Com tantos super-heróis ganhando suas versões femininas, como a Batgirl e Super Mulher, por exemplo, claro que o Homem Aranha não ficaria de fora desta. Muitos já conheciam a Mulher Aranha por verem ela nas versões de 1977, 1984 e 1998, e inclusive, considerar a de 77, Jessica Drew, a primeira e mais famosa.
Mas a versão feminina do Homem Aranha já apareceu um pouco antes de 1977 com outra identidade e, inclusive, nos trazendo mais representatividade. A verdadeira primeira Mulher Aranha da história não apenas era negra como também a primeira heroína negra de todos os personagens da Marvel.
Essa versão foi criada em 1973 por Jean Thomas, Winslow Mortimer, Mike Esposito e Tony Mortellaro e foi baseada no roteiro de Sara Compton para o programa de televisão infanto-educativo The Electric Company, da emissora americana PBS. Sua primeira aparição se deu na HQ Spidey Super Stories #6, protagonizada pelo Homem Aranha e lançada um ano depois.
Entretanto, a garota não tinha nenhum poder, ela era uma simples bibliotecária que testemunhou o herói salvar uma joalheria do vilão Abutre. Enquanto admirava o trabalho do Homem Aranha e sonhava em ser uma heroína, ela se depara com um traje dele caindo em seu colo. Sem pensar duas vezes, Valerie o leva para a casa e o adapta com ventosas e objetos domésticos para simular a teia de aranha.
Enquanto continuava lutando contra o Abutre no telhado de um prédio, Homem Aranha encontrou Valerie como Mulher Aranha subindo pela parede e permitiu com que ela combatesse o crime junto com ele, os dois venceram a batalha e entregaram o vilão para a polícia na edição #11 da Spidey Super Stories.
Ela participou das histórias dessa HQ até outubro de 1977, chegando inclusive a aparecer em aventuras paralelas a da versão de Jessica Drew, que surgiu em fevereiro daquele mesmo ano na HQ Marvel Spotlight #32. Porém, infelizmente, a versão Valerie passou décadas caída no esquecimento. Agora, graças à internet, a comunidade negra e os fãs da Marvel, Valerie está sendo lembrada, mesmo com pouco material publicado pela web afora.