Home > Destaque > Mod, Mod Revival e Garagem: 10 Bandas (nuggets e famosas) nacionais para ampliar sua playlist

Mod, Mod Revival e Garagem: 10 Bandas (nuggets e famosas) nacionais para ampliar sua playlist

17 de novembro de 2021, por Leila Benedetti
Música
Mod, Mod Revival e Garagem

Com a contracultura em voga desde os anos 60, nada mais natural que o surgimento das subculturas e suas formas de se expressarem. A Mod dos anos 60 e a Mod Revival, dos 80, são dois exemplos e, assim como as outras, deu origem às bandas de garagem. Hey você Mod ou Modette, quer dar um up em sua playlist? Então confira 10 bandas nacionais, raras ou não, que fazem alusão a esse dois movimentos:

1 – Out Casts

Formada por adolescentes que se identificavam como psicodélicos em 1967, a banda fez um rápido sucesso na cena carioca de garagem, chegando a abrir um show para Roberto Carlos naquele mesmo ano, além de algumas aparições na televisão. Seus principais trabalhos são covers de hits clássicos do The Who, sendo o de My Generation o mais destacado, que lhe rendeu um álbum, um compacto e um contrato com o selo ELPA. O grupo se desfez em 1968 com seu segundo álbum gravado, porém nunca editado devido a falência da gravadora. 

2 – Som Beat 

Esta banda também foi formada em 1967 e não tem apenas o The Who como influência como também nomes como Beatles, Hollies e Rolling Stones. Assim como a do tópico anterior, esta também fez um rápido sucesso, mas teve mais sorte com a gravadora, a gigante RCA Victor. Apesar da tentativa mal-sucedida de conquistar a fama no exterior, o grupo alcançou a mesma no Brasil e levaram o título de “os Yardbirds paulistanos”. O grupo se desfez em 1969 devido a cena roqueira devastada por conta da ação do AI-5. 

3 – Ira!

A famosa banda foi formada em 1981 e foi uma das que abriram portas para que o Mod Revival se manifestasse aqui no Brasil. Com um hiato que durou entre 2007 e 2014, o grupo se tornou extremamente popular, a ponto de conquistar o público de outras vertentes do rock nacional, como o pós-punk e o pop rock, e segue na ativa até hoje.

 4 – Relespública 

Aderindo a onda do Mod Revival dos anos 80, a banda foi formada em 1989 tendo como influências as principais bandas Mod dos anos 60, além de, principalmente, a Ira!. Apesar do hiato que passaram entre os anos de 2010 e 2012, a banda segue na ativa e sua popularidade está no mesmo patamar que a da famosa banda de Edgard Scandurra

5 – Faces e Fases

Surgido na segunda metade dos anos 80, o trio paulistano não teve apenas o The Jam como influência como também bandas do Mod raiz dos anos 60, como The Who, Small Faces e The Kinks. Além dos bares alternativos, o grupo também fez apresentações em programas de TV, como o Boca Livre da TV Cultura, comandado por Kid Vinil. A Faces e Fases teve seu fim em 1989 quando o baterista Claudio Fontes saiu do grupo por conta de outros projetos, sendo um destes em parceria com Edgard Scandurra.

6 – The Charts

Com o fim da Faces e Fases, os dois integrantes que restaram, Flávio Telles (guitarra) e Sandro Garcia (baixo e voz) passaram a explorar mais os gêneros R&B e Soul, ambos dos anos 60, e, após virar a década de 90, formaram a The Charts, com Ed Júnior na harmônica e Roberto Tomé na bateria. Um tempo depois, a formação da banda passou por algumas alterações, com Ed dando adeus ao grupo e Roberto sendo substituído por Fábio Barbosa. O então novo trio teve como sua principal influência o The Who, mas também arrasavam em covers de hits como Incense and Peppermints, de Strawberry Alarm Clock, por exemplo. 

7 – Tarja Preta

Formada nos anos 2000 com o objetivo inicial de ser apenas uma banda de bar, tocando covers de The Animals, Small Faces, The Who, The Jam, entre outros nomes sessentistas e revivalistas, o grupo integrado por três Mods curitibanos passou a fazer sucesso entre a subcultura nacional com suas apresentações pelos quatro cantos do país e acabaram gravando músicas de autoria própria em estúdio. O grupo se desintegrou em 2003 devido aos projetos individuais de cada membro. 

8 – Laboratório SP 

Esta banda formada em 2001 em São Paulo se focou mais na subcultura Mod raiz, com fortes influências dos gêneros R&B, Soul e Garage Rock. Mesmo com apenas uma demo e um álbum no portfólio, o grupo se mostrou potente com suas composições próprias, bem como seus covers de David Watts, dos Kinks, e de Nem Sim, Nem Não, do Eduardo Araújo. O grupo se separou em 2003 com a mudança do vocalista Walter Chinaski para Curitiba, mas é referência até hoje na cena Mod brasileira.

9 – Efedrinas 

A banda durou entre os anos de 2005 e 2006 e foi formada por entusiastas da subcultura Mod. Com sonoridade inspirada em bandas do Mod Revival, como The Jam e Secret Affair, por exemplo, as canções do grupo são acompanhadas por letras que retratam as inquietações e o cotidiano dilacerante de grandes cidades, como São Paulo. 

10 – Os Boletas

Na ativa entre 2007 e 2009, a banda era fortemente influenciada pelo Blues de Robert Johnson, bem como as bandas de garagem dos anos 60. Infelizmente, o grupo teve pouca repercussão, tocando apenas em alguns bares de Curitiba e gravando apenas três músicas, tornando-a uma raridade na cena Mod. 

Matérias Relacionadas
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
Nekromantix
Psycho Carnival 2024: 23ª edição do evento terá Nekromantix e mais 41 bandas no lineup
Ira!
Ira! comemora 42 anos de estrada com show em Santos (SP)
Hits do Rock Nacional
Hits do Rock Nacional viram nomes de ruas na Zona Norte do Rio

Deixe um comentário