá Lossëhelin na sala da casa da Mirella, dessa vez, trouxemos o conceito de “casa estúdio” para o nosso trabalho.
Como ainda estamos passando a maior parte do tempo em casa, resolvemos trazer essa proposta para o editorial de forma que pudéssemos representar nosso dia a dia, ainda em um momento de pandemia, atrelada a temática que amamos: estética retrô.
Lar Doce Lar
Na situação atual em que vivemos, para quem passa a maior parte do tempo trabalhando em casa, as saídas se restringem a idas ao supermercado, farmácia, médico e atividades essenciais. Além disso, os hobbies se tornaram mais caseiros com leituras, filmes, escrita e música, questões que fazem parte do meu universo e um prato cheio para os intimistas.
Para a proposta, trouxemos um contexto mais idealizado, um dia a dia dos sonhos com mais esperança, glamour e alegria, como um bom ensaio de temática pin-up deve ser. Diferente dos outros ensaios, em que focamos apenas em 1 ou 2 figurinos no máximo, dessa vez, para retratar os diferentes momentos e situações, também contamos com diferentes peças, abrindo espaço para ter 6 ensaios em 1, criando diferentes universos. Confira:
A Florista Musical
Com vestido Kentucky Dreams Verde e flores de cabelo da Lovely Vintage Store e Sandália Munique da Sapato Retrô, represento uma moça do campo, adoradora de flores e de música, com look com traços entre os anos 40 e 50.
Esse é o reflexo idealizado das minhas idas e vindas ao mercado cheia de sacolas. Quem, sem poder sair de casa, não tornou essas pequenas saídas necessárias em momentos especiais? Além disso, ter em casa uma vitrola é uma ótima saída para quem quer ouvir música, mas teve pane na internet e não consegue ouvir as playlists preferidas.
Menina Retrô
Com uma proposta mais moderna, ainda com Sandália Munique da Sapato Retrô, mas com figurino completo da marca de roupas retrô Ink Gloss (calça e blusa) e cabelo com topete, dando um ar mais cinquentinha, mostrei mais detalhes da minha casa retrô com pitadas modernas da minha minissala.
Com uma inspiração mais jovem e um visual mais rock and roll, é apresentada minha paixão pela música, leitura e fotografia, em um cenário com discos, livros e o icônico rack de pé palito e tapete com estampa de zebra.
Querida senhorita
Com o mesmo look, mas ambientado na cozinha e com um avental para arrematar o figurino, a proposta mais housewife mostra minha rotina na cozinha, como um momento de escapismo na hora de cozinhar receitinhas especiais. Não costumo cozinhar muito no dia a dia, mas adoro fazer uns pratos diferentes quando estou inspirada.
Como podem ver, amo a combinação de cores preto, branco e vermelho, não só nas minhas roupas, mas também são ícones recorrentes na minha casa, muito representada pela estampa de zebra e detalhes pontuais.
A Bela Clássica
A peça-chave no nosso editorial foi esse cenário da minha minissala com móveis Family Decor e o espelho Sunburst com varetas que remetem aos raios de sol, inspirado nos icônicos modelos do Midcentury Modern Design e na Era Atômica e Espacial, popular durante os anos 1950 e 1960, da My Vintage Home, que pode ser encontrado na loja como Rising Sun.
A camisola faz parte do acervo pessoal da fotógrafa Tainá que possui uma coleção, usada principalmente, em seus ensaios com temática Rococó. Nesse momento, entre fotos, escrita e uma chamadinha no telefone, represento meus momentos de introspecção.
Garota selvagem
Também usando uma camisola branca do acervo da fotógrafa Tainá, o ensaio, agora no quarto, com quadros de filmes de horror e mesa de cabeceira, também tem algumas características mais anos 70, como o modelo da camisola, a estampa de zebra, que nunca sai de moda, e o penteado do cabelo dividido ao meio.
Aqui, há um pouco mais de sensualidade em um momento intimista. Para quem passa o dia em casa fazendo diversas tarefas, um dos melhores momentos é poder relaxar em paz, fazer skin care e passar creminhos e perfume. Afinal, quem não gosta de dormir cheirosa, né?
A Trabalhadora Vintage
Com o home office, muitas pessoas passam mais tempo em casa trabalhando, e isso não é diferente comigo. Inclusive, isso é o que mais tenho feito dentro da minha própria casa, passando horas em frete ao computador.
Claro, que para ilustrar esse dia a dia, não poderia faltar a representação desse momento. Com calça Ink Gloss, sandália Sapato Retrô, blusa de tricô Gianne Knit Vintage e óculos Genie Vintage, unimos o vintage com o moderno. Afinal, usamos de recursos tecnológicos modernos para compartilhar nosso trabalho nostálgico.
Editorial completo no Pinterest
Quer ver ver mais fotos do editorial Lar Doce Lar? Acesse o nosso Pinterest. Em breve, terá mais material exclusivo desse ensaio por lá.
Ouça no Spotify
E claro, não poderíamos deixar de também compartilhar as músicas que mais ouvimos nesse momento. Eu que sempre gostei de músicas mais alternativas, nesse isolamento, acabei me abrindo mais para músicas pop. Mas, claro, com toda essência vintage e cheia de nostalgia. Por isso, criei duas playlists para compartilhar com vocês essas minhas descobertas musicais.
Pop Nostalgia
O retrô chegou de vez nas cantoras pop que estão cada vez mais resgatando estilos musicais das outras décadas. Fiz uma seleção especial na playlist Pop Nostalgia, com músicas com características, principalmente dos anos 70 e 80, como Physical de Dua Lipa e Midnight Sky de Miley Cyrus.
New Vintage
Diferente das músicas mainstream, existem diversas bandas que ainda não alcançaram a grande massa, mas que trazem toda estética musical das músicas antigas que a gente chega até se questionar se a música é a atual ou não. Em New Vintage, você vai encontrar artistas como a francesa Zaz e os americanos Black Pumas.
Ficha Técnica
Modelo: Miss Daisy
Produção: Mirella Fonzar e Daise Alves
Beleza: Daise Alves
Fotografia: Tainá Lossëhelin
A Florista Musical
Figurino: Lovely Vintage Store
Flor de cabelo: Lovely Vintage Store
Sandália: Sapato Retrô
Menina Retrô e Querida Senhorita
Figurino: Ink Gloss
Sapato: Sapato Retrô
A Bela Clássica
Camisola: Acervo Tainá Lossëhelin
Cenário: Family Decor e My Vintage Home
Garota Selvagem
Camisola: Acervo Tainá Lossëhelin
Trabalhadora Vintage
Calça: Ink Gloss
Sandália: Sapato Retrô
Óculos: Genie Vintage
Blusa: Gianne Knit Vintage