Para celebrar o aniversário do Universo Retrô, anualmente, nós, editoras da plataforma, protagonizamos o Pin-Up do Mês, com produções fotográficas originais e significativas. Depois de dois ensaios contextualizados em um momento pandêmico, dessa vez, trouxemos temas que olham para o futuro por meio de uma perspectiva mais positiva.
Então, para comemorar os 7 anos do portal e a retomada gradual das atividades por conta do avanço da vacinação contra o coronavírus, resolvemos sair do cenário de isolamento e olhar para fora, ou melhor, para cima, em busca de inspiração.
Depois de trazer um ensaio fotográfico inspirado no Sol com Miss De-Lovely (Mirella Fonzar), que reflete sobre a perspectiva de um futuro que volta a brilhar, agora trazemos a lua como protagonista, elemento que nos inspira a voltar a sonhar e realizar nossos planos.
A lua tem diversos significados e é rodeada de misticismos e mistérios. Em diferentes culturas, ela pode ter distintas simbologias. Mas, para esse trabalho, decidimos olhar para o satélite e ver o seu poder sobre o feminino, a capacidade de renovação e sua conexão com o que vem da noite, como os sonhos e o inconsciente.
Lunática
Lunática é minha versão atualizada de Mente Flutuante (quem me conhece da era dos blogs vai entender a referência), afinal, apenas uma “mente que flutua” é capaz de viver no “mundo da lua”, cheia de ideias mirabolantes para tirar do papel, não é mesmo?
Para a proposta, acabamos dividindo o editorial em 3 subtemas inspirados na lua e que ilustram bem a nossa ideia sobre voltar a sonhar. Num estúdio móvel improvisado no quintal da minha casa, o ensaio clicado pela fotógrafa Tainá Lossëhelin recebeu diferentes tratamentos de céu na pós-edição para transmitir mensagens distintas.
Com três figurinos vintage do acervo da Tainá (vestido longo, penhoar e camisola), cada um recebe um elemento especial para combinar: um acessório de cabeça ornamentado com luas e estrelas, feito pela artesã Ivanir dos Anjos, da Lovely Vintage Store, e também pin-up do mês de junho do Universo Retrô.
Prontos para entrar nessa viagem ao mundo da lua com a gente?
Blue Moon: Mundo da lua
Blue Moon é o ensaio principal, inspirado no clássico céu azul noturno. A energia fria e úmida da nossa “lua azul” está ligada ao passado e as memórias, e representa nossos sonhos e intuição. Com vestido associado ao mundo das princesas, que traz uma sensação fantasiosa, e tiara com lua e estrelas, que remetem a um céu estrelado, esse é um convite para uma viagem ao mundo dos sonhos.
Depois do período de desesperança causado pela pandemia da COVID-19 e a retomada das atividades externas e relações presenciais, entendemos que já temos liberdade para viajar em nossos pensamentos e voltar a sonhar com aquilo que desejamos e buscamos realizar na vida real.
Purple Moon: Brilha la luna
Apesar do céu ser conhecido pelo tom azul, quando adentramos ainda mais nesse espaço infinito, conseguimos identificar diversas tonalidades. Com o céu arroxeado, conseguimos nos conectar com nosso eu mais profundo. Aqui surge a proposta da uma lua mais sensual e misteriosa, que merece ser reverenciada.
Embora, literalmente, a lua seja um satélite natural que gira em torno da terra, ela tem muitos significados. Mas aqui, focamos na feminilidade, fertilidade e renovação. Nesse momento, nos envolvemos no íntimo, receptividade e emoções provocadas por ela.
Quem que nesses últimos dois anos não se viu olhando para si, tentando se encontrar, ressignificar sua história e identificar novos propósitos de vida? A lua representa nosso âmago e nossa essência de ser.
Silver Moon: The Great Party
Por fim, a nossa lua festiva! Essa é a nossa representação de uma lua celebrativa e nostálgica. Com uma característica menos fantasiosa como o primeiro tema, e menos misteriosa que o segundo, agora, ficamos diante de uma lua prateada, mais elegante e sofisticada.
Com um fundo preto e detalhes prateados, The Great Party traz a energia dos loucos anos 20 com um toque de modernidade, com jóias mais brilhantes e batom mais escuro, como retratada no famoso filme The Great Gatsby (2013), do diretor Baz Luhrmann.
Quem aqui não espera a vida noturna para viver os momentos mais intensos? The Great Party representa os nossos instintos luxuosos diante das possibilidades de viver o inesperado, neste momento de abertura social.
Lua e Pin-Ups
A lua é um elemento bastante contemplado na cultura vintage. Muito vista em fotografias antigas, a “paper moon” (ou “lua de papel”, em tradução livre) foi destaque cenográfico em fotografias de casais, famílias e crianças em pleno advento da fotografia, entre a era eduardiana e os anos 20, quando se popularizou ainda mais.
O cinema hollywoodiano também foi um impulsionador do tema. Entre as imagens mais famosas que envolvem lua e estrelas está Hedy Lamarr, com os filmes Ziegfeld Girls (1941), onde ela usa a famosa coroa e roupa estrelada, e The Heavenly Body (1944), que está sentada em uma paper moon.
Com a popularização das Pin-up, as ilustrações e ensaios fotográficos neste estilo também foram retratados com essa temática, principalmente nos temas relacionados ao halloween.
Lua na arte, música e moda
Além do universo pin-up, nos dias atuais também é possível encontrar referências vintage onde a lua é protagonista, inspirando diversas vertentes. Desde um universo mais vintage com atrações burlescas, fantasias de carnaval, ensaios fotográficos místicos, medievais, tema de casamentos e pré-wedding, às músicas dos mais diferentes gêneros, como rock, pop, MPB e até pagode.
Ouça Lunática no Spotify
Quer imergir ainda mais nesse universo lunático? Aperta o play e ouça essa playlist especial com músicas inspiradas na lua.
Ficha Técnica
Foto: Tainá Lossehelin
Modelo: Miss Daisy (Daise Alves)
Produção: Mirella Fonzar | Universo Retrô
Apoio: Lovely Vintage Store